Estas dicas de sobrevivência podem matá-lo — mas há alternativas

Há vários mitos de sobrevivência que se tornam populares, mas que não só são ineficazes, como também o podem matar. Conheça as alternativas.

Em situações de emergência é importante saber em quais informações confiar. No entanto, existem muitos mitos e equívocos sobre técnicas de sobrevivência que podem levar a resultados perigosos ou mesmo fatais.

Estes são alguns dos mitos de sobrevivência mais comuns, segundo o site Grunge, e as respetivas alternativas baseadas em evidências para ajudá-lo a manter-se seguro e informado.

Beba a sua própria urina se estiver com muita sede

Um dos mitos de sobrevivência mais conhecidos é que beber a sua própria urina pode ajudar a saciar a sede numa situação de sobrevivência. Na realidade, beber urina quando você já está desidratado pode levar a um perigoso ciclo de desidratação, uma vez que o seu corpo tenta livrar-se das toxinas concentradas na urina.

Facto: Em vez disso, procure fontes alternativas de água, como rios ou fontes. Se não conseguir encontrar água fresca, pode usar técnicas de sobrevivência, como recolher orvalho ou água da chuva, ou purificar água contaminada usando dispositivos de filtragem ou fervura.

Chupe o veneno se for mordido por uma cobra

Outra crença comum é que pode sugar o veneno de uma dentada de cobra. No entanto, esta técnica não apenas é ineficaz, como também pode piorar a situação, espalhando o veneno para outras partes do corpo.

Facto: Se for mordido por uma cobra venenosa, fique calmo e imobilize o membro afetado. Procure ajuda médica o mais rápido possível e tente manter a área da dentada abaixo do coração para retardar a propagação do veneno.

Limpe as feridas com álcool ou água oxigenada

Limpar uma ferida com álcool ou água oxigenada já foi uma prática comum, mas estudos recentes mostraram que essas substâncias podem retardar o processo de cicatrização.

Facto: Em vez disso, limpe a ferida com água e sabão e cubra-a com um curativo estéril. Evite usar álcool ou água oxigenada, já que podem matar células saudáveis e retardar o processo de cicatrização.

Deve racionar água em situações de emergência

Em situações de sobrevivência, é importante conservar os seus recursos, mas isso não significa que deva racionar a ingestão de água. Na realidade, beber pequenas quantidades de água com frequência é melhor para o corpo do que beber grandes quantidades com pouca frequência.

Facto: Em vez disso, tente encontrar uma fonte confiável de água e beba regularmente, mesmo que seja em pequenas quantidades. O seu corpo estará melhor preparado para lidar com o stresse de uma situação de sobrevivência se se mantiver hidratado.

Desidratado? Beba de um cato

Um dos mitos de sobrevivência mais populares é que pode obter água de um cato. Embora algumas espécies de catos armazenem água, também contêm compostos que podem ser tóxicos para os seres humanos.

Facto: Como alternativa, procure outras fontes de água. Aplique os mesmos conselhos do mito sobre beber a própria urina.

O musgo só cresce na parte norte do tronco da árvore, o que facilita a navegação

Este mito sugere que o musgo cresce sempre no lado norte das árvores, o que pode ajudá-lo a navegar numa situação de sobrevivência. No entanto, isto nem sempre é verdade, pois o crescimento do musgo depende de vários fatores, incluindo humidade, sombra e temperatura.

Facto: Em vez disso, use outros métodos para navegar, como seguir riachos abaixo ou usar as estrelas ou o Sol para determinar a direção.

Dê um soco no nariz do tubarão se estiver sob ataque

Outro mito de sobrevivência popular é que dar um soco no nariz de um tubarão vai impedi-lo de atacar. Embora essa técnica possa funcionar em alguns casos, não é um método de defesa garantido.

Facto: Se estiver na água e um tubarão se aproximar, tente manter a calma e evite fazer movimentos bruscos. Torne-se o maior possível e use qualquer objeto disponível como arma para se defender. Se o tubarão continuar a aproximar-se, tente nadar de volta para a costa ou para um barco próximo.

Se estiver a vir um tornado, vá para debaixo de uma ponte

Outro mito comum é que esconder-se debaixo de uma ponte ou viaduto é um lugar seguro para se abrigar durante um tornado. No entanto, nem sempre esse é o caso, pois essas estruturas podem amplificar os ventos e aumentar o risco de ferimentos ou morte.

Facto: Se um tornado estiver a aproximar-se, proteja-se numa área baixa, como uma cave ou quarto no andar mais baixo de um prédio. Fique longe das janelas e cubra-se com algo para se proteger de detritos voadores.

Encontrar comida é a prioridade número 1

Numa situação de sobrevivência, é importante ter uma fonte de alimentação, mas encontrar comida não deve ser a sua principal prioridade. Na realidade, concentrar-se em encontrar comida pode ser perigoso se negligenciar outras necessidades críticas de sobrevivência, como hidratação e abrigo.

Facto: Em vez disso, dê prioridade às suas necessidades básicas na seguinte ordem: abrigo, água e comida. Depois de as suas necessidades imediatas serem atendidas, poderá concentrar-se em encontrar uma fonte de alimento para sustentá-lo a longo prazo.

Num terremoto, abrigue-se debaixo de uma porta

O mito de que as portas são o lugar mais seguro para se abrigar durante um terremoto é baseado na ideia de que as portas são estruturalmente mais fortes do que outras partes de um edifício. No entanto, isso nem sempre é verdade, pois a resistência de uma porta depende da construção do edifício.

Facto: Durante um terremoto, proteja-se debaixo de uma secretária ou mesa, ou contra uma parede longe das janelas. Fique longe das portas, pois elas podem ser perigosas se a moldura da porta desabar ou se objetos caírem das prateleiras e atingirem-no.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.