Donald Trump está entre os candidatos a Nobel da Paz

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Um número quase recorde de 318 indivíduos e organizações foram propostos para o Nobel da Paz 2017, indicou esta quinta-feira o Instituto Nobel, uma lista heteróclita que inclui os “capacetes brancos” sírios, Donald Trump ou ainda Jacques Chirac.

A identidade dos candidatos é em princípio mantida secreta, mas os seus patrocinadores – deputados e ministros de todos os países, antigos laureados, diversos professores universitários – podem anunciar publicamente o nome do proposto, sob a reserva de que o seu dossier seja aceite pelo comité.

Os “capacetes brancos” sírios, o blogger saudita detido Raef Badaoui e o norte-americano Edward Snowden, que revelou a amplitude da vigilância eletrónica pela Agência Nacional de Segurança (NSA), dos Estados Unidos, também foram propostos.

O mesmo sucede para o novo Presidente norte-americano Donald Trump, apoiado por um compatriota com identidade ainda desconhecida, mas que pretende ver reconhecida a sua “ideologia de paz pela força“.

A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU), crítica de certas medidas adotadas pelo novo ocupante da Casa Branca, também é citada.

Na lista estão ainda incluídos o papa Francisco, proposto por um deputado norueguês por ser “um dos raros a desafiar Donald Trump”, o Presidente russo Vladimir Putin ou o ex-Presidente francês Jacques Chirac.

O Instituto Nobel precisou que as candidaturas se distribuem entre 215 indivíduos e 103 organizações, o número mais elevado da história mais que centenária do prémio, após 2016, quando 376 candidaturas foram registadas. O comité Nobel deverá anunciar a sua escolha no dia 6 de outubro.

Em 2016 o Nobel foi atribuído ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, pelos seus esforços de paz num país assolado por um conflito com mais de meio século.

// Lusa

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. O comitê do nobel da paz anda mesmo doido. Candidatos ao nobel que ainda nem sequer fizeram nada para contribuir para a paz. Tipo daqui alguns anos considera-lo não era mais sensato ?

    • Ia comentar algo do género…
      Problema de não lerem as notícias direito e estarem logo a comentar por comentar…
      (só nunca daria a ideia do passos… não fosse dar ideias a alguém… )

  2. Helllooooo! Candidaturas Propostas não Candidaturas Aceites!
    O Cérebro existe para algo mais do que apenas preencher o espaço intra-craniano!

  3. E porque não o Bin Laden a título póstumo? Ou o Hitler? Como este pessoal já não sabe o que representa o Prémio Nobel, tudo vale! Se um assassino como o Barrack Obama foi premiado, então porque não outro ainda mais assassino (indirectamente o Trump provocou centenas de mortes quando tirou centaenas – se não milhares – de casas a americanos)? Será que ainda não perceberam que a ideia do prémio é para premiar aquelas pessoas e/ou organizações que promovem paz? Isso de promover a paz através da força (o que quer dizer realmente, criar a paz através da guerra/morte) não pega. Mesmo! Já não me espantaria que um homem que quer aumentar o espólio de armas nucleares (deve ser para não as usar, não?) e as forças armadas, e provocar abertamente outras potêcias nucleares, viesse a ganhar este “prémio”.

  4. Palhaços, quem disse que o mundo seria o que é se houvesse paz, fazias uma renuncia a jogar á sueca e um gaijo calava-se fod…se! já agora era só o que faltava ia andar aí tudo aos abraços e beijos e nem havia pancada nos cornos, não não assim é que está bem pancadaria é o que o pessoal gosta..abraços

  5. Para mim, isto é apenas uma manobra politica, arriscada. O objectivo central de tudo isto parece-me mais o de “comprometer” Trump. Ele é egocêntrico e narcisista, com ideias pouco claras mas que assume que se tiver que haver guerra, pois que haja. Ao nomeá-lo para um Nóbel desta importância, sabendo que até agora ele nada fez para a paz, pelo contrário, poderá ser um modo de pressão para o comprometer….com a paz. Afinal, ninguém iria compreender que o Nóbel da Paz estivesse na origem…da guerra não é?

    • Caro Conde: Com o Trump nunca se sabe… Ele não é muito abonado em termos de inteligência. É esperto mas… Quem sabe se não seria um incentivo para fazer guerra para… criar paz?

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …