Autocarros de dois andares poderão deixar de circular na faixa Bus na Av. da Liberdade

Fernando Medina admitiu esta quinta-feira a possibilidade de os autocarros de dois andares poderem deixar de circular na faixa ‘Bus’ da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, admitiu esta quinta-feira a possibilidade de os autocarros de dois andares poderem deixar de circular na faixa ‘Bus’ da Avenida da Liberdade, de modo a evitar acidentes que possam envolver árvores. Primeiramente, o autarca admite avançar com a “avaliação da situação das árvores”, para depois o município tomar uma decisão.

Questionado sobre a responsabilidade da manutenção e da gestão do património arbóreo na Avenida da Liberdade, pelo vereador do CDS-PP João Gonçalves Pereira, Medina respondeu ue a solução pode passar pela “intervenção de poda sobre as árvores”.

“Se no caso limite a isso formos obrigados para evitar abates de árvores em casos que elas se possam manter saudáveis – a limitação à circulação de autocarros de dois andares nos corredores ‘Bus’, para evitar que acidentes daquela natureza voltem a ocorrer”, afirmou Medina.

“Dos documentos que analisámos, ficámos com a sensação de que a responsabilidade era da câmara”, afirmou o presidente, acrescentando que “há árvores com idênticas condições daquela que foi motivo de abate na Avenida”.

O autocarro embateu numa árvore que estava inclinada para a estrada e que acabou por ser cortada, incidente que provocou mais de uma dezena de feridos ligeiros. Na altura, Medina anunciou que a manutenção do arvoredo na freguesia de Santo António vai voltar a ser exercida pela autarquia.

Por seu turno, o presidente da junta frisou que a árvore onde o autocarro embateu “não estava sinalizada” devido a problemas fitossanitários, não havendo, por isso, “necessidade de intervenção”.

Também em resposta ao vereador do CDS-PP, José Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde, salientou que “o auto de transferência é inequívoco a dizer que a gestão das árvores passou para a Junta de Freguesia”. “Independentemente de as árvores serem deste ou daquele”, devem ser tomadas “medidas preventivas necessárias“, disse Sá Fernandes.

Na reunião pública desta quinta-feira, Fernando Medina anunciou ainda que vai apresentar uma proposta para o município reassumir a manutenção de “todo o eixo do Marquês de Pombal até Entrecampos, toda a parte central, mas aí por uma questão de operacionalidade”.

O socialista explicou que os espaços verdes naquele eixo estão “sob a gestão das várias juntas de freguesia”, o que torna “um pouco impraticável toda a limpeza e manutenção do separador central da Fontes Pereira de Melo e da Avenida da República”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …