Trump confirma: Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un

(dr) Boris Baldinger / Fórum Económico Mundial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Davos

O Presidente dos Estados Unidos confirmou, esta quarta-feira, que o diretor da CIA fez uma visita secreta à Coreia do Norte na semana passada para se reunir com Kim Jong-un.

Através da sua conta no Twitter, Donald Trump confirmou que, na semana passada, o diretor da CIA esteve na Coreia do Norte para reunir com Kim Jong-un.

Mike Pompeo encontrou-se com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada. O encontro correu muito bem e formou-se uma boa relação”, escreveu o Presidente norte-americano na rede social.

“Os detalhes da cimeira estão agora a ser tratados. A desnuclearização vai ser uma coisa muito boa para o Mundo, mas também para a Coreia do Norte!”, realçou ainda.

Esta confirmação vem ao encontro daquilo que tinha sido transmitido pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, que disse terem decorrido contactos “ao mais alto nível” com o líder norte-coreano, mas sem a intervenção direta do Presidente.

Antes, o Washington Post já tinha avançado que o diretor dos serviços secretos e futuro secretário de Estado norte-americano realizou uma visita secreta a Pyongyang, no fim-de-semana de Páscoa.

A partir da sua luxuosa propriedade de Mar-a-Lago, na Florida, onde recebeu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Trump mostrou-se otimista em relação aos preparativos para a cimeira histórica com Kim Jong-un, “provavelmente no início de junho”.

“Chegou a hora de falar, de resolver os problemas”, sublinhou. “Há uma verdadeira possibilidade de resolver um problema mundial. Este não é um problema dos EUA, do Japão ou de outro país, é um problema do mundo”, reiterou.

Questionado sobre a possibilidade do encontro se realizar nos EUA, Trump respondeu que “não”, sem dar mais pormenores.

A 27 de abril realiza-se ainda a cimeira entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, Presidente da Coreia do Sul. O encontro vai ser o terceiro entre a liderança dos dois países vizinhos, e vai decorrer na parte sul-coreana da zona desmilitarizada, em Panmunjom.

Nesta aldeia fronteiriça, situada na zona desmilitarizada que divide a península coreana, foi assinado o armistício da Guerra da Coreia (1950-53). Seul e Pyongyang continuam, tecnicamente, em guerra, uma vez que o armistício nunca foi substituído por um tratado de paz.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o general José Lemos Ferreira

O ex-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) morreu aos 90 anos, disse quinta-feira à agência Lusa uma fonte militar. Chefe do Estado-Maior da Força Aérea de 1977 a 1984, o general José Lemos Ferreira foi …

PJ afasta "intervenção de terceiros" na morte de diretor do EuroBic

O diretor nacional da PJ disse, esta quinta-feira, que os elementos recolhidos sobre a morte do diretor do private banking do EuroBic, arguido no caso Luanda Leaks, "apontam para que não haja intervenção de terceiros". Questionado …

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …