Dinossauros foram os primeiros a ter noção da perspectiva dos outros

(dr) afrikaiswoke.com

Novo estudo sugere que essa habilidade surgiu pela primeira vez em dinossauros, pelo menos 60 milhões de anos antes de aparecer em mamíferos.

Acha que o ser humano foi a primeira espécie a perceber que os outros têm perspectivas visuais diferentes?

Um novo estudo da Universidade de Lund, na Suécia, publicado na Science Advances, sugere que essa habilidade surgiu pela primeira vez em dinossauros, pelo menos 60 milhões de anos antes de aparecer em mamíferos.

Até aqui, havia uma ideia generalizada de que tinham sido os mamíferos os pioneiros neste contexto. Os aparentes criadores de formas novas e superiores de inteligência, após a extinção dos dinossauros.

Mamíferos, aves e até répteis: todos têm/temos a tendência de seguir o olhar do outro. Queremos perceber o que chamou a atenção naquele momento.

Mas depois há outro patamar: olhar para algo que o outro ser está a ver, mas nós não. Porque temos algo a “tapar as vistas”. Temos que mudar de sítio.

Entre os humanos, essa “tomada de perspectiva visual” começa a aparecer entre o ano e meio e dois anos de idade.

É o primeiro passo para algo mais profundo e abrangente, que surge mais tarde: outras pessoas têm mentes diferentes da nossa, lembra o portal Phys.

Muito poucas espécies têm essa característica. Os estudos apresentados até agora deixaram indícios em alguns macacos, cães e corvos.

A origem era uma incógnita.

Estes investigadores da Suécia descobriram que a tomada de perspectiva visual começou na linhagem dos dinossauros, provavelmente há 60 milhões de anos, ou mais.

O estudo revelou que os jacarés não demonstram tomada de perspectiva visual, embora sigam o olhar para um local visível.

Os crocodilos são os parentes vivos mais próximos das aves. E a sua neuroanatomia é semelhante à do ancestral comum dos dinossauros.

Numa linhagem que envolve os dinossauros de outros tempos e as aves actuais, no estudo verificou-se que todas as espécies de aves testadas exibiram tomada de perspectiva visual.

E também voltaram a verificar essa perspectiva do outro animal: voltam a olhar para os olhos do outro, seguindo novamente o seu olhar, quando não consegue encontrar nada na primeira vez que observa.

É um comportamento que só tinha sido observado em humanos, macacos e corvos.

Mas os especialistas, ainda sem evidências, admitem que a tomada de perspectiva pode ter começado ainda antes dos dinossauros.

Volta a ser questionada a “superioridade cognitiva” dos mamíferos, que afinal podem não ser um padrão cognitivo para tudo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.