A “doença dos homens” já matou (desnecessariamente) mais de oito mil mulheres no Reino Unido

De acordo com um estudo britânico, um ataque cardíaco é, muitas vezes, ignorado e a procura por ajuda médica demora mais do que no caso dos homens.

Segundo o Relatório da Fundação Britânica do Coração, divulgado esta segunda-feira, as mulheres demoram mais a dar atenção aos sintomas de um ataque cardíaco, levam mais tempo até procurarem um médico e têm maior probabilidade de receber um diagnóstico errado. Por tudo isto, revela o documento, nos últimos dez anos, 8.200 morreram desnecessariamente no Reino Unido.

“Preconceitos inconscientes estão a diminuir a probabilidade de sobrevivência das mulheres”. Estereótipos como “o ataque cardíaco é doença de homem” deixam as mulheres menos conscientes do risco e menos alerta para os sintomas que podem surgir. Segundo o relatório, a dor no peito é, em ambos os géneros, o sinal mais comum e frequente.

As mulheres têm 50% mais probabilidades de receber um diagnóstico inicial errado. Tanto homens como mulheres que são inicialmente mal sinalizados têm um risco de morrer de 70%”, lê-se no documento.

O Expresso dá conta de que, há 60 anos, sete em cada dez pessoas morriam depois de sofrerem um ataque cardíaco. Agora, a realidade é diferente: sete em cada dez pessoas sobrevivem. Isto deve-se, sobretudo, a um grande desenvolvimento no acesso aos serviços de saúde e melhoria das técnicas médicas.

Sonya Babu-Narayan, médica e uma das responsáveis pela investigação, sublinha que “os ataques cardíacos nunca foram tão tratáveis como agora. Ainda assim, as mulheres morrem desnecessariamente porque isto é visto como uma doença masculina e, além disso, elas não recebem os mesmos tratamentos standart que os homens”.

Por ano, cerca de 35 mil mulheres dão entrada nos hospitais britânicos no seguimento de um ataque cardíaco, uma média de 98 por dia ou quatro por hora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …