Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov.

A chegada de ajuda russa surge como resultado de um fortalecimento das relações entre os dois países, que tem sido cozinhada nos últimos tempos. Há cerca de três meses, as duas nações realizaram exercícios militares em solo venezuelano. Os EUA não apoiaram esta intervenção, chamando-lhe de uma “invasão russa” à Venezuela.

Os aviões partiram do aeroporto militar russo Chkalovsky, fizeram uma paragem no caminho na Síria e depois prosseguiram para o aeroporto internacional Símon Bolívar, em Caracas. A aeronave que transportava os soldados era uma Ilyushin IL-62, enquanto que o avião de carga era um Antonov AN-124.

Segundo o jornalista venezuelano Javier Mayorca, o primeiro avião transportava Vasilly Tonkoshkurov e os restantes 99 soldados. Já o segundo avião carregava 35 toneladas de material.

De acordo com a agência Sputnik, os militares russos chegaram para “trocar consultoria”. “A Rússia e a Venezuela têm uma série de contratos que estão na etapa de concretização, inclusive os acordos sobre a cooperação técnico-militar“, disse uma fonte não citada da embaixada russa.

Quando questionados sobre o assunto, o Ministério da Informação da Venezuela não teceu comentários. O Ministério da Defesa da Rússia, o Ministério das Relações Externas e o porta-voz do Kremlin também não fizeram declarações.

O Governo de Trump aplicou sanções incapacitantes à indústria petrolífera da OPEP, nos esforços para tirar Maduro do poder e pediu aos líderes militares venezuelanos que o abandonem. Maduro denunciou as sanções como intervencionismo dos EUA e ganhou apoio diplomático da Rússia e da China, destaca a Reuters.

Na última quarta-feira, Maduro disse que a Rússia enviaria medicamentos “na próxima semana” para a Venezuela, sem descrever como chegariam, acrescentando que Moscovo tinha enviado, em fevereiro, 300 toneladas de ajuda humanitária.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …