/

Dois islamistas detidos na Austrália quando preparavam atentado

Mohammad Kiad / Facebook

Omar Al-Kutobi, de 24 anos, e Mohammad Kiad, de 25 anos, detidos por terrorismo em Sydney

Omar Al-Kutobi, de 24 anos, e Mohammad Kiad, de 25 anos, detidos por terrorismo em Sydney

Dois homens foram hoje acusados de preparar um ato terrorista na Austrália depois de detidos numa rusga policial em que foi apreendida uma bandeira do Estado Islâmico, um machete e um vídeo em árabe com pormenores do alegado ataque.

A comissária da polícia de Nova Gales do Sul, Catherine Burn, explicou que o ataque planeado era “consistente com a mensagem do Estado Islâmico”, enquanto o líder do estado, Mike Baird, o descreveu como “mais do que perturbador”.

Questionada sobre se o plano envolvia decapitações, Burn disse que a polícia não tinha ainda a certeza, avançando que o alegado ataque estava planeado para terça-feira em Sydney e que provavelmente envolveria uma faca.

Os homens, Omar Al-Kutobi, de 24 anos, e Mohammad Kiad, de 25 anos, foram detidos na terça-feira durante uma rusga a uma propriedade nos subúrbios da cidade, motivada por uma denúncia.

Os dois foram acusados de preparar um ato terrorista.

“Vários objetos foram apreendidos, incluindo um machete, uma faca de caça, uma bandeira artesanal representando a organização terrorista Estado Islâmico, e um vídeo que mostra um homem a falar sobre a execução de um ataque”, disse Burn.

“Acreditamos que estes dois homens estavam a preparar este ato para terça-feira. Reunimos informação, recebemos mais informação que indicava que um ataque estava iminente. E agimos”, explicou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.