Donald Trump criticado após confundir judeus com israelitas

Erik S. Lesser / EPA

Num discurso feito durante um encontro da Coligação de Judeus Republicanos, em Las Vegas, Donald Trump referiu-se a Benjamin Netanyahu como “o vosso primeiro-ministro”.

Estive com o vosso primeiro-ministro na Casa Branca para reconhecer a soberania de Israel sobre os Montes Golã”, disse Donald Trump, este sábado, durante um discurso da Coligação de Judeus Republicanos.

O presidente dos Estados Unidos foi alvo de críticas pelo Comité Judaico Americano, que acusou Trump de “alimentar o fanatismo“. Netanyahu é o atual líder israelita, mas os judeus a viver fora do país não se referem a ele como primeiro-ministro.

Na sua conta de Twitter, o Comité escreveu: “Senhor Presidente, o primeiro-ministro de Israel é o líder do seu país, não do nosso. Afirmações contrárias, de amigos fiéis ou críticos duros, apenas alimentam o fanatismo”.

Israel parte para eleições esta terça-feira, com Netanyahu a prometer “impor soberania” à Cisjordânia, caso seja reeleito para o cargo. O atual primeiro-ministro prometeu não desmantelar uma única colónia judaica e disse que Israel manteria o controlo do território a oeste do rio Jordão — a Cisjordânia.

Netanyahu terá pela frente o antigo chefe militar Benny Gantz, candidato do Partido Azul e Branco às legislativas. De acordo com a Sky News, o líder israelita poderá formar uma aliança para conseguir derrotar Gantz, esta terça-feira.

Durante o seu discurso, Trump também questionou os judeus republicanos sobre como foram capazes de apoiar o antigo presidente Barack Obama. Em resposta, os presentes fizeram-se ouvir, clamando que não o fizeram. Apesar de uma maioria dos judeus americanos ter votado em Obama, os judeus republicanos não apoiaram Obama.

Donald Trump apontou o dedo à sua oposição, acusando os democratas de “permitirem que o terrível flagelo do anti-semitismo se estabelecesse no seu partido e no seu país“. O presidente americano destacou o democrata Ilhan Omar, que foi acusado de fazer comentários anti-semitas.

O tema dos migrantes foi ainda abordado por Trump, que alegou que o programa de asilo é uma farsa. “Os migrantes são algumas das pessoas mais duras que já se viu, algumas parece que deviam estar a lutar pela UFC [liga de artes marciais mistas]”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.