/

Dois afegãos que tinham pedido asilo em Portugal detidos por suspeita de terrorismo

5

Tiago Petinga / Lusa

Dois homens de origem afegã tinham pedido asilo político, numa esquadra, mas por terem fotos de armas, explosivos e combates na Síria levantaram suspeitas às autoridades.

Os dois homens de nacionalidade afegã já tinham tentado pedir asilo na Finlândia, mas o país recusou dar-lhes proteção política. Os dois indivíduos com idades entre os 20 e os 25 anos seguiram então para Portugal de comboio, segundo avança a TSF.

Quando chegaram ao país foram a uma esquadra da PSP requerer asilo. Com os jovens foram encontrados mil euros em dinheiro e uma pen com fotografias de armamento, explosivos e combatentes com armas da guerra na Síria.

O material encontrado levantou suspeitas de ligações a movimentos terroristas – em particular ao Estado Islâmico – possibilidade que estará agora a ser investigada pela Polícia Judiciária e Serviço de Informações e Segurança – SIS.

Um dos detidos explicou às autoridades que, entre 2014 e 2015, combateu na guerra da Síria – sem especificar por que lado combateu – e depois acabou por fugir, levando a que fosse alvo de perseguição.

Os dois indivíduos acabaram por ser detidos e acusados de entrada e permanência ilegal em Portugal, depois de terem sido na quarta-feira de manhã presentes ao Tribunal de Pequena Instância Criminal do Porto.

Quando a juíza que apreciou o caso se apercebeu da natureza das fotografias pediu um reforço policial do edifício. No final do interrogatório, a magistrada acabou por determinar a detenção dos dois indivíduos num centro de acolhimento temporário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

As autoridades procuram agora verificar a identidade das duas pessoas, que viajavam sem documentos, sendo que no caso de um dos ilegais, já terá sido possível confirmar que, de facto, esteve na Finlândia e que lhe foi recusado o pedido de asilo.

ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.