Dieta com restrição de gorduras é mais eficaz do que cortar nos hidratos de carbono

Um estudo defende que uma dieta que reduza a ingestão de gorduras é mais eficaz, no objetivo de emagrecer, do que os regimes alimentares em que se restringem os hidratos de carbono.

A pesquisa, conduzida por uma equipa liderada por Kevin Hall, no National Institutes of Health, Estados Unidos, trabalhou com 19 adultos obesos, numa clínica, durante duas semanas, em que todos os alimentos ingeridos nas refeições, e a restante atividade diária, foram devidamente controlados e monitorizados.

De uma forma simples, o objetivo da pesquisa procurou observar os resultados quantificáveis de dois lados da balança: num primeiro período, 30% das calorias foram limitadas através da restrição de hidratos; no segundo período da experiência, inverteu-se os termos e a limitação recaiu sobre os alimentos calóricos à base de gorduras.

Os resultados, publicados na revista “Cell Metabolism”, indicam que, dias depois do início de cada uma das dietas, o corte na ingestão de gordura fez perder em média 463 gramas de gordura, 80% mais do que que no período em foram restringidos hidratos de carbono, o qual permitiu uma perda média de 245 gramas.

De acordo com os autores da pesquisa, os resultados desmistificam a ideia (mais popular entre os que tentam tudo para perder os quilos a mais) de que a redução de hidratos na alimentação ajuda a alterar o metabolismo, sendo a melhor forma de emagrecer.

Move

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pois, estudos de aviário…
    Contaram-me sobre um estudo que auscultou umas largas centenas de utentes da via pública e concluiu que 99% da amostragem feminina mantinha o buço farto e pelo na venta

  2. Pode até ser mais eficaz em termos de rapidez na redução de peso, mas muito mais rápida a recuperar o peso perdido, após terminar a dita dieta….

RESPONDER

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …