Dois irmãos detidos na Guarda com Corão e armas de guerra

Tiago Petinga / Lusa

Dois irmãos luso-descendentes foram detidos na Guarda por posse ilegal de armas, após buscas da Polícia Judiciária à sua casa e viaturas, tendo sido também encontrado um exemplar do Corão, avançaram a SIC Notícias e o Jornal de Notícias.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, a PJ da Guarda investiga os dois irmãos, de 23 e 27 anos, que residem há três meses numa aldeia do concelho de Almeida, por suspeita de ligação a grupos radicais islâmicos.

Esta madrugada a SIC Notícias noticiou também que os luso-descendentes foram detidos na sexta-feira, depois de terem sido encontradas, na casa onde residem, “munições, um punhal e um aerossol” e “duas pistolas de 9 milímetros”, calibre que entra na categoria das armas de guerra.

“Uma das armas estava envolvida num pano com manchas de sangue“, avança ainda o canal de televisão, sublinhando que estes elementos são compatíveis com os antecedentes criminais dos irmãos em França, onde praticaram crimes como roubos e burlas.

Foi ainda encontrado um exemplar do livro sagrado islâmico, o Corão, tendo um dos arguidos dito que se converteu há cerca de quatro anos.

Os irmãos justificaram a sua presença em Portugal com um pedido da mãe, que vive em França, para que viessem tratar da campa do pai, sepultado na localidade.

De acordo com a SIC Notícias, a PJ começou a investigação em Janeiro, depois de um dos irmãos ter dado entrada no hospital com um ferimento de bala na perna. O jovem não foi capaz de explicar a origem do disparo e terá dito apenas que passeava o cão quando ouviu um barulho e percebeu que tinha sido atingido.

PJ afasta hipótese de atentado

Entretanto, uma fonte da Polícia Judiciária garantiu ao jornal Expresso que está “totalmente descartada” a hipótese de os dois detidos estarem a planear um atentado terrorista.

Outra fonte da força de segurança refere à Rádio Renascença que, “feitas todas as verificações nacionais e internacionais, conclui-se que não têm ligações ao terrorismo ou qualquer simpatia com movimentos extremistas”.

Todavia, o Expresso nota que um dos irmãos estaria “sinalizado pelas autoridades internacionais como sendo radical islâmico“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta noticia contradizesse a ela própria. Claro não estão ligados a terroristas, mas tem simpatias. As armas etc. São para brincarem…Vieram ver o pai ” que está enterrado e em nome da mãe…
    Que vergonha de notícia que nem sequer serve para nada. Pronto são uns Santos islamistas, mas talvez não… O Corão era só para leituras para ajudar a dormir. Tenham carácter e façam notícias não polítiquices, ou politicamente correcto. Enfim…

  2. Ora aqui está a verdadeira propaganda peço desculpa.. relações publicas.. a infestar a mente do portugues.. através destas instituições vendidas que se dizem jornalísticas.. até acho estranho o governo portuga não ter alugado ainda os serviços dessas empresas que para aí andam a fazer atentados falsos para promover agendas de “dá cá a liberdade que a gente tira te o terrorismo”.
    Não á muito se dizia que um arábe lá para os lados do afeganistão i·nal·can·çá·vel
    (só pelo governo americane pois a cnn em duas semanas conseguiu dar com ele e ter uma entrevista..) conseguiu meter dois aviões de forma precisa e “computorizada” torre adentro pahahahahaah vá a acordar meu povo que amanhã de manhã estão voces e os vossos filhos metidos num campo de concentração por pensarem por voces próprios.. Vive-se hoje em portugal (e no mundo) mais ditadura e corrupção do que nos tempos lá do outro da cadeira que se partiu..

RESPONDER

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …

Bruno de Carvalho quer reconstituição do ataque a Alcochete (e chama Pinto da Costa)

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho pediu ao tribunal a reconstituição da invasão à Academia do clube, em Alcochete, e arrolou 22 testemunhas, incluindo Pinto da Costa, Sousa Cintra, atletas das modalidades do …