Dois corpos resgatados da pedreira em Borba. Estavam dentro da viatura submersa

Nuno Veiga / Lusa

Trabalhos de busca e resgate de vítimas

A carrinha que estava desaparecida na pedreira em Borba foi retirada esta sexta-feira de manhã. Lá dentro encontravam-se os corpos de duas vítimas.

Uma estrutura metálica, cuja configuração se afigura compatível com a de uma viatura, foi detetada submersa esta quinta-feira na pedreira onde ocorreu o deslizamento de terras e o colapso de uma estrada em Borba.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informou que “durante as operações de reconhecimento e busca realizadas durante a tarde de hoje [quinta-feira], na pedreira em Borba, foi detetada uma estrutura metálica submersa, a uma profundidade de cerca de sete metros, cuja configuração se afigura compatível com a de uma viatura”.

Segundo avança o Diário de Notícias, a viatura encontrada esta quinta-feira é a carrinha de caixa aberta onde viajavam José Rocha (mais conhecido por Zé Algarvio), de 53 anos, e o cunhado Carlos Andrade, de 37 anos.

A carrinha foi retirada esta sexta-feira de manhã, confirmou o Observador junto de uma fonte da GNR. Dentro da viatura encontravam-se os corpos de duas vítimas, que serão os dois cunhados que seguiam na carrinha cinzenta. Desta forma, fica a faltar recuperar, pelo menos, um corpo e um segundo veículo que foi visto a cair para a pedreira.

O nevoeiro intenso condicionou os trabalhos esta sexta-feira. A chuva que caiu nas últimas horas fez aumentar o risco de derrocadas e voltou a fazer aumentar o nível de água acumulado na pedreira.

O deslizamento de um grande volume de terra na estrada 255 entre Borba e Vila Viçosa provocou a deslocação de uma grande quantidade de rochas, blocos de mármore e de terra para o interior de duas pedreiras contíguas no dia 19 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 40 pessoas mortas por grupos de “proteção às vacas” na Índia

Pelo menos 44 pessoas foram mortas por grupos de "proteção às vacas", entre maio de 2015 e dezembro de 2018, em 12 Estados da Índia, denuncia a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) num relatório …

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …