Casos de doença que corrói o cérebro aumentam no Japão

Os casos de doença de Creutzfeldt-Jakob,  doença rara que corrói o cérebro, têm aumentado no Japão. Os cientistas defendem que a tendência poderá, em breve, tornar-se um problema em muitas outras partes do mundo.

Uma equipa de cientistas japoneses reportou, num recente estudo publicado no Scientific Reports, um aumento de casos da doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), uma condição cerebral degenerativa que leva a demência e morte.

No período de 2005 a 2014, a taxa anual de crescimento da doença foi de cerca de 6,4%. A condição é causada por um prião, uma proteína infecciosa capaz de corromper e modificar proteínas comuns. Ao contrário dos vírus, esta proteína não possui ADN ou ARN (ácido ribonucleico).

Silenciosas, estas proteínas destroem o cérebro de dentro para fora, transformando-o numa “esponja” cheia de buracos. Os priões deformados podem tornar-se infecciosos e espalhar-se entre seres humanos e animais.

A doença pode ser contraída ao consumir tecido cerebral de um indivíduo ou animal infetado.

De acordo com o IFL Science, a doença rara causa sintomas como problemas de memória, mudanças de comportamento, problemas visuais, depressão, falta de coordenação motora e pode até ser letal.

“Apesar de ser uma doença rara, o fenómeno do envelhecimento da população pode desencadear um aumento na sua incidência e, portanto, no ónus socioeconómico e de saúde da doença de Creutzfeldt-Jakob”, defendem os cientistas, salientando que, em 2030, um em cada três japoneses terá 65 anos ou mais.

“O nosso objetivo foi analisar as tendências, num esforço para espalhar a consciência e estimular novas estratégias de tratamento. A doença de Creutzfeldt-Jakob, embora rara, será mais prevalente nos próximos 5 a 10 anos“, disse Yoshito Nishimura, autor do estudo, em comunicado.

O investigador explicou ainda que, “ao contrário de outros tipos de demência, que progridem de forma relativamente lenta, os pacientes com esta condição sofrem de uma forma que avança rapidamente“. “É urgente encontrar estratégias eficazes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a sobrecarga dos cuidadores.”

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      O facto de nos lembrarmos da doença, que causou o pânico há uns 12 anos, não significa que não seja (continua a ser, felizmente) rara — nem nos obriga a tratá-la pelo seu nome popular.

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …