Discutir com o parceiro pode prolongar a vida (mas só se o fizermos bem)

Afinal, as discussões entre casais podem não ser tão nefastas como pensávamos. Uma equipa de psicólogos concluiu que as discussões regulares num casamento podem promover a esperança média de vida dos cônjuge, mas há uma condição. 

De acordo com uma nova investigação, publicada nesta segunda-feira na revista Psychosomatic Medicine, as discussões podem prolongar a longevidade do casal, mas só se as reações emocionais de ambos forem simétricas ou então, se ambos moderarem reciprocamente o seu comportamento.

A equipa de investigadores do estado norte-americano do Arizona levou 32 anos para chegar a esta conclusão. Durante este período de tempo, os cientistas monitorizaram as discussões de 194 casamentos.

Os psicólogos concluíram que tanto as mulheres como os homens tinham maior risco de morte prematura quando as suas formas de reações à raiva e ao conflito eram diferentes das do parceiros. A partir daqui, deduziu a equipa de investigadores, o grau de diferença entre os estilos de resposta pode ser um importante indicador a longo prazo do risco de mortalidade precoce em pessoas casadas.

Segundo a mesma publicação, o menor risco de morte prematura ocorre nos casais nos quais tanto o homem como a mulher exteriorizam o que sentem, sendo a taxa de risco de 24% e 18%, respetivamente. No entanto, moderar o comportamento em relação à reação do parceiro prolonga também a vida.

Em sentido oposto, se um dos cônjuges suprimir a raiva que sente para sanar o conflito o mais cedo possível, o risco de morte aumenta. Segundo os cientistas, com o tempo as diferenças emocionais de ambos acabam depois por tornar as discussões mais frequentes.

“É possível que um dos cônjuges escolha ter discussões mais acesas, enquanto o seu parceiro as evite. Esta situação deixa ambos insatisfeitos com a forma como os conflitos são tratados”, disse Kyle Bourassa, o psicólogo que dirigiu do estudo. “[Este comportamento] poderá resultar num maior stress diário que afetará a saúde de ambos a longo prazo”, disse.

Neste sentido, os casamentos que melhor ajustam os estilos interpessoais de discussão acabam por ter menos conflitos comparativamente com os demais, exponenciação a sua esperança média de vida. Um dos resultados diretos deste ajuste é um melhor estado de saúde, acreditam os cientistas.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …