/

Disney decide deixar de fazer o seu próprio dinheiro

whiper / Flickr

Adeus, nota de dólar do rato Mickey. Adeus Sininho!

Adeus, nota de dólar do rato Mickey. Adeus Sininho!

Os estúdios Disney anunciaram esta quarta-feira que vão deixar de imprimir e vender as suas próprias notas de dólar, usadas como forma de pagamento nos seus parques temático. a notícia despoletou uma corrida às notas entre os coleccionadores.

A decisão, é justificada pela crescente popularidade do sistema de cartão-prenda da empresa, explicou Suzi Brown, porta-voz da Disneyland, em Anaheim, na Califórnia.

Segundo a agência AFP, e empresa deixou de imprimir dinheiro no passado dia 14 de maio. As notas que ainda se encontram em circulação poderão ser utilizadas, sem prazo de validade.

As notas, ilustradas com personagens do imaginário Disney e obviamente assinados pelo tesoureiro Tio Patinhas, podiam ser usadas como moeda nos parques temáticos, resorts, hotéis, restaurantes e lojas da gigante do entretenimento americano.

O icónico rato Mickey é a figura da nota de 1 dólar, e a sua namorada Minnie a da nota de 10 dólares. Cinderela, Dumbo, a Bela Adormecida e muitas outras figuras do mundo Disney foram representados nas diferentes edições das notas, desde o seu lançamento, há quase 30 anos.

A produção das notas usava diversas técnicas anti-falsificação – entre outras, micro-impressão, brilhos e tintas reflectoras – que as torna difíceis de copiar ou digitalizar. São identificadas com um código alfanumérico único para cada nota.

Após o anúncio do fim da produção destas notas, o seu valor subiu acentuadamente. As notas do rato Mickey valem agora, em sites de leilões como o eBay, muitas vezes mais do que o seu valor nominal.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.