Donald Trump criticado após confundir judeus com israelitas

Erik S. Lesser / EPA

Num discurso feito durante um encontro da Coligação de Judeus Republicanos, em Las Vegas, Donald Trump referiu-se a Benjamin Netanyahu como “o vosso primeiro-ministro”.

Estive com o vosso primeiro-ministro na Casa Branca para reconhecer a soberania de Israel sobre os Montes Golã”, disse Donald Trump, este sábado, durante um discurso da Coligação de Judeus Republicanos.

O presidente dos Estados Unidos foi alvo de críticas pelo Comité Judaico Americano, que acusou Trump de “alimentar o fanatismo“. Netanyahu é o atual líder israelita, mas os judeus a viver fora do país não se referem a ele como primeiro-ministro.

Na sua conta de Twitter, o Comité escreveu: “Senhor Presidente, o primeiro-ministro de Israel é o líder do seu país, não do nosso. Afirmações contrárias, de amigos fiéis ou críticos duros, apenas alimentam o fanatismo”.

Israel parte para eleições esta terça-feira, com Netanyahu a prometer “impor soberania” à Cisjordânia, caso seja reeleito para o cargo. O atual primeiro-ministro prometeu não desmantelar uma única colónia judaica e disse que Israel manteria o controlo do território a oeste do rio Jordão — a Cisjordânia.

Netanyahu terá pela frente o antigo chefe militar Benny Gantz, candidato do Partido Azul e Branco às legislativas. De acordo com a Sky News, o líder israelita poderá formar uma aliança para conseguir derrotar Gantz, esta terça-feira.

Durante o seu discurso, Trump também questionou os judeus republicanos sobre como foram capazes de apoiar o antigo presidente Barack Obama. Em resposta, os presentes fizeram-se ouvir, clamando que não o fizeram. Apesar de uma maioria dos judeus americanos ter votado em Obama, os judeus republicanos não apoiaram Obama.

Donald Trump apontou o dedo à sua oposição, acusando os democratas de “permitirem que o terrível flagelo do anti-semitismo se estabelecesse no seu partido e no seu país“. O presidente americano destacou o democrata Ilhan Omar, que foi acusado de fazer comentários anti-semitas.

O tema dos migrantes foi ainda abordado por Trump, que alegou que o programa de asilo é uma farsa. “Os migrantes são algumas das pessoas mais duras que já se viu, algumas parece que deviam estar a lutar pela UFC [liga de artes marciais mistas]”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …