Retalhistas alertam para “cocktail explosivo” que pode esvaziar prateleiras no Natal

Atrasos no fabrico e distribuição dos produtos ainda não recuperaram das paragens forçadas pela pandemia.

A possibilidade de no Natal algumas prateleiras das grandes superfícies estarem vazias por falta de stocks é um cenário para o qual os portugueses se devem preparar. O alerta é feito pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuições que, pela voz do seu presidente, aponta a subida dos custos das matérias-primas, a falta de componentes (como os já famosos chips) e a crise dos contentores como estando na origem desta previsão.

“Estão a provocar muitos constrangimentos para a importação de produtos de fora da Europa e que têm um peso significativo no retalho especializado“, explicou ao Eco. Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da associação, falou ainda num “cocktail explosivo que pode vir a ter impacto” nas compras dos portugueses, especialmente numa altura do ano marcada pelo consumo.



O dirigente garante que os “retalhistas estão todos a lutar para que não se venham a sentir” muitas das consequências deste cenário, havendo, ainda assim, “um risco latente de poder haver eventualmente falhas em algumas categorias de produtos”.

Entre os produtos que são mais prováveis de faltar, aponta Gonçalo Lobo Xavier, estão os “equipamentos eletrónicos de consumo e nos brinquedos“, por se tratarem de “produtos que tendencialmente vêm de fora da Europa e que podem estar em risco”. “Não queremos, de maneira nenhuma, alarmar os consumidores, mas nalgumas categorias de produto, se houver uma grande procura, poderemos ter dificuldade em repor os stocks”, explicou.

Nas suas declarações, o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição tratou ainda de atirar as culpas de uma possível situação de rutura aos distribuidores e não aos retalhistas, uma vez que não os habituais canais de transporte de produtos que não estão a funcionar. Deixou também um apelo aos dirigentes políticos para que encarem o cenário atual como “uma oportunidade para relançar a indústria europeia”.

O Eco ouviu também os distribuidores que descrevem o cenário que se vive no setor portuário como “completamente louco“, com os armadores a estabelecerem preços até dez vezes superiores aos que eram praticados antes da pandemia, sobretudo nas rotas da Ásia para a Europa.

Segundo Mário de Sousa, CEO da Portocargo, existe “muita mercadoria acumulada à espera de espaço em navios” e em risco de só chegar à Europa já depois do Natal. O responsável elucidou que as fábricas estão a demorar mais tempo a produzir e a entregar os produtos e que se mantém o desequilíbrio na distribuição dos contentores pelo mundo, o qual se iniciou logo após o surgimento dos primeiros casos de covid-19 na China.

“O que não estiver já embarcado, já não chega antes do Natal à Europa. E além do preço de transporte elevado, é preciso perceber que, desde que a mercadoria está pronta, até que se arranje espaço para embarcar, o atraso está em cinco a seis semanas“, alerta.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …