Doença de Parkinson pode ter origem no estômago

SXC

A doença de Parkinson pode, afinal, ter origem no estômago. Um novo estudo sugere que o nervo vago (ou pneumogástrico), que liga o cérebro ao tracto gastrointestinal, possa transportar a doença de Parkinson do estômago para o cérebro. Quando o nervo é cortado precocemente, a ocorrência da doença pode ser reduzida para metade.

Os investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, notam que muitos doentes de Parkinson, uma doença degenerativa que afeta os movimentos, também sofriam de sintomas gastrointestinais antes da doença lhes ser diagnosticada.

“Pacientes com a doença de Parkinson frequentemente têm prisão de ventre muitos anos antes de serem diagnosticados, o que pode ser um marcador precoce da ligação entre as patologias neurológica e gastrintestinal relacionada com o nervo vago”, afirma Elisabeth Svensson, autora principal do estudo.

De acordo com a investigadora, apesar de ainda não se saber exatamente como é que o Parkinson começa no sistema digestivo, trata-se do primeiro indício direto de que o nevo vago está envolvido no desenvolvimento da doença nos humanos.

Os resultados, publicados na Annals of Neurology, partiram da análise dos registos de quase 15 mil pacientes submetidos a vagotomias, que consiste no corte do nervo vago.

“Entre 1970 e 1995, aproximadamente, este procedimento era um método comum para tratar úlceras. Se, de facto, o Parkinson começar no estômago e se espalhar pelo nervo vago, estão estes pacientes que se submeteram a vagotomias estariam naturalmente protegidos contra a doença”, explica a investigadora.

Estes pacientes tinham metade da probabilidade de desenvolver Parkinson ao longo de um período de 20 anos. No entanto, os que tinham apenas uma pequena parte do nervo vago cortada não estavam protegidos.

Trata-se do primeiro grande estudo com humanos sobre a relação do nervo vago com a doença, seguindo-se a outros estudos com animais.

O estudo é um passo importante para compreender as causas da doença, contribuindo para que, no futuro, os especialistas possam identificar fatores de risco e prevenir a doença de Parkinson.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …