Donald, não é fixe não saber do que se fala

Jason Szenes / EPA

Discurso de Barack Obama na Rutgers University Commencement

Discurso do presidente Barack Obama na Rutgers University Commencement

O presidente dos Estados Unidos criticou este domingo o populismo do candidato republicano à sua sucessão, Donald Trump, sem nunca o nomear, durante uma cerimónia de entrega de diplomas na Universidade Rutgers, perto de Nova Iorque.

O presidente nort-americano Barack Obama convidou os estudantes a não pensar numa hipotética idade de ouro norte-americana, e considerou que os “bons velhos tempos não tinham sido assim tão bons”, citando a discriminação racial, a pobreza ou o lugar das mulheres na sociedade.

“O mundo nunca esteve tão interligado, construir muros não mudará nada”, declarou Obama, numa referência à proposta de Trump de construir um muro na fronteira com o México.

Sem nunca nomear o nome do republicano, o presidente norte-americano acrescentou que nenhum muro poderá deter as epidemias de Zika ou Ébola, ou resolver os problemas de competitividade relacionados com a globalização.

“Isso não vai melhorar a nossa economia ou a nossa segurança. Isolar ou denegrir os muçulmanos, ou sugerir que sejam tratados de forma diferente nas fronteiras é contrário não só aos nossos valores, como também aquilo que somos”, disse.

“Isso contradiz o facto de o nosso crescimento, as nossas inovações, o nosso dinamismo terem sido sempre alimentados pela nossa capacidade de atrair os melhores dos quatro cantos do planeta”, sublinhou.

O presidente norte-americano denunciou os políticos que rejeitam, em nome do politicamente correto, a ciência e a razão.

“Na política, como na vida, a ignorância não é uma virtude”, afirmou.

Não é fixe não saber do que se fala. E isso nada tem a ver com o ser franco ou dizer a verdade, ou lutar contra o politicamente correto. Trata-se apenas de não saber o que se diz”, acrescentou, numa referência clara a Trump, que afirma ser um candidato politicamente incorreto.

Barack Obama participava na cerimónia de entrega de diplomas da Universidade Rutgers, onde em 2014 e após um protesto de estudantes foi cancelada a presença da republicana Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado do presidente George W. Bush, devido ao seu papel no início da guerra do Iraque.

“Na minha opinião parece-me errado pensar que este país nada podia aprender com a sua intervenção e que seja benéfico não lhe dar a palavra”, criticou o presidente democrata.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • Trump(e)? Melhorar o mundo? É possível… Se se considerar a extinção da vida humana na terra (terceira Guerra Mundial) uma melhoria, então estou de acordo consigo. Vamos é esperar é que essa “melhoria” nunca aconteça…

    • Nosso?!
      Calma que não somos todos tão limitados como tu!…
      O Trump só vai “melhorar o mundo” só para que tem trampa no sitio do cérebro!

  1. Dos 3 candidatos, a melhor opção para os americanos, é de longe o Trump. Mas este imbecil do Obama ainda vai fazer mais estragos antes de ir embora. Não é à toa que ele refere o Zika ou o Ébola. Cheira-me que ele ainda vai arranjar qualquer motivo para decretar a Lei Marcial no EUA e assim impedir as eleições e ficar ele como ‘Imperador’. Aí sim vai fazer estoirar uma guerra civil lá. Esperar para ver.

    • É incrivel! Ao caracterizar o Obama acabou por enumerar (algumas) caraterísticas do próprio Trump!… Como é bom ficar na ignorância. Só tem de se preocupar quando for a sua vez de… pagar!

  2. Realmente há pessoal que não faz a mínima ideia da besta que o trampa é. Parece que têm palas nos olhos, meu deus…
    Enfim!!!

    • O pior é que, para além de trampa, é um homem muito perigoso. Porque é doido e ninguém tem a coragem de lhe explicar que todas as suas ideias teêm gravíssimas consequências para ele (e já nem falo de toda a gente!). “Eu é que sei!” – O problema é que ele não sabe nada… de nada! E fica um homem destes a liderar os destinos do mundo?… Medo… Muito medo…

  3. Falam os super entendidos que vão buscar as noticias ao ZAP e Facebook.

    Queres testar o teu profissionalismo, olha para os teus resultados.
    Que resultados trouxe Hussein Obama aos USA além de a economia totalmente quebrada e baseada em estímulos e benefícios, um comunismo mascarado e uma ridícula tensão que não se via desde 1966.

    Enfim, os cegos a gozarem da cegueira dos outros, foram muitos anos de ataques psicológicos e introdução de um sentimento de culpa por algo que nenhum de nos vivo fez.

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …