A “doença dos homens” já matou (desnecessariamente) mais de oito mil mulheres no Reino Unido

De acordo com um estudo britânico, um ataque cardíaco é, muitas vezes, ignorado e a procura por ajuda médica demora mais do que no caso dos homens.

Segundo o Relatório da Fundação Britânica do Coração, divulgado esta segunda-feira, as mulheres demoram mais a dar atenção aos sintomas de um ataque cardíaco, levam mais tempo até procurarem um médico e têm maior probabilidade de receber um diagnóstico errado. Por tudo isto, revela o documento, nos últimos dez anos, 8.200 morreram desnecessariamente no Reino Unido.

“Preconceitos inconscientes estão a diminuir a probabilidade de sobrevivência das mulheres”. Estereótipos como “o ataque cardíaco é doença de homem” deixam as mulheres menos conscientes do risco e menos alerta para os sintomas que podem surgir. Segundo o relatório, a dor no peito é, em ambos os géneros, o sinal mais comum e frequente.

As mulheres têm 50% mais probabilidades de receber um diagnóstico inicial errado. Tanto homens como mulheres que são inicialmente mal sinalizados têm um risco de morrer de 70%”, lê-se no documento.

O Expresso dá conta de que, há 60 anos, sete em cada dez pessoas morriam depois de sofrerem um ataque cardíaco. Agora, a realidade é diferente: sete em cada dez pessoas sobrevivem. Isto deve-se, sobretudo, a um grande desenvolvimento no acesso aos serviços de saúde e melhoria das técnicas médicas.

Sonya Babu-Narayan, médica e uma das responsáveis pela investigação, sublinha que “os ataques cardíacos nunca foram tão tratáveis como agora. Ainda assim, as mulheres morrem desnecessariamente porque isto é visto como uma doença masculina e, além disso, elas não recebem os mesmos tratamentos standart que os homens”.

Por ano, cerca de 35 mil mulheres dão entrada nos hospitais britânicos no seguimento de um ataque cardíaco, uma média de 98 por dia ou quatro por hora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …