Doença de Parkinson pode ter origem no estômago

SXC

A doença de Parkinson pode, afinal, ter origem no estômago. Um novo estudo sugere que o nervo vago (ou pneumogástrico), que liga o cérebro ao tracto gastrointestinal, possa transportar a doença de Parkinson do estômago para o cérebro. Quando o nervo é cortado precocemente, a ocorrência da doença pode ser reduzida para metade.

Os investigadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, notam que muitos doentes de Parkinson, uma doença degenerativa que afeta os movimentos, também sofriam de sintomas gastrointestinais antes da doença lhes ser diagnosticada.

“Pacientes com a doença de Parkinson frequentemente têm prisão de ventre muitos anos antes de serem diagnosticados, o que pode ser um marcador precoce da ligação entre as patologias neurológica e gastrintestinal relacionada com o nervo vago”, afirma Elisabeth Svensson, autora principal do estudo.

De acordo com a investigadora, apesar de ainda não se saber exatamente como é que o Parkinson começa no sistema digestivo, trata-se do primeiro indício direto de que o nevo vago está envolvido no desenvolvimento da doença nos humanos.

Os resultados, publicados na Annals of Neurology, partiram da análise dos registos de quase 15 mil pacientes submetidos a vagotomias, que consiste no corte do nervo vago.

“Entre 1970 e 1995, aproximadamente, este procedimento era um método comum para tratar úlceras. Se, de facto, o Parkinson começar no estômago e se espalhar pelo nervo vago, estão estes pacientes que se submeteram a vagotomias estariam naturalmente protegidos contra a doença”, explica a investigadora.

Estes pacientes tinham metade da probabilidade de desenvolver Parkinson ao longo de um período de 20 anos. No entanto, os que tinham apenas uma pequena parte do nervo vago cortada não estavam protegidos.

Trata-se do primeiro grande estudo com humanos sobre a relação do nervo vago com a doença, seguindo-se a outros estudos com animais.

O estudo é um passo importante para compreender as causas da doença, contribuindo para que, no futuro, os especialistas possam identificar fatores de risco e prevenir a doença de Parkinson.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …