Dois irmãos detidos na Guarda com Corão e armas de guerra

Tiago Petinga / Lusa

Dois irmãos luso-descendentes foram detidos na Guarda por posse ilegal de armas, após buscas da Polícia Judiciária à sua casa e viaturas, tendo sido também encontrado um exemplar do Corão, avançaram a SIC Notícias e o Jornal de Notícias.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, a PJ da Guarda investiga os dois irmãos, de 23 e 27 anos, que residem há três meses numa aldeia do concelho de Almeida, por suspeita de ligação a grupos radicais islâmicos.

Esta madrugada a SIC Notícias noticiou também que os luso-descendentes foram detidos na sexta-feira, depois de terem sido encontradas, na casa onde residem, “munições, um punhal e um aerossol” e “duas pistolas de 9 milímetros”, calibre que entra na categoria das armas de guerra.

“Uma das armas estava envolvida num pano com manchas de sangue“, avança ainda o canal de televisão, sublinhando que estes elementos são compatíveis com os antecedentes criminais dos irmãos em França, onde praticaram crimes como roubos e burlas.

Foi ainda encontrado um exemplar do livro sagrado islâmico, o Corão, tendo um dos arguidos dito que se converteu há cerca de quatro anos.

Os irmãos justificaram a sua presença em Portugal com um pedido da mãe, que vive em França, para que viessem tratar da campa do pai, sepultado na localidade.

De acordo com a SIC Notícias, a PJ começou a investigação em Janeiro, depois de um dos irmãos ter dado entrada no hospital com um ferimento de bala na perna. O jovem não foi capaz de explicar a origem do disparo e terá dito apenas que passeava o cão quando ouviu um barulho e percebeu que tinha sido atingido.

PJ afasta hipótese de atentado

Entretanto, uma fonte da Polícia Judiciária garantiu ao jornal Expresso que está “totalmente descartada” a hipótese de os dois detidos estarem a planear um atentado terrorista.

Outra fonte da força de segurança refere à Rádio Renascença que, “feitas todas as verificações nacionais e internacionais, conclui-se que não têm ligações ao terrorismo ou qualquer simpatia com movimentos extremistas”.

Todavia, o Expresso nota que um dos irmãos estaria “sinalizado pelas autoridades internacionais como sendo radical islâmico“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta noticia contradizesse a ela própria. Claro não estão ligados a terroristas, mas tem simpatias. As armas etc. São para brincarem…Vieram ver o pai ” que está enterrado e em nome da mãe…
    Que vergonha de notícia que nem sequer serve para nada. Pronto são uns Santos islamistas, mas talvez não… O Corão era só para leituras para ajudar a dormir. Tenham carácter e façam notícias não polítiquices, ou politicamente correcto. Enfim…

  2. Ora aqui está a verdadeira propaganda peço desculpa.. relações publicas.. a infestar a mente do portugues.. através destas instituições vendidas que se dizem jornalísticas.. até acho estranho o governo portuga não ter alugado ainda os serviços dessas empresas que para aí andam a fazer atentados falsos para promover agendas de “dá cá a liberdade que a gente tira te o terrorismo”.
    Não á muito se dizia que um arábe lá para os lados do afeganistão i·nal·can·çá·vel
    (só pelo governo americane pois a cnn em duas semanas conseguiu dar com ele e ter uma entrevista..) conseguiu meter dois aviões de forma precisa e “computorizada” torre adentro pahahahahaah vá a acordar meu povo que amanhã de manhã estão voces e os vossos filhos metidos num campo de concentração por pensarem por voces próprios.. Vive-se hoje em portugal (e no mundo) mais ditadura e corrupção do que nos tempos lá do outro da cadeira que se partiu..

RESPONDER

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …