Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas.

Este efeito pode derivar da falta de cálcio e proteína na dieta dos vegetarianos e veganos. Além disso, explica a New Scientist, estas pessoas são tendencialmente mais magras, levando a que tenham menos gordura para amparar uma queda. Outros estudos já tinham sugerido que pessoas com uma dieta sem carne tinham osso mais fracos.

Os cientistas observaram 65.000 voluntários desde 1993 até à atualidade e verificaram que até 2010, os veganos partiram o quadril numa taxa duas vezes superior às pessoas que comem carne nas suas dietas, enquanto vegetarianos e comedores de peixe tiveram um aumento menor no risco, de cerca de 25%. Os veganos também tinham um risco maior de fraturar outros ossos.

Quando as dietas das pessoas foram analisadas, as pessoas que comiam carne consumiram mais cálcio e proteína. O cálcio é um componente importante dos ossos e a proteína pode ajudar na absorção do cálcio dos alimentos.

“A menos que tomem suplementos, é bastante improvável que os veganos ingiram uma quantidade suficiente de cálcio apenas com a dieta”, salientou a autora principal do estudo, Tammy Tong. Os resultados da investigação foram publicados esta semana na revista científica BMC Medicine.

No entanto, os cientistas realçam que é possível que uma dieta vegana nos dias de hoje seja mais rica em cálcio do que era nos anos 90.

“Certamente é possível cuidar dos seus ossos com uma dieta vegana bem planeada, mas as pessoas precisam de informações para fazer escolhas saudáveis”, explicou a nutricionista da Sociedade Vegana no Reino Unido, Heather Russell.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia é completamente ridícula e falaciosa. Estudos do século passado? No fim da notícia já vêm dizer que atualmente as coisas já devem ser diferentes. Não levem as pessoas ao engano. A falta de cálcio nada tem a ver com o consumo ou não de carne e leite. Uma dieta equilibrada sem carne já se sabe que é mais saudável mas tem de ser variada, porque a falta do cálcio ocorre em qualquer uma das situações.

    • Grande Mike!!! Isso mesmo! Totalmente verdade o que escreveu.
      A maioria das pessoas, infelizmente, pensam que ser Vegan, é comer só “ervinhas” como os grilos, e desconhecem que existem substitutos da carne, com igual ou até mais proteínas.
      No século passado, nem sequer a palavra Vegan, ainda existia. Nem se sabia o que se sabe hoje.
      Sou Vegan, desde há muitos anos, pois nunca gostei de carne, nem de leite, e o meu Cálcio está óptimo!!!!!
      E a minha saúde melhorou bastante, desde que fiz essa mudança. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, pois tenho Fibromialgia e até a doença melhorou sem medicação. Basta saber como fazer o certo!

      • Não engane as pessoas.
        A melhora na fibromialgia nada tem a ver com a alimentação. Deixe de tomar a medicação para a dor e depressão e fazer fisioterapia, e vai ver qual é a dieta que a safa!!!
        Não se esqueça que a fibromialgia é uma doença que afecta a capacidade de discernimento do doente. O tratamento para Fibromialgia deve ser orientado por um Médico Reumatologista, Fisioterapeuta e por um Psiquiatra!
        Qual dieta da treta qual quê?!
        Temos que comer de tudo…

  2. Não como carne há 20 anos. Leite também não bebo, embora coma queijo, ovos e às vezes peixe (quando há; hoje em dia até na alimentação se poupa). Pois há pouco tempo dei uma queda de cerca de 1m de altura, caí de costas no chão de cimento. Durante a queda (que me pareceu uma eternidade) pensei: acabou tudo. Não achei que me fosse safar. As dores foram muitas, em todos os sítios, em cada músculo, e durante muitos dias mesmo. Mas não parti nada!
    Tenho quase 60 anos e, repito, não como carne há 20.
    É muito perverso generalizar…

  3. Ridículo ! Ignorante ! Os lobies da matança não podem perder mercado ! Vem de braço dado com a directiva da UE impingir carne de porco aos jovens ! Estão aflitos,porque é o movimento que nos últimos anos cresceu 600% e que vai de braço dado com a luta pelas alterações climáticas,os degelos,os novos vírus etc etc etc Evoluam seus ignorantes zumbis consumidores do passado ! O passado já foi!

    • O passado de comer carne de porco é muito mais saudável do que o futuro de tofus, sojas e outros pseudo-alimentos eco amigáveis.
      Temos de comer de tudo um pouco.
      Ou o homem de neanderthal e o homo-sapiens só comiam comida lgbt…era?
      Looooollllllll!!!!

RESPONDER

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu esta quinta-feira por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …