Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas.

Este efeito pode derivar da falta de cálcio e proteína na dieta dos vegetarianos e veganos. Além disso, explica a New Scientist, estas pessoas são tendencialmente mais magras, levando a que tenham menos gordura para amparar uma queda. Outros estudos já tinham sugerido que pessoas com uma dieta sem carne tinham osso mais fracos.

Os cientistas observaram 65.000 voluntários desde 1993 até à atualidade e verificaram que até 2010, os veganos partiram o quadril numa taxa duas vezes superior às pessoas que comem carne nas suas dietas, enquanto vegetarianos e comedores de peixe tiveram um aumento menor no risco, de cerca de 25%. Os veganos também tinham um risco maior de fraturar outros ossos.

Quando as dietas das pessoas foram analisadas, as pessoas que comiam carne consumiram mais cálcio e proteína. O cálcio é um componente importante dos ossos e a proteína pode ajudar na absorção do cálcio dos alimentos.

“A menos que tomem suplementos, é bastante improvável que os veganos ingiram uma quantidade suficiente de cálcio apenas com a dieta”, salientou a autora principal do estudo, Tammy Tong. Os resultados da investigação foram publicados esta semana na revista científica BMC Medicine.

No entanto, os cientistas realçam que é possível que uma dieta vegana nos dias de hoje seja mais rica em cálcio do que era nos anos 90.

“Certamente é possível cuidar dos seus ossos com uma dieta vegana bem planeada, mas as pessoas precisam de informações para fazer escolhas saudáveis”, explicou a nutricionista da Sociedade Vegana no Reino Unido, Heather Russell.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Esta notícia é completamente ridícula e falaciosa. Estudos do século passado? No fim da notícia já vêm dizer que atualmente as coisas já devem ser diferentes. Não levem as pessoas ao engano. A falta de cálcio nada tem a ver com o consumo ou não de carne e leite. Uma dieta equilibrada sem carne já se sabe que é mais saudável mas tem de ser variada, porque a falta do cálcio ocorre em qualquer uma das situações.

    • Grande Mike!!! Isso mesmo! Totalmente verdade o que escreveu.
      A maioria das pessoas, infelizmente, pensam que ser Vegan, é comer só “ervinhas” como os grilos, e desconhecem que existem substitutos da carne, com igual ou até mais proteínas.
      No século passado, nem sequer a palavra Vegan, ainda existia. Nem se sabia o que se sabe hoje.
      Sou Vegan, desde há muitos anos, pois nunca gostei de carne, nem de leite, e o meu Cálcio está óptimo!!!!!
      E a minha saúde melhorou bastante, desde que fiz essa mudança. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, pois tenho Fibromialgia e até a doença melhorou sem medicação. Basta saber como fazer o certo!

  2. Não como carne há 20 anos. Leite também não bebo, embora coma queijo, ovos e às vezes peixe (quando há; hoje em dia até na alimentação se poupa). Pois há pouco tempo dei uma queda de cerca de 1m de altura, caí de costas no chão de cimento. Durante a queda (que me pareceu uma eternidade) pensei: acabou tudo. Não achei que me fosse safar. As dores foram muitas, em todos os sítios, em cada músculo, e durante muitos dias mesmo. Mas não parti nada!
    Tenho quase 60 anos e, repito, não como carne há 20.
    É muito perverso generalizar…

  3. Ridículo ! Ignorante ! Os lobies da matança não podem perder mercado ! Vem de braço dado com a directiva da UE impingir carne de porco aos jovens ! Estão aflitos,porque é o movimento que nos últimos anos cresceu 600% e que vai de braço dado com a luta pelas alterações climáticas,os degelos,os novos vírus etc etc etc Evoluam seus ignorantes zumbis consumidores do passado ! O passado já foi!

RESPONDER

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …