A operadora romena vai apresentar-se no mercado português de telecomunicações com um evento em Lisboa na segunda-feira.
A operadora Digi estreia-se oficialmente em Portugal no próximo dia 4 de novembro, três anos após adquirir licenças para explorar o 5G no país. O lançamento será assinalado num evento em Lisboa, onde a empresa romena, subsidiária da Digi Communications, revelará detalhes da sua operação.
“É com grande entusiasmo que a Digi convida para o evento de lançamento da marca em Portugal, a decorrer no próximo dia 4 de novembro. Este evento marca a chegada oficial da Digi ao mercado português”, avança a empresa numa nota enviada à imprensa.
A entrada no mercado português ocorre após um processo de expansão, iniciado em 2021, e após a recente aquisição da Nowo, que também detém licenças 5G e uma base de clientes significativa, consolidando assim a posição da Digi no setor de telecomunicações local.
A compra da Nowo, por 150 milhões de euros, foi aprovada recentemente e incluiu a incorporação de 130 mil clientes de serviços fixos e 270 mil de serviços móveis, permitindo à Digi iniciar a operação com uma base robusta de utilizadores. Esta aquisição ocorreu após a Autoridade da Concorrência ter rejeitado a proposta da Media Capital para adquirir a Nowo, decisão que abriu espaço para a entrada da Digi, que investiu consideravelmente para superar a concorrência.
Com um investimento previsto de mais de 500 milhões de euros e uma equipa de mais de 500 trabalhadores em Portugal, a Digi planeia desafiar o mercado português com uma abordagem focada na competitividade de preços e em modelos de fidelização mais curtos do que os dois anos que são o padrão por cá — características que já implementa com sucesso no mercado espanhol.
No entanto, a expansão no mercado televisivo português permanece uma incógnita, pois a empresa ainda enfrenta desafios nos acordos com os grupos de media locais.
A chegada da Digi coincide com o terceiro aniversário do lançamento do 5G em Portugal, marcado por um evento da Nos, também no dia 4 de novembro, onde serão apresentados avanços da tecnologia de 5G Stand Alone. A Nos foi pioneira na implementação desta tecnologia em 2021, logo após adquirir as licenças de frequências no leilão da Anacom.
Como resposta à entrada da Digi, as operadoras já estabelecidas, como a Meo, Nos e Vodafone, pretendem apostar nas suas marcas low-cost, como Uzo, Woo e Amigo, para competirem diretamente com a operadora romena.