Dois portugueses condenados por vandalizarem portão de Auschwitz

-

Dois jovens portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa por terem gravado os seus nomes num portão do antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Os dois jovens foram surpreendidos em Julho de 2016, quando gravavam os seus nomes no portão de uma das entradas do campo de concentração.

Foram agora condenados pelo tribunal de Oswiecim, na Polónia, a um ano de prisão com pena suspensa e ao pagamento de uma multa de 250 euros ao museu do campo de concentração.

O advogado que representa os portugueses, Marcin Surowiec, anunciou que vai recorrer da sentença, alegando que as gravações realizadas pelos seus clientes não incutiram danos significativos ao bem cultural que representa o antigo campo de concentração.

O campo de Auschwitz-Birkenau, situado no sul da Polónia, foi aberto como museu memorial em 1947 e declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património da Humanidade em 1974.

Mais de dois milhões de pessoas visitaram este antigo campo de extermínio durante 2016, o que explica o cuidado das autoridades polacas para evitar que os turistas possam danificar as instalações do campo.

Auschwitz-Birkenau comportava uma rede de campos de concentração localizados no sul da Polónia operados pelo Terceiro Reich, nas áreas polacas anexadas pela Alemanha nazi, sendo o maior símbolo do Holocausto perpetrado pelo governo de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Pensavam que estavam em Portugal onde tudo é vandalizado, pena é que a pena tenha sido suspensa pois ainda se vão ficar a rir e então por cá aproveitarão para dar largas à sua criatividade badalhoca de libertinagem abrilesca.

  2. Vê-se mesmo que não aprenderam nada na escola (provavelmente nem deram o Holocausto)! Até nem é o vandalismo em si (o acto físico). É o desrrespeito por tudo aquilo que se lá passou, (e o que representa na História e na vida de muitas famílias) ou… o total desconhecimento (o que ainda é pior – nesse caso o que lá forma fazer?). Aponto para gente ignorante. Em vez da pena suspensa, deveriam fazer um curso (de duração de dois anos, ou mais) sobre a história da II Guerra Mundial e tudo o que se lá passou. No fim tinham um teste e, se não passassem (sem copiar) cumpririam pena efectiva… Lá!

  3. Tugas no seu melhor.
    Animais, falta de respeito e liberdade a mais.
    Falta de regras, disciplina e pancadas no corpo enquanto cresciam no seio familiar.
    Aliás, é o que falta a 90% dos jovens em Portugal,uns bons açoites.

  4. Acredito que é pura criancice… a juventude não mede as consequências dos seus atos, creio que a sentença é idiota, seria melhor uma sentença que lhes custasse o coiro, trabalhos comunitários, limpeza do campo, trabalhos de manutenção. limpeza dos sanitários, enfim… agora andam 1 ano certinhos e estão prontos para outra

  5. Tugalhada. Fazem merda aqui a riscar com spray todas as paredes e muros de granito que encontram e depois querem fazer o mesmo lá fora. Haviam de os meter umas horinhas dentro de um forno crematório (desligado) para terem uma noção do que lá se passou…

  6. Andamos a criar anormais?
    Que é feito das antigas “meninas de 5 olhos”?
    Há muito jovem a precisar de levar uma reguadas a sério e também alguns pais que não sabem educar e ainda vão pedir explicações aos professores quando estes tentam fazer algo. É uma vergonha a falta de respeito. Escrever nomes? Se calhar também querem um número no braço. E a pessoa que se intitula de advogado deve ser outro anormal por querer recorrer da sentença que diga-se para mim é muito leve.

  7. Não é só com os portugueses que isto acontece. Não batam mais no ceguinho!
    Infelizmente é transversal à juventude da grande maioria dos países a nível mundial. Hoje em dia a parvoíce está globalizada.

  8. Infelizmente não é só com portugueses que isto acontece. Mas o mais grave, neste caso, é a falta de respeito de visitantes a um local repleto de trágica memória de um dos piores actos perpetrados contra homens, mulheres e crianças inocentes. Mas os grandes reponsáveis são também os pais que não sabem incutir nos filhos os princípios básicos de educação e que lhes permitem tudo sob o “pretexto” de não criarem filhos traumatizados pela disciplina…

RESPONDER

Biden prepara-se para reconhecer massacre arménio como genocídio

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está a preparar-se para reconhecer formalmente os massacres arménios do início do século 20 como genocídio, cumprindo assim uma promessa que fez durante a sua campanha, decisão …

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …