Não foi sífilis. Doença semelhante ao coronavírus matou o pintor italiano Rafael

Rafael Sanzio / Wikimedia

Detalhe do autorretrato do pintor italiano Rafael.

O pintor renascentista italiano Rafael não morreu de sífilis, como os rumores sugeriam. Um novo estudo revela que o artista morreu vítima de uma doença pulmonar semelhante ao novo coronavírus.

Rafael Sanzio, conhecido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano. O artista tinha uma longa reputação de mulherengo e rumores apontavam que a sífilis foi responsável pela sua morte aos 37 anos de idade.

Agora, 400 anos depois da sua morte, uma equipa de investigadores vem deitar por terra essa hipótese, revelando a verdadeira causa da morte do pintor. O estudo foi publicado este mês na revista científica Internal and Emergency Medicine.

Os autores da investigação concluem que Rafael morreu de uma doença pulmonar.  A verdade é que o pintor andaria a fazer visitas às suas amantes durante noites gélidas, algo que nunca foi contado aos seus médicos na altura. A revelação consta na obra-prima de Giorgio Vasari sobre a vida de vários pintores.

Uma forte febre atacou Rafael, levando o Papa a convocar “os melhores médicos de Roma” para tratar o pintor renascentista, contou o historiador médico e coautor do estudo Michele Augusto Riva à AFP.

Na altura, os médicos diagnosticaram erradamente o artista, prescrevendo-lhe sangria com incisões ou sanguessugas. Esta recomendação médica apenas terá acelerado a morte de Rafael em vez de o ajudar.

“Temos a certeza de que a sangria contribuiu para a morte de Rafael”, disse Augusto Riva. “Os médicos daquele tempo estavam acostumados a praticar sangria para o tratamento de diferentes doenças, mas geralmente não era usado para doenças dos pulmões. No caso de Rafael, ele não explicou a origem da doença ou os seus sintomas e, portanto, o médico usou incorretamente a sangria”.

“Um erro médico, e seu próprio erro ao não contar fielmente a sua história, contribuíram para a morte de Rafael”, concluiu o especialista.

Assim, a verdadeira causa da morte de Rafael foi uma doença pulmonar que, o coautor Augusto Riva, diz ser “muito parecida com o coronavírus que vemos agora”.

Durante a doença do artista, que terá durado 15 dias, ele foi capaz de preparar um testamento, confessar os seus pecados a um padre e receber os seus últimos ritos. Rafael viria a receber um grande e imponente funeral no Vaticano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …