Fóssil mostra como um dinossauro respirava de forma diferente de todos os outros

(dr) Viktor Radermacher

Ilustração do Heterodontosaurus tucki a respirar

Um fóssil muito bem preservado descoberto na África do Sul há mais de uma década revelou ser a “peça que faltava no puzzle” da evolução da respiração de alguns dinossauros.

Segundo o site Live Science, o fóssil excecionalmente bem preservado, descoberto em 2009 na África do Sul, pertence a um Heterodontosaurus tucki, um dinossauro herbívoro do tamanho de um peru.

Uma equipa de cientistas conseguiu reconstruir digitalmente o esqueleto em 3D e os seus modelos revelaram características até então desconhecidas nos ornitísquios (ordem de dinossauros herbívoros).

As costelas e os ossos da anca estavam ligados por músculos para ajudar estes animais a respirar de uma forma fora do comum para os dinossauros: através da expansão do peito e da barriga.

Os paleontólogos descobriram um grupo de ossos, chamado gastrália ou costela abdominal, que é geralmente encontrado em crocodilos e outros répteis atuais e que desempenham um papel na sua respiração.

Este dinossauro também tinha costelas em forma de remo e placas do esterno alongadas, que podiam mover-se com as costelas que estavam presas ao esterno para facilitar a respiração.

Estas características acabaram por “perder-se nos ornitísquios seguintes”, disse ao mesmo site Viktor Radermacher, estudante de doutoramento da Universidade do Minnesota. Isto diz-nos que os primeiros exemplares deste grupo “estavam a fazer algo muito diferente com os seus corpos”, acrescentou.

O H. tucki foi uma das primeiras espécies a ser incluída no grupo dos ornitísquios, o que significa que pode dar novas pistas sobre certas características comuns entre estes dinossauros, mas que diferem das de outros, escreveram os investigadores no artigo publicado, a 6 de julho, na revista científica eLife.

Os mamíferos respiram ao expandir e contrair os pulmões com a ajuda do diafragma, que empurra o ar para dentro e para fora. Os pássaros, uma linhagem moderna dos dinossauros terópodes, usam um método diferente, no qual uma rede de bolsas de ar distribui o oxigénio, fazendo-o circular pelos pulmões e corpos dos pássaros.

Anteriormente, cientistas que reconstruiram a anatomia interna de dinossauros encontraram evidências de bolsas de ar semelhantes, sugerindo que a maioria destes animais já extintos respirava como pássaros modernos.

Antes desta investigação, alguns cientistas suspeitavam que os ornitísquios poderiam ter respirado de forma diferente de outros dinossauros. Agora, este fóssil revelou ser “a peça que faltava no puzzle” para confirmar essa hipótese, concluiu Radermacher.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …