Diogo Faro impedido de entrar no Irão por ser humorista

O humorista Diogo Faro foi deportado do Irão por ser comediante, avançou o próprio na terça-feira numa publicação na rede social Instagram.

Mesmo incomodado, o comediante conseguiu anunciar com humor o que lhe aconteceu. Na publicação, começa por dizer que tudo o que viu no Irão foi “lindo”. Disse mesmo que amou “tudo”.

Porém, fartou-se rapidamente e veio embora, escreve o Observador. “Quer dizer, não foi bem assim”, antecipa, para depois anunciar que foi “deportado por ser comediante”. “O que pelos vistos é uma profissão tão perigosa para o regime como jornalista ou militar (estas vêm com aviso nos guias)”, relata.

Diogo Faro conta que depois de uma viagem de quase 24 horas em que mal dormiu, foi intercetado pelas autoridades e ficou 8 horas à espera sem descansar, sem passaporte e sem comer. Para depois receber a notícia de que não poderia ficar naquele país.

“Estou super feliz. No fundo, foi como ser barrado no Lux só que a perder ligeiramente mais dinheiro. Claro que não estou nada irritado, na foto estou só a coçar o nariz porque as ditaduras me fazem comichão. Mas também, no fundo, ando para aí a ser marxista cultural, a defender a igualdade de género e os direitos LGBTI, estava à espera de quê? Pus-me mais a jeito que uma mulher de mini-saia”, ironiza na publicação na rede social.

Apesar do imprevisto, Diogo Faro diz continuar “com muita curiosidade” sobre aquele país e o seu povo, mas que vai ter de se “acalmar uns anos antes de voltar a tentar”.

Diogo Faro trabalha para a empresa “Sensivelmente Idiota”, que faz atuações por todo o país. Colabora também com alguns jornais, como o Expresso e o Sapo24.

No Portal das Comunidades Portuguesas é possível ler vários avisos sobre as dificuldades de entrada naquele país, sobretudo para cidadãos ligados à área dos media.

“Os profissionais de imprensa deverão munir-se de um visto especifico caso porventura tencionem deslocar-se ao Irão com objetivos profissionais. Assim evitarão situações idênticas à de jornalistas de outras nacionalidades atualmente detidos no Irão por terem entrado no país com vistos de turismo, muito embora o seu objetivo fosse exercer atividades de natureza jornalística».

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ahhhhh
    Será que devíamos também deportar tudo o que é islâmicos por não gostarem de humor?
    A religião é o opio do povo ficam completamente ceguinhos…

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …