Doença de Parkinson pode ter origem no estômago

SXC

A doença de Parkinson pode, afinal, ter origem no estômago. Um novo estudo sugere que o nervo vago (ou pneumogástrico), que liga o cérebro ao tracto gastrointestinal, possa transportar a doença de Parkinson do estômago para o cérebro. Quando o nervo é cortado precocemente, a ocorrência da doença pode ser reduzida para metade.

Os investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, notam que muitos doentes de Parkinson, uma doença degenerativa que afeta os movimentos, também sofriam de sintomas gastrointestinais antes da doença lhes ser diagnosticada.

“Pacientes com a doença de Parkinson frequentemente têm prisão de ventre muitos anos antes de serem diagnosticados, o que pode ser um marcador precoce da ligação entre as patologias neurológica e gastrintestinal relacionada com o nervo vago”, afirma Elisabeth Svensson, autora principal do estudo.

De acordo com a investigadora, apesar de ainda não se saber exatamente como é que o Parkinson começa no sistema digestivo, trata-se do primeiro indício direto de que o nevo vago está envolvido no desenvolvimento da doença nos humanos.

Os resultados, publicados na Annals of Neurology, partiram da análise dos registos de quase 15 mil pacientes submetidos a vagotomias, que consiste no corte do nervo vago.

“Entre 1970 e 1995, aproximadamente, este procedimento era um método comum para tratar úlceras. Se, de facto, o Parkinson começar no estômago e se espalhar pelo nervo vago, estão estes pacientes que se submeteram a vagotomias estariam naturalmente protegidos contra a doença”, explica a investigadora.

Estes pacientes tinham metade da probabilidade de desenvolver Parkinson ao longo de um período de 20 anos. No entanto, os que tinham apenas uma pequena parte do nervo vago cortada não estavam protegidos.

Trata-se do primeiro grande estudo com humanos sobre a relação do nervo vago com a doença, seguindo-se a outros estudos com animais.

O estudo é um passo importante para compreender as causas da doença, contribuindo para que, no futuro, os especialistas possam identificar fatores de risco e prevenir a doença de Parkinson.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa. Para …

Papagaio cúmplice de criminosos detido pelas autoridades brasileiras

No Brasil, um papagaio cúmplice de traficantes de droga foi preso pelas autoridades. O animal avisava o casal de criminosos da chegada da polícia. Na favela da cidade de Teresina, no Brasil, o papagaio dizia "a …

Há duas portuguesas desaparecidas e sete mortos após naufrágio em São Tomé e Príncipe

O número de mortos causados pelo naufrágio de um navio perto da ilha são-tomense do Príncipe subiu para sete, existindo ainda 10 desaparecidos, disse fonte do governo regional. “Mais um corpo sem vida, de uma criança, …

Casal está em risco de pena de morte por construir uma casa no mar

Um americano e a sua namorada tailandesa podem terminar os seus dias na prisão ou até serem condenados à morte. As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país …

Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes. Uma percentagem substancial …

Milícia planeava assassinar Barack Obama e Hillary Clinton

O líder de uma milícia norte-americana que capturava imigrantes sem documentos na fronteira com o México, Larry Hopkins, foi detido no sábado e confessou ao FBI que o grupo planeava matar Barack Obama, Hillary Clinton …

Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos. Uma das transições mais marcantes da História foi quando o …

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova …

Uma das praias mais famosas do Hawai está prestes a ficar submersa

Os legisladores estão a tomar medidas para enfrentar os efeitos da mudança climática antes que seja tarde demais numa nova tentativa de reconstruir a famosa praia de Waikiki para proteger os moradores de futuras inundações. O …

Afinal, a chita não é o animal mais rápido do mundo

A classificação dos animais mais rápidos do planeta não tem, na maioria das vezes, em conta a proporção do seu tamanho e da sua velocidade máxima. Esta classificação, que utiliza como medida a quantidade de segundos …