Dois meses depois, Bob Dylan agradece prémio Nobel da Literatura

Pete Souza / White House

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

Bob Dylan, Nobel da Literatura 2016

A Fundação Nobel anunciou esta segunda-feira ter recebido o discurso de agradecimento do músico norte-americano Bob Dylan, dois meses depois de ter sido distinguido com o prémio da Literatura.

Dylan tinha já informado a Academia Sueca de que não estará na cerimónia de entrega dos prémios. “O laureado da Literatura do ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas enviou um discurso que será lido durante a cerimónia” de entrega dos prémios, no dia 10 deste mês, indicou a Fundação em comunicado.

Desde que a Academia Sueca decidiu atribuir o prémio ao músico, Bob Dylan provou ser um laureado caprichoso. Não recusou o prémio, mas no dia do anúncio da atribuição do Nobel, a 13 de outubro, deu um concerto em Las Vegas sem dizer uma palavra sobre o assunto.

Aos 75 anos, Bob Dylan foi o primeiro cantor a receber o prestigiado prémio, uma decisão que surpreendeu os meios culturais que apostavam numa escolha mais convencional. Dylan foi galardoado com o Nobel da Literatura por criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”.

Depois de tentar entrar em contato com o músico sem sucesso durante vários dias, a Academia Sueca finalmente desistiu, enquanto um dos seus membros, o escritor Per Wästberg, chamou Dylan de “rude” e “arrogante” – uma posição da qual a instituição se desmarcou.

No final de outubro, enfim, ao ser questionado sobre a sua participação na cerimónia da entrega dos prémios e no tradicional banquete, Dylan afirmou ao jornal britânico Daily Mail: “Seguramente. Desde que seja possível“.

Numa conversa por telefone com Sara Danius, secretária permanente da Academia, Dylan finalmente aceitou e agradeceu o Prémio Nobel, que o deixou “sem palavras”. No entanto, numa carta enviada à Academia Sueca a 16 de novembro, o músico mudou de ideias, por ter “outros compromissos”.

Na cerimónia de entrega de prémios, a norte-americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma das suas canções “A Hard Rain’s A-Gonna Fall“.

De acordo com a Academia Sueca, há “fortes possibilidades de que o laureado venha a Estocolmo no próximo ano”, durante o primeiro semestre, e aproveite para fazer o discurso de aceitação do prémio.

Embora não seja obrigatório que o premiado esteja na cerimónia de entrega do prémio, a Academia Sueca prevê a necessidade de o vencedor dar uma palestra para ter acesso às oito mil coroas suecas (cerca de 800 mil euros), segundo a Agência EFE.

ZAP / Lusa / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vários artigos sob Bob Dylan publicados em Gunderedo Angop. É fácila a sua leitura +ara interessados no assunto.
    Muchas gratias!.
    By Gunderedo

RESPONDER

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …

"Dos 4 mil euros que ganho, 3 mil vão para os frades". O padre Vítor Melícias recusa que Tomás Correia ainda controle o Montepio

O padre Vítor Melícias, presidente da Assembleia Geral do Montepio, diz que Tomás Correia "faz falta, mas fez muito bem" em abandonar a liderança da mutualista Montepio. "Dizer que Tomás Correia continua a controlar através …