//

Dois meses depois, Bob Dylan agradece prémio Nobel da Literatura

1

Pete Souza / White House

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

A Fundação Nobel anunciou esta segunda-feira ter recebido o discurso de agradecimento do músico norte-americano Bob Dylan, dois meses depois de ter sido distinguido com o prémio da Literatura.

Dylan tinha já informado a Academia Sueca de que não estará na cerimónia de entrega dos prémios. “O laureado da Literatura do ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas enviou um discurso que será lido durante a cerimónia” de entrega dos prémios, no dia 10 deste mês, indicou a Fundação em comunicado.

Desde que a Academia Sueca decidiu atribuir o prémio ao músico, Bob Dylan provou ser um laureado caprichoso. Não recusou o prémio, mas no dia do anúncio da atribuição do Nobel, a 13 de outubro, deu um concerto em Las Vegas sem dizer uma palavra sobre o assunto.

Aos 75 anos, Bob Dylan foi o primeiro cantor a receber o prestigiado prémio, uma decisão que surpreendeu os meios culturais que apostavam numa escolha mais convencional. Dylan foi galardoado com o Nobel da Literatura por criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”.

Depois de tentar entrar em contato com o músico sem sucesso durante vários dias, a Academia Sueca finalmente desistiu, enquanto um dos seus membros, o escritor Per Wästberg, chamou Dylan de “rude” e “arrogante” – uma posição da qual a instituição se desmarcou.

No final de outubro, enfim, ao ser questionado sobre a sua participação na cerimónia da entrega dos prémios e no tradicional banquete, Dylan afirmou ao jornal britânico Daily Mail: “Seguramente. Desde que seja possível“.

Numa conversa por telefone com Sara Danius, secretária permanente da Academia, Dylan finalmente aceitou e agradeceu o Prémio Nobel, que o deixou “sem palavras”. No entanto, numa carta enviada à Academia Sueca a 16 de novembro, o músico mudou de ideias, por ter “outros compromissos”.

Na cerimónia de entrega de prémios, a norte-americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma das suas canções “A Hard Rain’s A-Gonna Fall“.

De acordo com a Academia Sueca, há “fortes possibilidades de que o laureado venha a Estocolmo no próximo ano”, durante o primeiro semestre, e aproveite para fazer o discurso de aceitação do prémio.

Embora não seja obrigatório que o premiado esteja na cerimónia de entrega do prémio, a Academia Sueca prevê a necessidade de o vencedor dar uma palestra para ter acesso às oito mil coroas suecas (cerca de 800 mil euros), segundo a Agência EFE.

ZAP / Lusa / ABr

1 Comment

  1. Vários artigos sob Bob Dylan publicados em Gunderedo Angop. É fácila a sua leitura +ara interessados no assunto.
    Muchas gratias!.
    By Gunderedo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.