Dois irmãos detidos na Guarda com Corão e armas de guerra

Tiago Petinga / Lusa

Dois irmãos luso-descendentes foram detidos na Guarda por posse ilegal de armas, após buscas da Polícia Judiciária à sua casa e viaturas, tendo sido também encontrado um exemplar do Corão, avançaram a SIC Notícias e o Jornal de Notícias.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, a PJ da Guarda investiga os dois irmãos, de 23 e 27 anos, que residem há três meses numa aldeia do concelho de Almeida, por suspeita de ligação a grupos radicais islâmicos.

Esta madrugada a SIC Notícias noticiou também que os luso-descendentes foram detidos na sexta-feira, depois de terem sido encontradas, na casa onde residem, “munições, um punhal e um aerossol” e “duas pistolas de 9 milímetros”, calibre que entra na categoria das armas de guerra.

“Uma das armas estava envolvida num pano com manchas de sangue“, avança ainda o canal de televisão, sublinhando que estes elementos são compatíveis com os antecedentes criminais dos irmãos em França, onde praticaram crimes como roubos e burlas.

Foi ainda encontrado um exemplar do livro sagrado islâmico, o Corão, tendo um dos arguidos dito que se converteu há cerca de quatro anos.

Os irmãos justificaram a sua presença em Portugal com um pedido da mãe, que vive em França, para que viessem tratar da campa do pai, sepultado na localidade.

De acordo com a SIC Notícias, a PJ começou a investigação em Janeiro, depois de um dos irmãos ter dado entrada no hospital com um ferimento de bala na perna. O jovem não foi capaz de explicar a origem do disparo e terá dito apenas que passeava o cão quando ouviu um barulho e percebeu que tinha sido atingido.

PJ afasta hipótese de atentado

Entretanto, uma fonte da Polícia Judiciária garantiu ao jornal Expresso que está “totalmente descartada” a hipótese de os dois detidos estarem a planear um atentado terrorista.

Outra fonte da força de segurança refere à Rádio Renascença que, “feitas todas as verificações nacionais e internacionais, conclui-se que não têm ligações ao terrorismo ou qualquer simpatia com movimentos extremistas”.

Todavia, o Expresso nota que um dos irmãos estaria “sinalizado pelas autoridades internacionais como sendo radical islâmico“.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta noticia contradizesse a ela própria. Claro não estão ligados a terroristas, mas tem simpatias. As armas etc. São para brincarem…Vieram ver o pai ” que está enterrado e em nome da mãe…
    Que vergonha de notícia que nem sequer serve para nada. Pronto são uns Santos islamistas, mas talvez não… O Corão era só para leituras para ajudar a dormir. Tenham carácter e façam notícias não polítiquices, ou politicamente correcto. Enfim…

  2. Ora aqui está a verdadeira propaganda peço desculpa.. relações publicas.. a infestar a mente do portugues.. através destas instituições vendidas que se dizem jornalísticas.. até acho estranho o governo portuga não ter alugado ainda os serviços dessas empresas que para aí andam a fazer atentados falsos para promover agendas de “dá cá a liberdade que a gente tira te o terrorismo”.
    Não á muito se dizia que um arábe lá para os lados do afeganistão i·nal·can·çá·vel
    (só pelo governo americane pois a cnn em duas semanas conseguiu dar com ele e ter uma entrevista..) conseguiu meter dois aviões de forma precisa e “computorizada” torre adentro pahahahahaah vá a acordar meu povo que amanhã de manhã estão voces e os vossos filhos metidos num campo de concentração por pensarem por voces próprios.. Vive-se hoje em portugal (e no mundo) mais ditadura e corrupção do que nos tempos lá do outro da cadeira que se partiu..

RESPONDER

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

O selecionador nacional admitiu a possibilidade de vir a convocar o médio do FC Porto ainda antes do Europeu, que acontece em junho deste ano. Em entrevista à "Bola Branca", da rádio Renascença, Fernando Santos não …