/

Donald Trump está entre os candidatos a Nobel da Paz

19

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Um número quase recorde de 318 indivíduos e organizações foram propostos para o Nobel da Paz 2017, indicou esta quinta-feira o Instituto Nobel, uma lista heteróclita que inclui os “capacetes brancos” sírios, Donald Trump ou ainda Jacques Chirac.

A identidade dos candidatos é em princípio mantida secreta, mas os seus patrocinadores – deputados e ministros de todos os países, antigos laureados, diversos professores universitários – podem anunciar publicamente o nome do proposto, sob a reserva de que o seu dossier seja aceite pelo comité.

Os “capacetes brancos” sírios, o blogger saudita detido Raef Badaoui e o norte-americano Edward Snowden, que revelou a amplitude da vigilância eletrónica pela Agência Nacional de Segurança (NSA), dos Estados Unidos, também foram propostos.

O mesmo sucede para o novo Presidente norte-americano Donald Trump, apoiado por um compatriota com identidade ainda desconhecida, mas que pretende ver reconhecida a sua “ideologia de paz pela força“.

A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU), crítica de certas medidas adotadas pelo novo ocupante da Casa Branca, também é citada.

Na lista estão ainda incluídos o papa Francisco, proposto por um deputado norueguês por ser “um dos raros a desafiar Donald Trump”, o Presidente russo Vladimir Putin ou o ex-Presidente francês Jacques Chirac.

O Instituto Nobel precisou que as candidaturas se distribuem entre 215 indivíduos e 103 organizações, o número mais elevado da história mais que centenária do prémio, após 2016, quando 376 candidaturas foram registadas. O comité Nobel deverá anunciar a sua escolha no dia 6 de outubro.

Em 2016 o Nobel foi atribuído ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, pelos seus esforços de paz num país assolado por um conflito com mais de meio século.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

19 Comments

  1. O comitê do nobel da paz anda mesmo doido. Candidatos ao nobel que ainda nem sequer fizeram nada para contribuir para a paz. Tipo daqui alguns anos considera-lo não era mais sensato ?

    • Ia comentar algo do género…
      Problema de não lerem as notícias direito e estarem logo a comentar por comentar…
      (só nunca daria a ideia do passos… não fosse dar ideias a alguém… )

  2. Helllooooo! Candidaturas Propostas não Candidaturas Aceites!
    O Cérebro existe para algo mais do que apenas preencher o espaço intra-craniano!

  3. E porque não o Bin Laden a título póstumo? Ou o Hitler? Como este pessoal já não sabe o que representa o Prémio Nobel, tudo vale! Se um assassino como o Barrack Obama foi premiado, então porque não outro ainda mais assassino (indirectamente o Trump provocou centenas de mortes quando tirou centaenas – se não milhares – de casas a americanos)? Será que ainda não perceberam que a ideia do prémio é para premiar aquelas pessoas e/ou organizações que promovem paz? Isso de promover a paz através da força (o que quer dizer realmente, criar a paz através da guerra/morte) não pega. Mesmo! Já não me espantaria que um homem que quer aumentar o espólio de armas nucleares (deve ser para não as usar, não?) e as forças armadas, e provocar abertamente outras potêcias nucleares, viesse a ganhar este “prémio”.

  4. Palhaços, quem disse que o mundo seria o que é se houvesse paz, fazias uma renuncia a jogar á sueca e um gaijo calava-se fod…se! já agora era só o que faltava ia andar aí tudo aos abraços e beijos e nem havia pancada nos cornos, não não assim é que está bem pancadaria é o que o pessoal gosta..abraços

  5. Para mim, isto é apenas uma manobra politica, arriscada. O objectivo central de tudo isto parece-me mais o de “comprometer” Trump. Ele é egocêntrico e narcisista, com ideias pouco claras mas que assume que se tiver que haver guerra, pois que haja. Ao nomeá-lo para um Nóbel desta importância, sabendo que até agora ele nada fez para a paz, pelo contrário, poderá ser um modo de pressão para o comprometer….com a paz. Afinal, ninguém iria compreender que o Nóbel da Paz estivesse na origem…da guerra não é?

    • Caro Conde: Com o Trump nunca se sabe… Ele não é muito abonado em termos de inteligência. É esperto mas… Quem sabe se não seria um incentivo para fazer guerra para… criar paz?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.