Distorções na luz estelar podem ser um sinal da presença de matéria escura

Uma nova técnica pode ajudar a identificar a misteriosa matéria escura, através da procura de distorções na luz das estrelas.

Apesar de ser invisível, os efeitos da matéria escura sobre outros objetos cósmicos permitem que seja mapeada. Os seus principais impactos incluem rotações de galáxias e estrelas e a sua presença pode ajudar a explicar o caminho que a luz percorre quando viaja pelo Universo.

Na Via Láctea, os efeitos da matéria escura são muito menores e muito mais difíceis de mapear. Recentemente, uma equipa de cientistas liderada por Siddharth Mishra-Sharma, da Universidade de Nova York, propôs uma nova técnica para ajudar a identificar a matéria escura, através da procura de distorções na luz das estrelas. Os resultados foram recentemente publicados na Physical Review D.

Na década de 1930, Fritz Zwicky teorizou que se as galáxias consistissem apenas em matéria bariónica, elas se separariam. A esta gravidade extra os cientistas deram o nome de matéria escura e os seus efeitos foram observados ao longo de vários anos.

NASA / ESA / L. Calçada

Lente gravitacional

Um dos efeitos consiste na lente gravitacional. De acordo com a teoria da relatividade geral, há uma distorção no espaço-tempo causada pela presença de um corpo de grande massa entre um objeto e o observador.

Em objetos mais pequenos, o efeito é muito pequeno. No entanto, nos objetos mais maciços – como um aglomerado de galáxias –, a distorção é muito mais pronunciada, resultando num caminho curvo de luz à medida que esta passa pela região.

O novo método propõe, segundo o Science Alert, observar a estrutura das estrelas individuais da Via Láctea para detetar a presença de matéria escura usando o efeito proposto pelas lentes gravitacionais. No entanto, como os efeitos são muito subtis em corpos relativamente pequenos, os cientistas tiveram a ideia de procurar sinais em grupos de estrelas.

Esta técnica proposta pela equipa da universidade norte-americana permite inferir a presença de matéria escura analisando as distribuições das velocidades e acelerações de estrelas e galáxias. Segundo as simulações, as distribuições variam de acordo com o tipo de matéria escura – sendo que a estrutura também pode ajudar a validar os modelos de matéria.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …