Documentos mostram que Austrália ajudou a CIA no golpe contra Salvador Allende

fundaciongap / Flickr

O ex-Presidente do Chile, Salvador Allende

Documentos desclassificados do Governo australiano revelam que o país ajudou a CIA no golpe de Estado, em 1973, contra o Presidente chileno Salvador Allende.

De acordo com o jornal The Guardian, documentos desclassificados do Governo australiano provam que, em dezembro de 1970, o ministro dos Negócios Estrangeiros Billy McMahon, que mais tarde se tornaria primeiro-ministro, aprovou um pedido da Australian Secret Intelligence Service (ASIS) para abrir uma base em Santiago, no Chile.

A partir de 1971, e durante 18 meses, de acordo com o Arquivo de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a ASIS aparentemente conduziu operações secretas no país sul-americano para ajudar a CIA (Central Intelligence Agency) a desestabilizar o Governo chileno.



Entre as várias operações estão, por exemplo, lidar com ativos chilenos recrutados pela CIA na capital chilena e tratar de relatórios enviados para a sede da CIA em Langley, na Virgínia.

Os documentos revelam ainda como o sucessor de McMahon, Gough Whitlam, eleito em dezembro de 1972, menos de um ano depois ordenou que o então diretor da ASIS, William Robertson, encerrasse as operações no Chile.

Tal como escreve o jornal britânico, estes documentos desclassificados oferecem a primeira prova oficial de que a ASIS participou na campanha de desestabilização que precedeu o golpe militar, a 11 de setembro de 1973, que depôs o Presidente Salvador Allende e que instaurou a ditadura do general Augusto Pinochet.

Estes documentos estão entre outras centenas divulgados a Clinton Fernandes, autor e professor de Estudos Internacionais e Políticos da Universidade de Nova Gales do Sul, que tem pressionado o Governo australiano a desclassificar ficheiros de segurança nacional sobre operações secretas da ASIS em países como o Chile, Camboja e Indonésia.

O Governo e as agências de segurança têm vindo a argumentar que confirmar ou negar a existência de registos de operações da ASIS, inclusive no Chile, prejudicaria o interesse nacional.

A questão já chegou mesmo à via judicial e o Tribunal de Recursos Administrativos da Austrália (AAT) está agora a considerar a possibilidade de obrigar o Estado a divulgar as versões completas dos mesmos documentos de arquivo.

“O Governo australiano fala muito em lutar contra a interferência estrangeira, mas ajudou a derrubar um Governo democrático no Chile. De seguida, opta pelas classificações de segurança nacional nos seus registos para evitar que o público saiba o que aconteceu. A segurança nacional deve ser um objetivo, não um álibi”, afirmou.

Estas revelações são feitas nas vésperas do 48.º aniversário deste golpe de Estado, que acabou por levar à sangrenta ditadura de Pinochet (1973-1990), que causou mais de três mil mortos.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas também há testemunhos de antigos agentes secretos cubanos, que serviam de “” guarda costas “” a Allende, que receberam ordens de FIDEL para MATAR Allende e fazer dele um símbolo da ruindade de Pinochet para todo o mundo, em especial, na América Latina.

    É que Allende queria render se e dialogar com os revoltosos…
    Mas FIDEL queria um mártir do fascismo.

    Esses testemunhos foram feitos há alguns anos.
    Porque não são notícia?????

  2. O objectivo é fabricar a “história” que convém…., ou seja branquear os amigos estalinistas e sujar os inimigos!
    Em Portugal, quem assassinou Humberto Delgado foi malta de esquerda com quem se tinha incompatibilizado. Sabendo que tinha um acordo com o regime de regressar com a condição de não fazer pol~itica, embora politicamnte já estivesse morto e sofresse de cancro hepático, matá-lo seria a forma de acusar o regime, criando-lhe uma má imagem…daí a doentia insistência nesta figura que foi um dos jovens tenentes do 28 de Maio de 1926.

  3. A Austrália nunca foi de fiar, que o digam os aborígenes ou, mais recentemente, os timorenses!…
    De resto, a ditadura chilena foi mais um belo serviço dos EUA…

  4. Não só Australia, mas também as Monarcas de Inglaterra e Países Baixos em conluio com o Vaticano tinham financiadas o golpe contra Allende, provavelmente através da Royal Shell

RESPONDER

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …