Donald Trump criticado após confundir judeus com israelitas

Erik S. Lesser / EPA

Num discurso feito durante um encontro da Coligação de Judeus Republicanos, em Las Vegas, Donald Trump referiu-se a Benjamin Netanyahu como “o vosso primeiro-ministro”.

Estive com o vosso primeiro-ministro na Casa Branca para reconhecer a soberania de Israel sobre os Montes Golã”, disse Donald Trump, este sábado, durante um discurso da Coligação de Judeus Republicanos.

O presidente dos Estados Unidos foi alvo de críticas pelo Comité Judaico Americano, que acusou Trump de “alimentar o fanatismo“. Netanyahu é o atual líder israelita, mas os judeus a viver fora do país não se referem a ele como primeiro-ministro.

Na sua conta de Twitter, o Comité escreveu: “Senhor Presidente, o primeiro-ministro de Israel é o líder do seu país, não do nosso. Afirmações contrárias, de amigos fiéis ou críticos duros, apenas alimentam o fanatismo”.

Israel parte para eleições esta terça-feira, com Netanyahu a prometer “impor soberania” à Cisjordânia, caso seja reeleito para o cargo. O atual primeiro-ministro prometeu não desmantelar uma única colónia judaica e disse que Israel manteria o controlo do território a oeste do rio Jordão — a Cisjordânia.

Netanyahu terá pela frente o antigo chefe militar Benny Gantz, candidato do Partido Azul e Branco às legislativas. De acordo com a Sky News, o líder israelita poderá formar uma aliança para conseguir derrotar Gantz, esta terça-feira.

Durante o seu discurso, Trump também questionou os judeus republicanos sobre como foram capazes de apoiar o antigo presidente Barack Obama. Em resposta, os presentes fizeram-se ouvir, clamando que não o fizeram. Apesar de uma maioria dos judeus americanos ter votado em Obama, os judeus republicanos não apoiaram Obama.

Donald Trump apontou o dedo à sua oposição, acusando os democratas de “permitirem que o terrível flagelo do anti-semitismo se estabelecesse no seu partido e no seu país“. O presidente americano destacou o democrata Ilhan Omar, que foi acusado de fazer comentários anti-semitas.

O tema dos migrantes foi ainda abordado por Trump, que alegou que o programa de asilo é uma farsa. “Os migrantes são algumas das pessoas mais duras que já se viu, algumas parece que deviam estar a lutar pela UFC [liga de artes marciais mistas]”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …