Dois meses depois, Bob Dylan agradece prémio Nobel da Literatura

Pete Souza / White House

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

A Fundação Nobel anunciou esta segunda-feira ter recebido o discurso de agradecimento do músico norte-americano Bob Dylan, dois meses depois de ter sido distinguido com o prémio da Literatura.

Dylan tinha já informado a Academia Sueca de que não estará na cerimónia de entrega dos prémios. “O laureado da Literatura do ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas enviou um discurso que será lido durante a cerimónia” de entrega dos prémios, no dia 10 deste mês, indicou a Fundação em comunicado.

Desde que a Academia Sueca decidiu atribuir o prémio ao músico, Bob Dylan provou ser um laureado caprichoso. Não recusou o prémio, mas no dia do anúncio da atribuição do Nobel, a 13 de outubro, deu um concerto em Las Vegas sem dizer uma palavra sobre o assunto.

Aos 75 anos, Bob Dylan foi o primeiro cantor a receber o prestigiado prémio, uma decisão que surpreendeu os meios culturais que apostavam numa escolha mais convencional. Dylan foi galardoado com o Nobel da Literatura por criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”.

Depois de tentar entrar em contato com o músico sem sucesso durante vários dias, a Academia Sueca finalmente desistiu, enquanto um dos seus membros, o escritor Per Wästberg, chamou Dylan de “rude” e “arrogante” – uma posição da qual a instituição se desmarcou.

No final de outubro, enfim, ao ser questionado sobre a sua participação na cerimónia da entrega dos prémios e no tradicional banquete, Dylan afirmou ao jornal britânico Daily Mail: “Seguramente. Desde que seja possível“.

Numa conversa por telefone com Sara Danius, secretária permanente da Academia, Dylan finalmente aceitou e agradeceu o Prémio Nobel, que o deixou “sem palavras”. No entanto, numa carta enviada à Academia Sueca a 16 de novembro, o músico mudou de ideias, por ter “outros compromissos”.

Na cerimónia de entrega de prémios, a norte-americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma das suas canções “A Hard Rain’s A-Gonna Fall“.

De acordo com a Academia Sueca, há “fortes possibilidades de que o laureado venha a Estocolmo no próximo ano”, durante o primeiro semestre, e aproveite para fazer o discurso de aceitação do prémio.

Embora não seja obrigatório que o premiado esteja na cerimónia de entrega do prémio, a Academia Sueca prevê a necessidade de o vencedor dar uma palestra para ter acesso às oito mil coroas suecas (cerca de 800 mil euros), segundo a Agência EFE.

ZAP / Lusa / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vários artigos sob Bob Dylan publicados em Gunderedo Angop. É fácila a sua leitura +ara interessados no assunto.
    Muchas gratias!.
    By Gunderedo

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …