Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas.

Este efeito pode derivar da falta de cálcio e proteína na dieta dos vegetarianos e veganos. Além disso, explica a New Scientist, estas pessoas são tendencialmente mais magras, levando a que tenham menos gordura para amparar uma queda. Outros estudos já tinham sugerido que pessoas com uma dieta sem carne tinham osso mais fracos.

Os cientistas observaram 65.000 voluntários desde 1993 até à atualidade e verificaram que até 2010, os veganos partiram o quadril numa taxa duas vezes superior às pessoas que comem carne nas suas dietas, enquanto vegetarianos e comedores de peixe tiveram um aumento menor no risco, de cerca de 25%. Os veganos também tinham um risco maior de fraturar outros ossos.

Quando as dietas das pessoas foram analisadas, as pessoas que comiam carne consumiram mais cálcio e proteína. O cálcio é um componente importante dos ossos e a proteína pode ajudar na absorção do cálcio dos alimentos.

“A menos que tomem suplementos, é bastante improvável que os veganos ingiram uma quantidade suficiente de cálcio apenas com a dieta”, salientou a autora principal do estudo, Tammy Tong. Os resultados da investigação foram publicados esta semana na revista científica BMC Medicine.

No entanto, os cientistas realçam que é possível que uma dieta vegana nos dias de hoje seja mais rica em cálcio do que era nos anos 90.

“Certamente é possível cuidar dos seus ossos com uma dieta vegana bem planeada, mas as pessoas precisam de informações para fazer escolhas saudáveis”, explicou a nutricionista da Sociedade Vegana no Reino Unido, Heather Russell.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Somos omniveros e não herbiveros.
    Comemos de tudo.
    Mas a mania de ser veg dá nisto!!!!
    Comam com moderação, de tudo um pouco!!!

  2. Esta notícia é completamente ridícula e falaciosa. Estudos do século passado? No fim da notícia já vêm dizer que atualmente as coisas já devem ser diferentes. Não levem as pessoas ao engano. A falta de cálcio nada tem a ver com o consumo ou não de carne e leite. Uma dieta equilibrada sem carne já se sabe que é mais saudável mas tem de ser variada, porque a falta do cálcio ocorre em qualquer uma das situações.

    • Grande Mike!!! Isso mesmo! Totalmente verdade o que escreveu.
      A maioria das pessoas, infelizmente, pensam que ser Vegan, é comer só “ervinhas” como os grilos, e desconhecem que existem substitutos da carne, com igual ou até mais proteínas.
      No século passado, nem sequer a palavra Vegan, ainda existia. Nem se sabia o que se sabe hoje.
      Sou Vegan, desde há muitos anos, pois nunca gostei de carne, nem de leite, e o meu Cálcio está óptimo!!!!!
      E a minha saúde melhorou bastante, desde que fiz essa mudança. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, pois tenho Fibromialgia e até a doença melhorou sem medicação. Basta saber como fazer o certo!

  3. Não como carne há 20 anos. Leite também não bebo, embora coma queijo, ovos e às vezes peixe (quando há; hoje em dia até na alimentação se poupa). Pois há pouco tempo dei uma queda de cerca de 1m de altura, caí de costas no chão de cimento. Durante a queda (que me pareceu uma eternidade) pensei: acabou tudo. Não achei que me fosse safar. As dores foram muitas, em todos os sítios, em cada músculo, e durante muitos dias mesmo. Mas não parti nada!
    Tenho quase 60 anos e, repito, não como carne há 20.
    É muito perverso generalizar…

  4. Ridículo ! Ignorante ! Os lobies da matança não podem perder mercado ! Vem de braço dado com a directiva da UE impingir carne de porco aos jovens ! Estão aflitos,porque é o movimento que nos últimos anos cresceu 600% e que vai de braço dado com a luta pelas alterações climáticas,os degelos,os novos vírus etc etc etc Evoluam seus ignorantes zumbis consumidores do passado ! O passado já foi!

RESPONDER

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

Tal como os humanos, leões também são contagiados pelos bocejos

Uma equipa de cientistas descobriu que tal como nós, humanos, os leões também são sensíveis ao contágio dos bocejos. Tal como explica a revista Newsweek, a ciência tem várias explicações para o porquê de bocejarmos, podendo …

Joana Mortágua volta a ser candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Almada

A deputada Joana Mortágua é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, onde é vereadora desde 2017, adiantou este domingo à Lusa fonte do …