Sete dicas para encontrar a felicidade no trabalho

Quer sejam as longas horas, as tarefas extenuantes ou apenas a natureza repetitiva de uma rotina diária, o trabalho pode por vezes ser algo que temos de fazer, e não aquilo que queremos fazer.

Mas dado que passaremos 90.000 horas no trabalho durante uma vida inteira, faz sentido tentar e desfrutar dele. Então, o que se pode fazer para ser mais feliz no trabalho e reduzir o stress? Há várias coisas que podem reduzir o stress e aumentar o bem-estar e a felicidade – e tudo isso pode ser aplicado no local de trabalho.

1. Ser ativo

Exercício e outras atividades físicas não farão desaparecer os problemas ou o stress, mas reduzirão a intensidade emocional e dar-lhe-ão espaço mental para resolver os problemas – assim como para o manter em forma física. As pesquisas mostram os benefícios do exercício físico.

Caminhar de e para o trabalho é uma ótima ideia. Se isso não for possível, poderá descer do autocarro uma paragem mais cedo, tornar a sua hora de almoço ativa ou encontrar uma atividade para fazer antes de começar a trabalhar.

2. Criar laços com os colegas

Se examinar a maior parte das escalas de felicidade, as relações aproximam-se do topo da lista. Durante a pandemia, muitas pessoas sofreram devido à falta de contacto social. De facto, uma boa rede de apoio de amigos e familiares pode minimizar os problemas de trabalho e ajudá-lo a ver as coisas de forma diferente.

Vale também a pena conhecer os seus colegas. Quanto mais investir nas suas relações no trabalho, mais agradável poderá ser o seu dia. Ajudar os colegas de trabalho e outras pessoas pode também aumentar a sua auto-estima e dar-lhe um sentido de propósito, que é essencial para o bem-estar.

3. Aprender novas competências

Manter-se “cognitivamente ativo” é fundamental para o bem-estar psicológico e mental e pode proporcionar-lhe novas oportunidades em termos de desenvolvimento de carreira. Tente continuar a aprender – tirar um curso, desenvolver novas competências ou aprender um novo passatempo.

Ter coisas a acontecer na sua vida fora do trabalho é também importante para o seu bem-estar emocional e mental. Não trabalhe horas excessivas. E assegure-se de que arranja tempo para socializar, fazer exercício, juntamente com atividades que considera divertidas.

4. Estar no momento presente

Trata-se mais de “estar no momento” do que no passado ou olhar demasiado para o futuro. Aproveite o presente e aprecie-o mais. De facto, há muita investigação sobre os aspetos positivos da atenção e como ela pode ajudar na saúde mental.

Também não precisa de sentar-se durante horas a meditar. Estar no momento presente serve para trazer o seu cérebro de volta para o agora. Uma abordagem mais atenta à vida é algo que pode praticar a qualquer hora do dia, trata-se apenas de estar atento, reparar no que o rodeia – as vistas, os sons, os cheiros. Pode fazê-lo enquanto caminha, numa reunião ou a fazer uma chávena de chá.

5. Reconhecer os pontos positivos

Estar presente ajuda-o também a reconhecer os aspetos positivos da sua vida – permitindo-lhe ser um copo meio cheio em vez de um copo meio vazio.

Aceite que há coisas no trabalho ou na vida que não pode mudar e concentre-se nas coisas sobre as quais tem controlo. Lembre-se de se sentir grato pelos aspetos positivos da vida.

6. Evitar hábitos pouco saudáveis

Dado o que sabemos sobre as consequências a longo prazo, o uso excessivo de álcool ou de café ou o tabagismo como estratégia para lidar com o stress no trabalho é, em última análise, suscetível de ter um impacto negativo na sua felicidade, mesmo que pareçam proporcionar um bom momento.

7. Trabalhar de forma mais inteligente

Dê prioridade à sua carga de trabalho durante o horário de trabalho e terá mais tempo para fazer as coisas de que gosta. Aceite que no trabalho haverá sempre o que fazer, por isso concentre-se primeiro nas coisas importantes.

Quanto mais controlar a sua vida profissional e conseguir o equilíbrio de que necessita, mais provável será encontrar a felicidade no trabalho. De facto, dado que no Reino Unido as doenças relacionadas com o stress são responsáveis por quase 60% de todas as doenças de longa duração, deve dar prioridade ao seu bem-estar e tentar reduzir o stress sempre que possível.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.