Dieta com restrição de gorduras é mais eficaz do que cortar nos hidratos de carbono

Um estudo defende que uma dieta que reduza a ingestão de gorduras é mais eficaz, no objetivo de emagrecer, do que os regimes alimentares em que se restringem os hidratos de carbono.

A pesquisa, conduzida por uma equipa liderada por Kevin Hall, no National Institutes of Health, Estados Unidos, trabalhou com 19 adultos obesos, numa clínica, durante duas semanas, em que todos os alimentos ingeridos nas refeições, e a restante atividade diária, foram devidamente controlados e monitorizados.

De uma forma simples, o objetivo da pesquisa procurou observar os resultados quantificáveis de dois lados da balança: num primeiro período, 30% das calorias foram limitadas através da restrição de hidratos; no segundo período da experiência, inverteu-se os termos e a limitação recaiu sobre os alimentos calóricos à base de gorduras.

Os resultados, publicados na revista “Cell Metabolism”, indicam que, dias depois do início de cada uma das dietas, o corte na ingestão de gordura fez perder em média 463 gramas de gordura, 80% mais do que que no período em foram restringidos hidratos de carbono, o qual permitiu uma perda média de 245 gramas.

De acordo com os autores da pesquisa, os resultados desmistificam a ideia (mais popular entre os que tentam tudo para perder os quilos a mais) de que a redução de hidratos na alimentação ajuda a alterar o metabolismo, sendo a melhor forma de emagrecer.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois, estudos de aviário…
    Contaram-me sobre um estudo que auscultou umas largas centenas de utentes da via pública e concluiu que 99% da amostragem feminina mantinha o buço farto e pelo na venta

  2. Pode até ser mais eficaz em termos de rapidez na redução de peso, mas muito mais rápida a recuperar o peso perdido, após terminar a dita dieta….

RESPONDER

Alegado escritor-fantasma confessa que recebeu pagamentos de Sócrates

Domingos Farinho, alegado escritor-fantasma do livro de José Sócrates "A Confiança no Mundo", confessou que recebeu pagamentos do ex-primeiro-ministro através da RMF Consulting. No requerimento de abertura de instrução que apresentou em janeiro de 2020, o …

Os cavalos perdem quatro dedos no útero

Os cavalos têm apenas um dedo em cada pata, sendo os cascos o equivalente à falange dos nossos dedos médios. No entanto, os seus ancestrais tinham mais dedos em cada pata, variando entre três e …

"Década perdida". Novo Banco com prejuízos de 1.058,8 milhões em 2019

O presidente executivo do Novo Banco disse esta sexta-feira que os últimos dez anos foram uma "década perdida" para a empresa que começou por ser BES e passou em 2014 a Novo Banco, mas …

Estados Unidos assinam acordo de paz com os talibãs no Afeganistão

O presidente norte-americano, Donald Trump, pediu esta sexta-feira aos afegãos para "aproveitar a oportunidade de paz", ao abrigo do acordo de paz que os Estados Unidos vão assinar no sábado com os rebeldes talibãs. A …

Portugal poderá ter um milhão de infetados (e ser decretada quarentena obrigatória)

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admite que poderá haver um milhão de portugueses infetados pelo Covid-19, 21.000 na semana mais crítica, assegurando que as autoridades de saúde estão a preparar-se para esta possibilidade. “Estamos a …

Descobertos na Sibéria vestígios do Evento de Tunguska, um dos maiores impactos na Terra

Um grupo de investigadores russos que investigam o fenómeno de Tunguska de 1908, o maior impacto terrestre registado na história moderna, descobriu camadas em sedimentos locais que podem conter substâncias de origem extraterrestre. A 30 de …

Exoplaneta gigante pode ter as condições ideais para abrigar vida

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriu que o enorme exoplaneta K2-18b - tem duas vezes o tamanho da Terra - pode reunir as condições ideais para abrigar vida. Depois de …

A Terra pode ter uma nova (e temporária) mini-lua

A Terra pode ter um novo vizinho, ainda que temporário. Astrónomos do Catalina Sky Survey, programa financiado pela NASA, acreditam ter identificado um asteróide que ficou preso na gravidade da Terra - pode ser a …

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …