Diretor da Interpol desaparecido está detido na China

Web Summit / Flickr

O presidente da Interpol, Hongwei Meng, na Web Summit 2017, em Lisboa

Segundo anunciado pelas autoridades chineses Meng Hongwei, líder da Interpol, foi detido e está a ser investigado por suspeitas de subornos.

Dado como desaparecido desde setembro, Meng Hongwei, diretor da Interpol está detido na China e a ser investigado, segundo anunciou o órgão anticorrupção da China, este domingo.

Meng Hongwei, também vice-ministro da segurança pública da China, foi dado como desaparecido depois de uma viagem entre Lyon, França, e a China. A mulher de Meng Hongwei, revelou este domingo ter recebido duas mensagens do seu marido a 25 de setembro, não tendo recebido mais noticias suas desde então.

Segundo a BBC, a Comissão Nacional de Supervisão chinesa – órgão responsável por casos de corrupção que envolvem funcionários públicos – adiantou que o diretor da Interpol está a ser investigado por “suspeitas de violar a lei”, não especificando mais detalhes sobre o caso.

Entretando, a Interpol anunciou através do Twitter que Hongwei demitiu-se do seu cargo de diretor da Interpol.

Na nota da Interpol é também adiantado que, até à nomeação de um novo líder a 18 de novembro, no Dubai, Kim Jong Yang, da Coreia do Sul, será o presidente interino.

De acordo com o South China Morning Post, Hongwei terá sido levado para interrogatório quando aterrou na China.

Segundo a mesma fonte, a 30 de setembro, decorreu uma reunião de altos dirigentes do Partido Comunista chinês na qual o ministro da Segurança Pública, Zhao Kezhi, terá revelado detalhes de uma conversa com Ding Xuexiang, chefe de gabinete do Presidente chinês Xi Jinping.

Na reunião, Xi Jinping, terá sido alertado para a necessidade urgente de reforçar a vigilância contra a corrupção.

Na passada sexta-feira, a procuradoria de Lyon, local onde Hongwei foi visto pela última vez, abriu uma investigação ao desaparecimento do líder da Interpol.

Apesar de ser um cargo honorífico, a designação de Hongwei para líder da Interpol foi muito criticada por organizações de defesa dos direitos humanos que expressaram preocupações com a hipótese de a China passar a ter ajuda na perseguição de dissidentes políticos que fugiram do país.

Meng Hongwei, de 64 anos, eleito em novembro de 2016, foi o primeiro chinês a ocupar o cargo, e estaria no comando da organização até 2020.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …