Diretor da Interpol desaparecido está detido na China

Web Summit / Flickr

O presidente da Interpol, Hongwei Meng, na Web Summit 2017, em Lisboa

Segundo anunciado pelas autoridades chineses Meng Hongwei, líder da Interpol, foi detido e está a ser investigado por suspeitas de subornos.

Dado como desaparecido desde setembro, Meng Hongwei, diretor da Interpol está detido na China e a ser investigado, segundo anunciou o órgão anticorrupção da China, este domingo.

Meng Hongwei, também vice-ministro da segurança pública da China, foi dado como desaparecido depois de uma viagem entre Lyon, França, e a China. A mulher de Meng Hongwei, revelou este domingo ter recebido duas mensagens do seu marido a 25 de setembro, não tendo recebido mais noticias suas desde então.

Segundo a BBC, a Comissão Nacional de Supervisão chinesa – órgão responsável por casos de corrupção que envolvem funcionários públicos – adiantou que o diretor da Interpol está a ser investigado por “suspeitas de violar a lei”, não especificando mais detalhes sobre o caso.

Entretando, a Interpol anunciou através do Twitter que Hongwei demitiu-se do seu cargo de diretor da Interpol.

Na nota da Interpol é também adiantado que, até à nomeação de um novo líder a 18 de novembro, no Dubai, Kim Jong Yang, da Coreia do Sul, será o presidente interino.

De acordo com o South China Morning Post, Hongwei terá sido levado para interrogatório quando aterrou na China.

Segundo a mesma fonte, a 30 de setembro, decorreu uma reunião de altos dirigentes do Partido Comunista chinês na qual o ministro da Segurança Pública, Zhao Kezhi, terá revelado detalhes de uma conversa com Ding Xuexiang, chefe de gabinete do Presidente chinês Xi Jinping.

Na reunião, Xi Jinping, terá sido alertado para a necessidade urgente de reforçar a vigilância contra a corrupção.

Na passada sexta-feira, a procuradoria de Lyon, local onde Hongwei foi visto pela última vez, abriu uma investigação ao desaparecimento do líder da Interpol.

Apesar de ser um cargo honorífico, a designação de Hongwei para líder da Interpol foi muito criticada por organizações de defesa dos direitos humanos que expressaram preocupações com a hipótese de a China passar a ter ajuda na perseguição de dissidentes políticos que fugiram do país.

Meng Hongwei, de 64 anos, eleito em novembro de 2016, foi o primeiro chinês a ocupar o cargo, e estaria no comando da organização até 2020.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …