Exalar álcool para ficar sóbrio. Cientistas criam dispositivo que alivia embriaguez

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma tecnologia para reverter o envenenamento por monóxido de carbono, mas acabou por descobrir que o dispositivo criado também pode reduzir o envenenamento por álcool.

Normalmente, as toxinas do álcool são eliminadas pelo fígado, mas a taxa de metabolização é constante, o que significa que não é possível acelerar o processo. Recentemente, investigadores da University Health Network, no Canadá, criaram um dispositivo que ajuda a eliminar o álcool do corpo ao respirar, escreve a CBC.

O ClearMate consiste numa máscara, com um reforço frontal para a boca e para o nariz, que incentiva a hiperventilação respiratória. Na sequência desta ação, pequenas quantidades de álcool vão sendo eliminadas cada vez que o utilizador expira.

“O método é tão simples e óbvio que, só olhando para ele, ninguém reconhece o seu potencial”, disse o anestesiologista Joseph Fisher, autor do artigo científico publicado na Scientific Reports.

Quando está a hiperventilar, o corpo humano elimina oxigénio até três vezes mais rápido do que o normal, mas ninguém consegue fazê-lo durante longos períodos de tempo. Com isto em mente, os cientistas pensaram não só em ampliar a duração dessa atividade respiratória, mas também em fazer com que ela filtrasse o álcool.

A nova máscara ventila uma mistura de dióxido de carbono e oxigénio, que incentiva a hiperventilação, enquanto previne desmaios fruto de respirações aceleradas.

Segundo os cientistas, além de aliviar a embriaguez e evitar uma potencial ressaca, o ClearMate também pode ser aplicado em emergências médicas. “Se um paciente estiver inconsciente, pode ser inserido um tubo nos pulmões para proteger a sua respiração, e o mesmo método pode ser aplicado manualmente”, disse Fisher.

Apesar de o dispositivo ter obtido a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento do envenenamento por monóxido de carbono, serão necessários mais dados para que a mesma tecnologia seja aceite como um tratamento para reverter o envenenamento por álcool.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …