Divulgado vídeo do momento da fuga de El Chapo

O Governo do México deu a conhecer, esta terça-feira, um vídeo que mostra o momento exato da evasão do narcotraficante Joaquin Guzmán, conhecido como El Chapo, da prisão de alta segurança Altiplano I, ocorrida no fim de semana.

No vídeo, apresentado aos órgãos de comunicação social pelo chefe da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, pode ver-se El Chapo a caminhar de um lado para o outro na sua cela, a sentar-se na cama para trocar de calçado e, por fim, a agachar-se na zona do duche, tapada por um muro. Depois de voltar a baixar-se na área do chuveiro nunca mais volta a aparecer.

“O material que acabam de visualizar foi captado pela câmara de vigilância no interior da cela onde se encontrava. O comportamento do detido no dia dos factos era, até esse momento, rotineiro, natural para um recluso que passa longas horas dentro da sua cela”, disse Monte Alejandro Rubido, aos jornalistas.

Além disso, assinalou, como se pode observar, há dois “pontos cegos” para a câmara na cela, com o objetivo de “permitir a privacidade na zona sanitária e na de chuveiros”.

O túnel pelo qual se deu a fuga desembocava atrás do chuveiro, pelo que não foi possível detetar uma ação fora do comum por parte do recluso nos momentos que antecederam a fuga, explicou o mesmo responsável.

Monte Alejandro Rubido disse que, como mandam os protocolos de segurança, foi emitido um alerta vermelho assim que os funcionários da prisão se aperceberam da ausência do recluso, mas não especificou quanto tempo volveu entre o desaparecimento de “El Chapo” e a emissão do alerta.

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

“No âmbito das investigações, a Procuradoria-Geral da República está a analisar se os protocolos forem estritamente seguidos ou não, e nesse caso, se existem responsáveis por incumprimento, atraso ou omissão. Se assim for terão que enfrentar a justiça”, frisou.

Foram ainda exibidos outros dois vídeos – um da cela vista de fora no momento da evasão e outro que segue a rota da fuga de El Chapo através de uma conduta que vai desde a área do chuveiro até a um túnel de 1,5 km que leva a uma casa semiconstruída.

As autoridades mexicanas também informaram, entretanto, terem colocado sob custódia 22 funcionários da prisão, esta terça-feira, perante as suspeitas de que o fugitivo contou com a ajuda do interior da cadeia.

Esta foi a segunda fuga de El Chapo de uma prisão mexicana em 14 anos.

Uma recompensa de 60 milhões de pesos (3,5 milhões de euros) por informações que conduzam à captura do fugitivo foi anunciada na segunda-feira pelas autoridades mexicanas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …