A “doença dos homens” já matou (desnecessariamente) mais de oito mil mulheres no Reino Unido

De acordo com um estudo britânico, um ataque cardíaco é, muitas vezes, ignorado e a procura por ajuda médica demora mais do que no caso dos homens.

Segundo o Relatório da Fundação Britânica do Coração, divulgado esta segunda-feira, as mulheres demoram mais a dar atenção aos sintomas de um ataque cardíaco, levam mais tempo até procurarem um médico e têm maior probabilidade de receber um diagnóstico errado. Por tudo isto, revela o documento, nos últimos dez anos, 8.200 morreram desnecessariamente no Reino Unido.

“Preconceitos inconscientes estão a diminuir a probabilidade de sobrevivência das mulheres”. Estereótipos como “o ataque cardíaco é doença de homem” deixam as mulheres menos conscientes do risco e menos alerta para os sintomas que podem surgir. Segundo o relatório, a dor no peito é, em ambos os géneros, o sinal mais comum e frequente.

As mulheres têm 50% mais probabilidades de receber um diagnóstico inicial errado. Tanto homens como mulheres que são inicialmente mal sinalizados têm um risco de morrer de 70%”, lê-se no documento.

O Expresso dá conta de que, há 60 anos, sete em cada dez pessoas morriam depois de sofrerem um ataque cardíaco. Agora, a realidade é diferente: sete em cada dez pessoas sobrevivem. Isto deve-se, sobretudo, a um grande desenvolvimento no acesso aos serviços de saúde e melhoria das técnicas médicas.

Sonya Babu-Narayan, médica e uma das responsáveis pela investigação, sublinha que “os ataques cardíacos nunca foram tão tratáveis como agora. Ainda assim, as mulheres morrem desnecessariamente porque isto é visto como uma doença masculina e, além disso, elas não recebem os mesmos tratamentos standart que os homens”.

Por ano, cerca de 35 mil mulheres dão entrada nos hospitais britânicos no seguimento de um ataque cardíaco, uma média de 98 por dia ou quatro por hora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …