Diferenças entre Rio e Costa “ficaram muito marcadas” no debate

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Apesar de esclarecedor, Rui Rio sublinhou que o debate de segunda-feira “não foi decisivo”, frisando que, até 6 de outubro, “ainda há um caminho a percorrer”.

O líder do PSD, Rui Rio, defende que as diferenças entre o programa dos sociais-democratas e o dos socialistas “ficaram muito marcadas” no debate televisivo que teve na segunda-feira com o secretário-geral do PS, António Costa.

“Ficaram marcadas as diferenças daquilo que são os pontos fundamentais”, disse Rui Rio aos jornalistas, à margem de uma visita a uma cooperativa frutícola, no Cadaval, e de uma adega cooperativa em Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

Rui Rio, que esta terça-feira recebeu comentários de “pessoas que gostaram da sua prestação”, deu como exemplos as diferenças nas áreas económica e fiscal, para concluir que são “dois projetos completamente distintos”.

Apesar de esclarecedor, o social-democrata reiterou que o debate “não foi decisivo“, frisando que, até 6 de outubro, “ainda há um caminho a percorrer e ainda há muitas pessoas que vão decidir o seu voto”. “Ao contrário de há uns anos, em que as pessoas tinham o voto definido de uma forma muito clubística, votando sempre no mesmo, hoje houve uma evolução que considero positiva e o voto é mais volátil em função de cada momento antes das eleições.”

Numa visita dedicada à agricultura na região Oeste, o líder do PSD defendeu que “é preciso um modelo de crescimento económico completamente diferente, centrado nas exportações e no investimento”, classificando como “bons exemplos” a central fruteira Coopval e a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa que visitou.

Se não investirmos não teremos um potencial de produção maior e se o potencial não cresce não podemos vender mais. Por outro lado, é fundamental as exportações”, declarou. Rui Rio alertou ainda que a idade média dos agricultores é de 65 anos e que se o país não for capaz “de rejuvenescer o tecido empresarial da agricultura”, a médio prazo não terá agricultura.

Rui Rio estará novamente frente-a-frente com António Costa, e com os líderes de Bloco de Esquerda, PCP, CDS e PAN, esta quarta-feira, num debate das rádios Renascença, Antena 1 e TSF, com início às 10h05.

 

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …