Dois portugueses condenados por vandalizarem portão de Auschwitz

-

Dois jovens portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa por terem gravado os seus nomes num portão do antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Os dois jovens foram surpreendidos em Julho de 2016, quando gravavam os seus nomes no portão de uma das entradas do campo de concentração.

Foram agora condenados pelo tribunal de Oswiecim, na Polónia, a um ano de prisão com pena suspensa e ao pagamento de uma multa de 250 euros ao museu do campo de concentração.

O advogado que representa os portugueses, Marcin Surowiec, anunciou que vai recorrer da sentença, alegando que as gravações realizadas pelos seus clientes não incutiram danos significativos ao bem cultural que representa o antigo campo de concentração.

O campo de Auschwitz-Birkenau, situado no sul da Polónia, foi aberto como museu memorial em 1947 e declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património da Humanidade em 1974.

Mais de dois milhões de pessoas visitaram este antigo campo de extermínio durante 2016, o que explica o cuidado das autoridades polacas para evitar que os turistas possam danificar as instalações do campo.

Auschwitz-Birkenau comportava uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polónia operados pelo Terceiro Reich, nas áreas polacas anexadas pela Alemanha nazi, sendo o maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo governo de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Pensavam que estavam em Portugal onde tudo é vandalizado, pena é que a pena tenha sido suspensa pois ainda se vão ficar a rir e então por cá aproveitarão para dar largas à sua criatividade badalhoca de libertinagem abrilesca.

  2. Vê-se mesmo que não aprenderam nada na escola (provavelmente nem deram o Holocausto)! Até nem é o vandalismo em si (o acto físico). É o desrrespeito por tudo aquilo que se lá passou, (e o que representa na História e na vida de muitas famílias) ou… o total desconhecimento (o que ainda é pior – nesse caso o que lá forma fazer?). Aponto para gente ignorante. Em vez da pena suspensa, deveriam fazer um curso (de duração de dois anos, ou mais) sobre a história da II Guerra Mundial e tudo o que se lá passou. No fim tinham um teste e, se não passassem (sem copiar) cumpririam pena efectiva… Lá!

  3. Tugas no seu melhor.
    Animais, falta de respeito e liberdade a mais.
    Falta de regras, disciplina e pancadas no corpo enquanto cresciam no seio familiar.
    Aliás, é o que falta a 90% dos jovens em Portugal,uns bons açoites.

  4. Acredito que é pura criancice… a juventude não mede as consequências dos seus atos, creio que a sentença é idiota, seria melhor uma sentença que lhes custasse o coiro, trabalhos comunitários, limpeza do campo, trabalhos de manutenção. limpeza dos sanitários, enfim… agora andam 1 ano certinhos e estão prontos para outra

  5. Tugalhada. Fazem merda aqui a riscar com spray todas as paredes e muros de granito que encontram e depois querem fazer o mesmo lá fora. Haviam de os meter umas horinhas dentro de um forno crematório (desligado) para terem uma noção do que lá se passou…

  6. Andamos a criar anormais?
    Que é feito das antigas “meninas de 5 olhos”?
    Há muito jovem a precisar de levar uma reguadas a sério e também alguns pais que não sabem educar e ainda vão pedir explicações aos professores quando estes tentam fazer algo. É uma vergonha a falta de respeito. Escrever nomes? Se calhar também querem um número no braço. E a pessoa que se intitula de advogado deve ser outro anormal por querer recorrer da sentença que diga-se para mim é muito leve.

  7. Não é só com os portugueses que isto acontece. Não batam mais no ceguinho!
    Infelizmente é transversal à juventude da grande maioria dos países a nível mundial. Hoje em dia a parvoíce está globalizada.

  8. Infelizmente não é só com portugueses que isto acontece. Mas o mais grave, neste caso, é a falta de respeito de visitantes a um local repleto de trágica memória de um dos piores actos perpetrados contra homens, mulheres e crianças inocentes. Mas os grandes reponsáveis são também os pais que não sabem incutir nos filhos os princípios básicos de educação e que lhes permitem tudo sob o “pretexto” de não criarem filhos traumatizados pela disciplina…

RESPONDER

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …