Donald Trump sugerido para o Prémio Nobel da Paz

Gage Skidmore /Flickr

O milionário americano Donald Trump

Donald Trump, o controverso candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA, é um dos nomeados ao Prémio Nobel da Paz. Mas tem poucas hipóteses de ganhar.

O nome de Donald Trump como candidato ao Nobel terá sido avançado por um dos nomeadores elegíveis para enviar propostas ao Comité Nobel, revela Kristian Berg Harpviken, observador do Prémio e líder do Instituto de Pesquisa da Paz, em Oslo, de acordo com o jornal Independent.

Este elemento refere que o nomeador norte-americano, que não é identificado, terá proposto o candidato Donald Trump para o Nobel da Paz, alegando que defende uma “paz vigorosa através de uma ideologia forte usada como arma de ameaça de dissuasão contra o Islão radical, o ISIS, o Irão nuclear e a China comunista”.

Trump tem marcado a campanha presidencial nos Estados Unidos com diversos comentários polémicos, motivadores de divisões e brechas sociais, propondo, nomeadamente, que não seja permitida a entrada de muçulmanos no país.

Fez ainda comentários ofensivos para com os emigrantes mexicanos, propondo a criação de uma “grande e bonita parede” na fronteira entre os EUA e o México, para evitar a sua entrada no país.

Na lista de nomeados para o Nobel da Paz estarão ainda, além de figuras como o Papa Francisco e de um activista que tem feito campanha pelas sobreviventes de violação vítimas do grupo terrorista Estado Islâmico, Edward Snowden, o Secretário da Energia dos EUA, Ernest Moniz, e o líder da Organização Iraniana da Energia Atómica, Ali Akbar Salehi.

Além destes candidatos, surgiu há pouco tempo uma petição que pede que o prémio deste ano seja entregue aos moradores das ilhas gregas que receberam dezenas de refugiados sírios.

Todos os anos o Comité Nobel recebe mais de 200 candidaturas enviadas pelas milhares de pessoas que podem propor nomeações.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Isto até parece uma notícia do Inimigo Público.
    Todavia, como já nomearam tanta gente que não o merece e que nem sequer promove ou tenta promover a paz mundial, mais um ou menos um não deve fazer grande diferença. :/

  2. Hehehehehehehehehehehehehehehehehehehe….. Tenho de admitir que não ria tanto dele depois da anedota dele dos migrantes! Heheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheehehe

  3. Bem… Se um assassino como o Obama pode ganhar o prémio, porque não o Trump? Mas… também desta forma se chega á conclusão que os “nomeadores elegíveis” são doidos! Se calhar deviamos saber quem são, para fugir deles…
    Utilizando uma frase do Asterix (com uma “pequena” modificação) “Estes noemadores são doidos!”

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …