Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas.

Este efeito pode derivar da falta de cálcio e proteína na dieta dos vegetarianos e veganos. Além disso, explica a New Scientist, estas pessoas são tendencialmente mais magras, levando a que tenham menos gordura para amparar uma queda. Outros estudos já tinham sugerido que pessoas com uma dieta sem carne tinham osso mais fracos.

Os cientistas observaram 65.000 voluntários desde 1993 até à atualidade e verificaram que até 2010, os veganos partiram o quadril numa taxa duas vezes superior às pessoas que comem carne nas suas dietas, enquanto vegetarianos e comedores de peixe tiveram um aumento menor no risco, de cerca de 25%. Os veganos também tinham um risco maior de fraturar outros ossos.



Quando as dietas das pessoas foram analisadas, as pessoas que comiam carne consumiram mais cálcio e proteína. O cálcio é um componente importante dos ossos e a proteína pode ajudar na absorção do cálcio dos alimentos.

“A menos que tomem suplementos, é bastante improvável que os veganos ingiram uma quantidade suficiente de cálcio apenas com a dieta”, salientou a autora principal do estudo, Tammy Tong. Os resultados da investigação foram publicados esta semana na revista científica BMC Medicine.

No entanto, os cientistas realçam que é possível que uma dieta vegana nos dias de hoje seja mais rica em cálcio do que era nos anos 90.

“Certamente é possível cuidar dos seus ossos com uma dieta vegana bem planeada, mas as pessoas precisam de informações para fazer escolhas saudáveis”, explicou a nutricionista da Sociedade Vegana no Reino Unido, Heather Russell.

  ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia é completamente ridícula e falaciosa. Estudos do século passado? No fim da notícia já vêm dizer que atualmente as coisas já devem ser diferentes. Não levem as pessoas ao engano. A falta de cálcio nada tem a ver com o consumo ou não de carne e leite. Uma dieta equilibrada sem carne já se sabe que é mais saudável mas tem de ser variada, porque a falta do cálcio ocorre em qualquer uma das situações.

    • Grande Mike!!! Isso mesmo! Totalmente verdade o que escreveu.
      A maioria das pessoas, infelizmente, pensam que ser Vegan, é comer só “ervinhas” como os grilos, e desconhecem que existem substitutos da carne, com igual ou até mais proteínas.
      No século passado, nem sequer a palavra Vegan, ainda existia. Nem se sabia o que se sabe hoje.
      Sou Vegan, desde há muitos anos, pois nunca gostei de carne, nem de leite, e o meu Cálcio está óptimo!!!!!
      E a minha saúde melhorou bastante, desde que fiz essa mudança. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, pois tenho Fibromialgia e até a doença melhorou sem medicação. Basta saber como fazer o certo!

      • Não engane as pessoas.
        A melhora na fibromialgia nada tem a ver com a alimentação. Deixe de tomar a medicação para a dor e depressão e fazer fisioterapia, e vai ver qual é a dieta que a safa!!!
        Não se esqueça que a fibromialgia é uma doença que afecta a capacidade de discernimento do doente. O tratamento para Fibromialgia deve ser orientado por um Médico Reumatologista, Fisioterapeuta e por um Psiquiatra!
        Qual dieta da treta qual quê?!
        Temos que comer de tudo…

  2. Não como carne há 20 anos. Leite também não bebo, embora coma queijo, ovos e às vezes peixe (quando há; hoje em dia até na alimentação se poupa). Pois há pouco tempo dei uma queda de cerca de 1m de altura, caí de costas no chão de cimento. Durante a queda (que me pareceu uma eternidade) pensei: acabou tudo. Não achei que me fosse safar. As dores foram muitas, em todos os sítios, em cada músculo, e durante muitos dias mesmo. Mas não parti nada!
    Tenho quase 60 anos e, repito, não como carne há 20.
    É muito perverso generalizar…

  3. Ridículo ! Ignorante ! Os lobies da matança não podem perder mercado ! Vem de braço dado com a directiva da UE impingir carne de porco aos jovens ! Estão aflitos,porque é o movimento que nos últimos anos cresceu 600% e que vai de braço dado com a luta pelas alterações climáticas,os degelos,os novos vírus etc etc etc Evoluam seus ignorantes zumbis consumidores do passado ! O passado já foi!

    • O passado de comer carne de porco é muito mais saudável do que o futuro de tofus, sojas e outros pseudo-alimentos eco amigáveis.
      Temos de comer de tudo um pouco.
      Ou o homem de neanderthal e o homo-sapiens só comiam comida lgbt…era?
      Looooollllllll!!!!

RESPONDER

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …