Donald Trump criticado após confundir judeus com israelitas

Erik S. Lesser / EPA

Num discurso feito durante um encontro da Coligação de Judeus Republicanos, em Las Vegas, Donald Trump referiu-se a Benjamin Netanyahu como “o vosso primeiro-ministro”.

Estive com o vosso primeiro-ministro na Casa Branca para reconhecer a soberania de Israel sobre os Montes Golã”, disse Donald Trump, este sábado, durante um discurso da Coligação de Judeus Republicanos.

O presidente dos Estados Unidos foi alvo de críticas pelo Comité Judaico Americano, que acusou Trump de “alimentar o fanatismo“. Netanyahu é o atual líder israelita, mas os judeus a viver fora do país não se referem a ele como primeiro-ministro.

Na sua conta de Twitter, o Comité escreveu: “Senhor Presidente, o primeiro-ministro de Israel é o líder do seu país, não do nosso. Afirmações contrárias, de amigos fiéis ou críticos duros, apenas alimentam o fanatismo”.

Israel parte para eleições esta terça-feira, com Netanyahu a prometer “impor soberania” à Cisjordânia, caso seja reeleito para o cargo. O atual primeiro-ministro prometeu não desmantelar uma única colónia judaica e disse que Israel manteria o controlo do território a oeste do rio Jordão — a Cisjordânia.

Netanyahu terá pela frente o antigo chefe militar Benny Gantz, candidato do Partido Azul e Branco às legislativas. De acordo com a Sky News, o líder israelita poderá formar uma aliança para conseguir derrotar Gantz, esta terça-feira.

Durante o seu discurso, Trump também questionou os judeus republicanos sobre como foram capazes de apoiar o antigo presidente Barack Obama. Em resposta, os presentes fizeram-se ouvir, clamando que não o fizeram. Apesar de uma maioria dos judeus americanos ter votado em Obama, os judeus republicanos não apoiaram Obama.

Donald Trump apontou o dedo à sua oposição, acusando os democratas de “permitirem que o terrível flagelo do anti-semitismo se estabelecesse no seu partido e no seu país“. O presidente americano destacou o democrata Ilhan Omar, que foi acusado de fazer comentários anti-semitas.

O tema dos migrantes foi ainda abordado por Trump, que alegou que o programa de asilo é uma farsa. “Os migrantes são algumas das pessoas mais duras que já se viu, algumas parece que deviam estar a lutar pela UFC [liga de artes marciais mistas]”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: Derrota histórica para o PSD. O PS resiste, o Bloco chega-se à frente e o PAN estreia-se

A derrota do PSD, com uma desvantagem de mais de 10 pontos percentuais sobre o PS que foi o vencedor da noite eleitoral, o reforço do Bloco de Esquerda como a terceira força política e …

Sindicalista que parou o país vai representar seguranças privados

O vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas e Matérias Perigosas (SNMMP), Pedro Pardal Henriques, vai acumular este cargo com a vice-presidência de um outro sindicato, o Sindicato de Segurança e Vigilantes de Portugal (SSVP), que …

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …