Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

(dr) University of Basel / Biozentrum

Novo tipo de célula glial (a verde)

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos.

De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, estavam a investigar células estaminais na zona ventricular-subventricular no cérebro de camundongos adultos. Nessa região, muitas das células estaminais estão num estado de repouso, detetando sinais no ambiente que as estimulam a despertar e a transformar-se em novas células nervosas.

No seu estudo, publicado a 11 de junho na revista científica Science, os cientistas identificaram um sinal molecular que despertou as células estaminais desse estado, permitindo-lhes descobrir vários domínios que dão origem às células gliais neste reservatório de células estaminais.

“Encontrámos um interruptor para ativar células estaminais quiescentes. É um recetor que mantém as células estaminais no seu estado de repouso. Fomos capazes de desligar esse interruptor e, assim, ativar estas células”, explicou Fiona Doetsch, uma das autoras do estudo.

Além disso, os investigadores foram capazes de visualizar o desenvolvimento das células estaminais em diferentes células gliais em áreas específicas do nicho de células estaminais.

“Algumas das células estaminais não se desenvolveram em neurónios, mas em dois novos tipos de células gliais”, acrescenta.

Esta região do cérebro estudada é, portanto, um local de nascimento para diferentes tipos de células gliais, assim como tem o seu papel como um terreno fértil para os neurónios.

“O que foi muito inesperado foi que um tipo de célula glial foi encontrado preso à superfície da parede do ventrículo cerebral, em vez de no tecido cerebral”, disse ainda a investigadora.

Estas células são continuamente banhadas pelo líquido cefalorraquidiano e interagem com axónios de outras áreas do cérebro e, por isso, estão prontas para sentir e integrar vários sinais de longo alcance.

A equipa também descobriu que os dois novos tipos de células gliais foram ativados num modelo de desmielinização. Isso significa que podem ser uma fonte de células para reparar em doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, esclerose múltipla.

Como próximo passo, Doetsch gostaria de rastrear especificamente estes novos tipos de células gliais, investigar os seus papéis no funcionamento normal do cérebro e como respondem em diferentes contextos fisiológicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …