Dia dos Namorados e homofobia? A TAP e a Adidas responderam assim

As duas empresas foram criticadas por publicar no Dia dos Namorados imagens de casais do mesmo sexo nas suas redes sociais.

Aquele que deveria ser um Dia dos Namorados como tantos outros (entenda-se: com constantes declarações de amor nas redes sociais) ficou marcado por comentários menos agradáveis nas páginas da TAP e da Adidas.

As duas empresas decidiram abordar este dia para os mais apaixonados com uma perspetiva diferente do habitual, dando relevo às relações entre casais do mesmo sexo.

As reações que se seguiram foram comentários de ódio e críticas perante a posição assumida tanto pela companhia aérea como pela marca de desporto.

Relativamente à transportadora nacional, o episódio aconteceu depois do passatempo lançado no domingo passado nos aeroportos de Lisboa e do Porto.

A ideia desafiava casais portugueses a vestirem-se como se estivessem prontos para dar o ‘sim’, fazer a mala e correr até um desses aeroportos para embarcarem de imediato num dos vários destinos da companhia.

Um dos casais premiados era constituído por duas mulheres e a fotografia foi, tal como todas as outras, publicada no Facebook da TAP.

“A TAP cumpre a Constituição e a Lei portuguesas e não faz discriminação em função da orientação sexual. Apelamos a todos os que comentam que utilizem linguagem adequada e não ofensiva e que respeitem os restantes utilizadores e as opções individuais de cada um”, lê-se na publicação da TAP, que optou por apagar esse tipo de comentários.

https://twitter.com/lexasreyes/status/699045191869566976

O mesmo aconteceu com a Adidas depois publicar uma fotografia no Instagram com as pernas de duas mulheres que usavam as mesmas sapatilhas da marca.

As reações dos utilizadores contra esta fotografia foram imediatas, assim como a resposta do responsável pelas redes sociais da empresa.

Caso disso foi um utilizador que prometeu ‘emigrar’ para a Nike e a resposta não precisou sequer de palavras: emojis com uma mão a dizer adeus e um beijo foram suficientes.

Outro exemplo foi o rapaz que defendeu que este dia era apenas para casais heterossexuais e não para lésbicas. A resposta foi curta e direta: “Não, este dia é para o amor. Feliz Dia de São Valentim”.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.