/

Dieta picante pode aumentar o risco de demência

Uma dieta picante pode aumentar o risco de demência. Por outro lado, o consumo de pimenta foi considerado benéfico para o peso corporal e para a pressão arterial.

Em alguns países, alimentos picantes são presença constante na dieta das pessoas. Principalmente na Ásia, o consumo destes alimentos é bastante comum e, de acordo com uma recente investigação envolvendo 4582 adultos chineses, uma dieta destas pode aumentar o risco de demência.

A pimenta é usada com frequência na cozinha chinesa, com um em cada três adultos de algumas regiões chinesas a comerem diariamente comida que contenha pimenta. O estudo publicado em maio na revista Nutrients focou-se precisamente nos chineses e sugere que aqueles que consumiram mais de 50 gramas de pimenta por dia tiveram quase o dobro do risco de perda de memória e fraca cognição.

Curiosamente, os efeitos da pimenta demonstraram-se mais intensos em pessoas magras. Segundo o Tech Explorist, aqueles que ingeriam pimenta tinham um salário e um índice de massa corporal mais baixo. Além disso, eram fisicamente mais ativos do que aqueles que não comiam alimentos picantes.

“Nos nossos estudos anteriores, o consumo de pimenta foi considerado benéfico para o peso corporal e para a pressão arterial. No entanto, neste novo estudo, encontramos efeitos adversos na cognição entre os idosos”, disse Zumin Shi, da Universidade do Catar.

O epidemiologista Ming Li, um dos cinco investigadores envolvidos no estudo, diz que a ingestão de pimenta inclui pimenta fresca e seca, mas não pimentos nem pimenta preta. “É um dos temperos mais usados no mundo e particularmente popular na Ásia, em comparação com os países europeus”, disse Li.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.