Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura “sem dinheiro” para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

23

João Moura / Facebook

O cavaleiro João Moura

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo que arrisca até dois anos de prisão. Com dívidas avultadas ao fisco, o cavaleiro não teria dinheiro para os alimentar, segundo vizinhos.

Os 18 cães galgos foram resgatados na Quinta de Santo António, em Monforte, que é propriedade de João Moura. “Estavam muito maltratados. A situação financeira do João [Moura] é muito complicada. Acredito que ele não tinha dinheiro para tratar dos animais”, refere ao Correio da Manhã (CM) um vizinho do cavaleiro.

Nos últimos anos, João Moura renegociou com o Fisco uma dívida da ordem do meio milhão de euros e a sua empresa de espectáculos tauromáquicos, Verónicas e Piroetas, “chegou a ter mais de 30 processos de execução fiscal” e “está ainda na lista de devedores ao Fisco no escalão entre 10 mil e 50 mil euros”, apesar de ter fechado em 2016, como vinca o CM.

João Moura nega, contudo, que os cães estivessem maltratados. “Tinha lá uns cães mais magros e alguém denunciou isso, mais nada”, sublinha em declarações divulgadas pelo blogue tauromáquico O Farpas.

“Já prestei as minhas declarações e estou em casa tranquilo e com a consciência tranquila. Não matei ninguém, não roubei ninguém, não tratei mal os meus cães, alguns estavam magros, mas não os tratei mal”, destaca o cavaleiro.

Um elemento da família de João Moura sublinha na TVI que os animais não estavam maltratados e que alguns estavam doentes.

Um dos cães resgatados acabou por morrer em “estado de extrema subnutrição e desidratação”, conforme revelou uma fonte do abrigo que acolheu os animais, o Cantinho do Milú, ao Expresso.

Esta circunstância agrava uma eventual pena aplicada ao cavaleiro. O Código Penal prevê uma pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias para o crime de maus-tratos e abandono de animais, mas a pena é agravada para até 2 anos quando a situação resulta na “morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afectação grave e permanente da sua capacidade de locomoção”.

O Cantinho da Milú refere que os galgos acolhidos “vão fazer análises completas, ser vacinados, desparasitados e esterilizados” e que “estão a ser alimentados com uma boa ração para ganharem forças”.

Entretanto, corre uma petição online que condena o comportamento do cavaleiro e que já conta com mais de 7 mil assinaturas.

O filho do cavaleiro já tinha estado envolvido numa polémica com maus tratos a animais, depois de ter divulgado imagens que mostravam uma matilha de cães agarrados a um touro.

ZAP //

23 Comments

  1. Senão tem dinheiro p/ os alimentar que tivesse a hombridade de os entregar num canil, ear o mínimo que podia fazer. O que fez é desumano. Por outro lado p/ ele tem muito dinheiro p/ se alimentar já que está mais GORDO do que nunca. Desculpas da treta. Como deve dinheiro ao fisco é p/ se ter peninha de quem sempre levou uma BOA vida?

  2. Ninguém tem 18 cães se não os tiver associados a um negócio, onde os tencione utilizar. Seria com os touros?
    Será que poderia ser de um esquema de “lavagem” de galgos para corridas ou outra atividade conexa? E que no caso destes pobres cães, a coisa correu mal para todos, os negociantes e os cães? E não havendo money, estavam para morrer, para o problema ficar “resolvido?

  3. Este sádico, habituado a torturar Animais na arena, é muito natural que o faça dentro de portas da sua propriedade. Representa de forma exaustiva como a sua classe de retrogrados, torturando os animais, no circo para o bom prazer de outros doentios sádicos. 2 Anos de prisão sem redução de pena a pão e agua unicamente, coisa que nem isso fez para os seus cães !

  4. O não tratar mal os animais, vindo de quem ganha a vida a espetar farpas no lombo de toiros, é um estranho conceito do que é tratar mal um animal. Mas, sabe-se lá o que passa pela cabeça deste homem. quando também alega não tratar mal os seus cães, todos magros que fazem pena, morrendo um deles em “estado de extrema subnutrição e desidratação”, quando os encontraram.

  5. Diz ele que aquilo não era tratar mal os animais. Se assim pensa, certamente não se importaria que a justiça decidisse que a sua pena fosse ser tratado do mesmo modo como tratou os animais…

  6. É um facto que os cães estavam magros, mas isso não faz do seu dono um assassino nem malfeitor. Vamos com calma. Caminhamos para uma sociedade em que se é condenado por ter cães magros – que é errado – mas que depois defende o aborto, a eutanásia e o lobby gay. Cuidado.

    • és um idiota da pior espécie e deverias ter nascido CÃO na herdade desta Besta – Vê lá como eu vou adivinhar: és um aficionado tauromáquico! és daqueles que se diz amante dos animais e da natureza mas perante as imagens chocantes dizes ver um cão magro …. espero que os teus familiares venham a ser tão elegantes quanto aqueles pobres animais, que é o que tu mereces minha besta!

      Não tem dinheiro para comprar ração (uma saca de 20Kg compra-se por 8 euros!!!) mas vive numa quinta / herdade?? Deve milhões ao fisco? Então porque não lhe executaram os imóveis???

      • O teu comentário até poderia ter nexo e razoabilidade para se ler e aceitar se não fosse a forma com que te diriges a outra pessoa – que tem uma opinião diferente da tua e que tem todo o direito e legitimidade para a ter e expressar. Além do afecto que pareces nutrir pelos animais – e isso é uma excelente qualidade -, agora deverias investir na qualidade chamada educação (não naquela do “saber ler e escrever ou do 1+1=2, ou ainda aquela que te permite ocupar um cargo mais-ou-menos bem remunerado, a profissionalizante – se é que desta conseguem seriamente sair uma quantidade satisfatória e orgulhosa de profissionais profissionalizados) mas naquela que te ensina o respeito que deves ter com os outros, quando, e principalmente ninguém te faltou ao respeito e nem tão-pouco se dirigiu a ti. Será esta educação, a sugerida, a educação mais complexa e difícil de aprender?!

      • Mas, pelo que estou a ver o sr. também está a tratar mal.Está a dizer indirectamente que ele é burro, não estudou e tem um emprego pouco renumerado.Porque mesmo esses que se dizem cheios de cursos são umas BESTAS!Piores que animais.Sente-se o cheiro putrefato da imundisse da sociedade que só quer é popós novos e passear todos os fins de semana para o mesmo local.

    • Bem…… considero esse seu comentário, fruto de alguma doença mental. Se já estiver em tratamento, muito bem, se não trate-se com a maior urgência !…..Vááá´….as melhoras !

    • Ó Zé… sai do armário! Provavelmente deves andar com vontade de experimentar. Força nisso Zé!

      Qual é o seu problema com a homossexualidade dos outros?! O meu único problema é não serem todos homossexuais!
      Quanto à eutanásia, em nada o afeta diretamente alguém decidir pôr termo à sua própria vida.

      Quanto ao aborto é outra questão dado que há uma outra vida sobre a qual um outro tomou decisões.

      Quanto ao resto, siga Zé, experimente! Pode ser que goste e que descubra uma novo passatempo para ocupar os seus dias.

    • Ai Zé… essa cabecinha anda toda baralhada!…
      Tu, claramente não tens sequer capacidade para tomar conta de ti, quanto mais para avaliar os outros!…

  7. O que é irónico no meio de tudo isto é que os cães estavam magros mas ele anda gordo!

    Quanto ao resto destaco apenas que finalmente as entidades públicas cumpriram o seu dever e fizeram o que tinha que ser feito. Pena que os seus homólogos da supervisão bancária, da justiça,… não façam igualmente o que se espera deles.

  8. Era fazer o mesmo a este sádico caloteiro, tá gordo como um texugo, mas tb não se pode esperar melhor de alguém que ganha a vida a maltratar animais. Havia de cumprir os dois anos de cadeia e durante esse tempo só lhe darem pão e água.

  9. Fico deveras preocupada com este tipo de comparações. É que duas delas são escolhas. Escolha de viver ou morrer, por vontade própria, no caso da eutanásia ( termo vindo do latim que significa boa morte)legalização do aborto, escolha de mulher grávida em estado embrionário que recorre a esse acto médico, muitas vezes, por falta de meios, justamente, para não ser forçada a criar filhos subnutridos, o que por si só já é um mau trato.
    Os animais não têm escolha. São obrigados a sujeitar-se ao comportamento dum ser humano, que de humano não tem nada.
    Quanto ao loby gay é perfeitamente hilariante a sua referência. Loby é grupo, gay é alegre. Se o grupo é alegre, ainda bem. Tem pena de não se conseguir assumir ou, simplesmente ser um triste estúpido. Acredite, lamento a infelicidade da sua condição.

    • Boa tarde D. Lídia Valentim.
      Parabéns pelo seu comentário assaz elucidativo.
      Típicas comparações da beira da estrada c/a Estrada da Beira, as feitas por este tal “José”.
      Uma excelente tarde para si.

  10. Miguel, foste forte nas palavras quanto ao energumeno do José, mas expressaste o que sentes face a uma opinião de alguém que parece estar a brincar com um tema tão sério ao dizer que os galgos estavam magros. Mas pior que o José só mesmo os politicamente corretos que vem para aqui comentar o tom dos comentários sem comentar nada. Fico contente que as autoridades (GNR) tenham tido a coragem de fazer a busca face á denúncia feita. Espero que o relatório veterinário seja feito não só baseado no do veterinário de Monforte (que se deve sentir condicionado) mas em conjunto com uma entidade independente. Espero que seja provado aquilo que parece evidente de acordo com as imagens colhidas pela GNR, e que João Moura seja condenado. Este tipo de gente habituou-se a estar acima da lei e a viver sempre acima das suas possibilidades. Se não tem dinheiro que vá procurar trabalho como qualquer outro.

    • Boa tarde Sr. Miguel e parabéns pelo seu comentário.
      De certeza que os cavalos e os touros andam bem alimentados; a ele, também não me parece faltar alimentação.
      De qualquer modo, se pedisse ajuda, de certeza que a mesma lhe seria dada, por ex. trinca de arroz e umas miudezas de carne, p/alimentar os cães. E se não os pode alimentar, p/que quer 18 cães?! É – no mínimo – estranho…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.