Dia Mundial da Fotografia começou às quatro e meia da manhã

* Toot Toot * / FLickr

O Instituto Português de Fotografia iniciou as comemorações do Dia Internacional da Fotografia, esta terça-feira, às 04:30, com um percurso fotográfico a “lugares emblemáticos” de Lisboa e do Porto, anunciou a instituição.

O Arquivo Fotográfico da Câmara de Lisboa, por seu lado, encerra as comemorações da data ao fim da tarde, com a apresentação do catálogo da obra de Artur Pastor, resultante da mostra do fotógrafo, que está patente no Arquivo Municipal de Lisboa e no Museu da Cidade, até ao próximo dia 31.

O “raid” matutino do Instituto Português de Fotografia, IPF, tem acompanhamento de profissionais e é seguido de uma ação de “spoters”, a partir das 05:30, para a observação de aeronaves, e do “workshop” “O turista perfeito”, que vai prosseguir até às 17:00.

Esta ação – “O turista perfeito, oficina avançada de fotografia” – prevê que, através do retrato de rua, seja construído um conjunto de retratos dos turistas que habitam a cidade.

“Fotógrafo de família”, a decorrer das 10:00 às 17:00, “Fotografia de outros temos”, sobre o mundo da imagem a preto e branco, das 10:00 às 13:00, e “Fotógrafo júnior”, para crianças, das 15:00 às 17:00, são outras oficinas do IPF, a realizar na instituição, em Lisboa, e na sua sede, no Porto.

O arquivo fotográfico de Lisboa assinala o Dia Mundial da Fotografia, a partir das 18:00, com uma mostra de originais de daguerreótipos e com o lançamento do catálogo digital da arte de Artur Pastor, que passa a estar disponível, para consulta, no sítio do Arquivo Municipal, na internet.

O catálogo, “Artur Pastor”, conta com textos do fotógrafo Luís Pavão e dos investigadores Cristiana Bastos, Marcos Fernandes e Maria Carlos Radich, e de Artur Pastor Filho.

A apresentação da obra realiza-se na terça-feira, no Arquivo Municipal, à rua da Palma, em Lisboa, a partir das 19:00.

A celebração do Dia Mundial da Fotografia tem origem na invenção do daguerreótipo, por Louis-Jacques-Mandé Daguerre (1787-1851), apresentado na Academia de Ciências e Artes de Paris, a 19 de agosto de 1839.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.