Diabetes tipo 2 pode ser reversível, mesmo para diabéticos de longa data

Um novo estudo da Universidade de Newcastle mostrou que as pessoas podem reverter a diabetes tipo 2 perdendo peso e, em seguida, mantendo-o. 

Emagrecer pode reverter a condição porque a gordura é removida do pâncreas, voltando a produção de insulina ao normal, um efeito que funcionou mesmo em pacientes que possuíam a doença há até 10 anos.

Um estudo anterior conduzido por Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, já tinha indicado que a diabetes podia ser revertida por uma dieta de baixas calorias. O estudo, publicado em 2011, mostrou que pessoas que perdem um grama de gordura no pâncreas ficaram curadas da diabetes tipo 2.

No entanto, a pesquisa foi de curta duração – apenas oito semanas.

Neste novo estudo, cujos resultados foram publicados na Diabetes Care, 30 voluntários com diabetes tipo 2 embarcaram na mesma dieta de 600 a 700 calorias por dia e perderam em média 14 quilos, e ao longo dos seis meses seguintes mantiveram o peso.

O grupo incluiu pessoas com diabetes há muito tempo – mais de oito anos, e até 23 anos.

No geral, 12 pacientes que tiveram diabetes há menos de 10 anos reverteram sua condição. Seis meses mais tarde, permaneceram sem diabetes. Outro paciente juntou-se a essa lista após seis meses.

A dieta incluía três batidos por dia e 240 gramas de vegetais sem amido, somando entre 600 e 700 quilocalorias por dia durante oito semanas.

Em seguida, os voluntários voltaram gradualmente a comer alimentos normais durante as duas semanas seguintes, com instruções cuidadosas sobre o quanto comer.

Para manter o peso estável após a perda dos quilos, os participantes receberam um programa de manutenção de peso personalizado para os seis meses seguintes e passaram a comer cerca de um terço menos do que faziam antes do estudo, sendo analisados pelos investigadores uma vez por mês.

Limiar pessoal

Embora os participantes tenham perdido peso, alguns ainda permaneceram com excesso de peso ou mesmo obesos. No entanto, emagreceram o suficiente para remover a gordura do pâncreas e permitir a produção normal de insulina.

“O que constatamos é que é possível inverter a diabetes, mesmo se já tiver a condição há um longo tempo, até cerca de 10 anos. Curiosamente, apesar de todos os nossos voluntários permanecerem obesos ou com excesso de peso, a gordura não voltou a entupir o pâncreas. Isto suporta nossa teoria de um limiar de gordura pessoal. Se uma pessoa ganha mais peso do que pode tolerar, então a diabetes é acionada. Mas se em seguida perde essa quantidade de peso, volta ao normal”, disse Taylor.

Este limiar varia por indivíduo, lembrando que o metabolismo de cada pessoa é diferente e que 70% das pessoas severamente obesas não têm diabetes.

Um estudo maior já está em andamento, envolvendo 280 pacientes, para examinar se as pessoas podem reverter a diabetes através da perda de peso simplesmente sob os cuidados dos seus médicos de família.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …