Autocarros de dois andares poderão deixar de circular na faixa Bus na Av. da Liberdade

Fernando Medina admitiu esta quinta-feira a possibilidade de os autocarros de dois andares poderem deixar de circular na faixa ‘Bus’ da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, admitiu esta quinta-feira a possibilidade de os autocarros de dois andares poderem deixar de circular na faixa ‘Bus’ da Avenida da Liberdade, de modo a evitar acidentes que possam envolver árvores. Primeiramente, o autarca admite avançar com a “avaliação da situação das árvores”, para depois o município tomar uma decisão.

Questionado sobre a responsabilidade da manutenção e da gestão do património arbóreo na Avenida da Liberdade, pelo vereador do CDS-PP João Gonçalves Pereira, Medina respondeu ue a solução pode passar pela “intervenção de poda sobre as árvores”.

“Se no caso limite a isso formos obrigados para evitar abates de árvores em casos que elas se possam manter saudáveis – a limitação à circulação de autocarros de dois andares nos corredores ‘Bus’, para evitar que acidentes daquela natureza voltem a ocorrer”, afirmou Medina.

“Dos documentos que analisámos, ficámos com a sensação de que a responsabilidade era da câmara”, afirmou o presidente, acrescentando que “há árvores com idênticas condições daquela que foi motivo de abate na Avenida”.

O autocarro embateu numa árvore que estava inclinada para a estrada e que acabou por ser cortada, incidente que provocou mais de uma dezena de feridos ligeiros. Na altura, Medina anunciou que a manutenção do arvoredo na freguesia de Santo António vai voltar a ser exercida pela autarquia.

Por seu turno, o presidente da junta frisou que a árvore onde o autocarro embateu “não estava sinalizada” devido a problemas fitossanitários, não havendo, por isso, “necessidade de intervenção”.

Também em resposta ao vereador do CDS-PP, José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde, salientou que “o auto de transferência é inequívoco a dizer que a gestão das árvores passou para a Junta de Freguesia”. “Independentemente de as árvores serem deste ou daquele”, devem ser tomadas “medidas preventivas necessárias“, disse Sá Fernandes.

Na reunião pública desta quinta-feira, Fernando Medina anunciou ainda que vai apresentar uma proposta para o município reassumir a manutenção de “todo o eixo do Marquês de Pombal até Entrecampos, toda a parte central, mas aí por uma questão de operacionalidade”.

O socialista explicou que os espaços verdes naquele eixo estão “sob a gestão das várias juntas de freguesia”, o que torna “um pouco impraticável toda a limpeza e manutenção do separador central da Fontes Pereira de Melo e da Avenida da República”.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.