Diplomata americano abandona comissão sobre Rohingya por ser “uma fachada”

RogerGoun / Flickr

Bill Richardson, diplomata veterano dos Estados Unidos

O diplomata norte-americano Bill Richardson demitiu-se da comissão de assessores criada pelo governo de Myanmar para abordar a crise dos refugiados Rohingya, deixando duras críticas à lider do país, Aung San Suu Kyi.

Bill Richardson, diplomata veterano dos Estados Unidos, abandonou esta semana o painel criado pela líder de facto de Myanmar para aconselhar o seu governo sobre a crise dos refugiados Rohingya.

Este painel foi criado com o objetivo de aplicar as recomendações da comissão liderada por Kofi Annan para dar resposta à violência no estado de Rakhine, no oeste de Myanmar, e à discriminação que atinge os Rohingya.

De acordo com o Expresso, Richardson acusou Aung San Suu Kyi – a Nobel da Paz que é líder do governo civil desde 2016 – de não ter qualidades de “liderança moral”. Na sua opinião, aquele painel é “uma fachada de branqueamento” do que se tem estado a passar no país, no que diz respeito à minoria étnica muçulmana.

Em entrevista à Reuters, o diplomata disse que a razão da sua demissão prende-se pelo facto de o painel de conselheiros ser “uma fachada” e porque não quer “integrar um esquadrão de apoio ao governo” de Suu Kyi.

Na segunda-feira, explicou, discutiu com a líder do governo civil birmanês sobre o caso dos dois jornalistas da Reuters que foram presos durante uma investigação aos acontecimentos dos últimos meses em Rakhine e que vão ser julgados por alegada violação de segredos de Estado.

Suu Kyi terá ficado “furiosa”, nas palavras do diplomata, tendo insistido que aquele caso “não é do pelouro do painel”. Richardson ficou “chocado com o vigor com que Suu Kyi rebaixou os media, as Nações Unidas, os grupos de Direitos Humanos e a comunidade internacional ao longo dos três dias de encontros do painel.

“Ela não está a obter bons conselhos da sua equipa”, acrescentou, dizendo que a conhece desde os anos 1980 e que não demonstra qualquer liderança moral na questão de Rakhine, “nem face às alegações tecidas, algo que eu lamento”.

Também em entrevista à Reuters, Roelof Meyer, ex-ministro da Defesa da África do Sul, disse que quaisquer sugestões de que o painel “é apenas uma fachada ou um megafone do governo são completamente falsas e injustas”, desmentindo o diplomata.

Segundo o Expresso, o governo de Myanmar ainda não respondeu às alegações do diplomata Bill Richardson.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …