Distanciamento social reduz em 13% novos casos de covid-19

Manuel de Almeida / Lusa

Um novo estudo garante que as medidas de distanciamento físico podem ajudar a retardar a propagação do novo coronavírus.

“A recomendação mais pragmática foi aconselhar o distanciamento físico (referido por alguns como distanciamento social) para minimizar a transmissão pessoa a pessoa, com vista a achatar a curva da epidemia “, escreveram os autores do estudo, liderado por Nazrul Islam, epidemiologista da Universidade de Oxford.

No entanto, um especialista envolvido na investigação sublinhou que estas descobertas são baseadas em dados deficientes – por serem fornecidos pelos países, com variáveis de qualidade diferentes – pelo que não devem ser consideradas conclusivas, mas sugestivas.

Segundo o Diário de Notícias, a equipa composta por especialistas dos EUA e do Reino Unido recolheu e analisou informações sobre casos relatados diariamente de 149 países ou regiões, antes e depois de cinco medidas diferentes de distanciamento físico ou social: encerramento de escolas e de locais de trabalho, suspensão de transportes públicos, restrições a reuniões de massas e ao movimento de pessoas dentro de países ou regiões.

As conclusões do estudo, publicado recentemente na BMJ, mostram que, em média, qualquer medida de distanciamento esteve associada a uma redução geral na incidência de covid-19 de 13% durante o período em análise.

As restrições às reuniões de massas e o encerramento de escolas e locais de trabalho parecem ter sido um elemento-chave associado à diminuição da incidência de covid-19.

Já o encerramento dos transportes públicos não foi associado a nenhum benefício adicional quando as outras quatro medidas já estavam em vigor, “sugerindo que os transportes públicos poderiam permanecer abertos”.

Em relação à ordem com que estas medidas foram implementadas, os investigadores referem que nada no estudo indicou que a relação temporal fosse relevante, ainda que uma maior redução na incidência de covid-19 tivesse sido associada à implementação precoce do confinamento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …