Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

(dr) University of Basel / Biozentrum

Novo tipo de célula glial (a verde)

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos.

De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, estavam a investigar células estaminais na zona ventricular-subventricular no cérebro de camundongos adultos. Nessa região, muitas das células estaminais estão num estado de repouso, detetando sinais no ambiente que as estimulam a despertar e a transformar-se em novas células nervosas.

No seu estudo, publicado a 11 de junho na revista científica Science, os cientistas identificaram um sinal molecular que despertou as células estaminais desse estado, permitindo-lhes descobrir vários domínios que dão origem às células gliais neste reservatório de células estaminais.

“Encontrámos um interruptor para ativar células estaminais quiescentes. É um recetor que mantém as células estaminais no seu estado de repouso. Fomos capazes de desligar esse interruptor e, assim, ativar estas células”, explicou Fiona Doetsch, uma das autoras do estudo.

Além disso, os investigadores foram capazes de visualizar o desenvolvimento das células estaminais em diferentes células gliais em áreas específicas do nicho de células estaminais.

“Algumas das células estaminais não se desenvolveram em neurónios, mas em dois novos tipos de células gliais”, acrescenta.

Esta região do cérebro estudada é, portanto, um local de nascimento para diferentes tipos de células gliais, assim como tem o seu papel como um terreno fértil para os neurónios.

“O que foi muito inesperado foi que um tipo de célula glial foi encontrado preso à superfície da parede do ventrículo cerebral, em vez de no tecido cerebral”, disse ainda a investigadora.

Estas células são continuamente banhadas pelo líquido cefalorraquidiano e interagem com axónios de outras áreas do cérebro e, por isso, estão prontas para sentir e integrar vários sinais de longo alcance.

A equipa também descobriu que os dois novos tipos de células gliais foram ativados num modelo de desmielinização. Isso significa que podem ser uma fonte de células para reparar em doenças neurodegenerativas, como, por exemplo, esclerose múltipla.

Como próximo passo, Doetsch gostaria de rastrear especificamente estes novos tipos de células gliais, investigar os seus papéis no funcionamento normal do cérebro e como respondem em diferentes contextos fisiológicos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …

Pfizer e Moderna aumentaram preços das vacinas, revela Financial Times

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram o preço das suas vacinas contra a covid-19 nos últimos contratos de fornecimento à União Europeia (UE), subindo 25% e 13%, respetivamente, informou esta segunda-feira o Financial Times (FT). Os …

Após o assassinato de Noor Mukadam, Paquistão tem "epidemia de terrorismo de género" em mãos

Noor Mukadam foi alegadamente torturada e decapitada pelo filho de um magnata paquistanês. O país vê-se agora com uma "epidemia de terrorismo de género" em mãos. Zahir Zakir Jaffer foi detido por suspeita do assassinato premeditado …

"Prelúdio indesejável". Irmã de Kim Jong-un avisa Coreia do Sul sobre manobras militares com EUA

Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, alertou a Coreia do Sul sobre o impacto negativo da realização de manobras militares conjuntas com os Estados Unidos da América (EUA) para a recente reaproximação …