Dia dos Namorados e homofobia? A TAP e a Adidas responderam assim

As duas empresas foram criticadas por publicar no Dia dos Namorados imagens de casais do mesmo sexo nas suas redes sociais.

Aquele que deveria ser um Dia dos Namorados como tantos outros (entenda-se: com constantes declarações de amor nas redes sociais) ficou marcado por comentários menos agradáveis nas páginas da TAP e da Adidas.

As duas empresas decidiram abordar este dia para os mais apaixonados com uma perspetiva diferente do habitual, dando relevo às relações entre casais do mesmo sexo.

As reações que se seguiram foram comentários de ódio e críticas perante a posição assumida tanto pela companhia aérea como pela marca de desporto.

Relativamente à transportadora nacional, o episódio aconteceu depois do passatempo lançado no domingo passado nos aeroportos de Lisboa e do Porto.

A ideia desafiava casais portugueses a vestirem-se como se estivessem prontos para dar o ‘sim’, fazer a mala e correr até um desses aeroportos para embarcarem de imediato num dos vários destinos da companhia.

Um dos casais premiados era constituído por duas mulheres e a fotografia foi, tal como todas as outras, publicada no Facebook da TAP.

“A TAP cumpre a Constituição e a Lei portuguesas e não faz discriminação em função da orientação sexual. Apelamos a todos os que comentam que utilizem linguagem adequada e não ofensiva e que respeitem os restantes utilizadores e as opções individuais de cada um”, lê-se na publicação da TAP, que optou por apagar esse tipo de comentários.

https://twitter.com/lexasreyes/status/699045191869566976

O mesmo aconteceu com a Adidas depois publicar uma fotografia no Instagram com as pernas de duas mulheres que usavam as mesmas sapatilhas da marca.

As reações dos utilizadores contra esta fotografia foram imediatas, assim como a resposta do responsável pelas redes sociais da empresa.

Caso disso foi um utilizador que prometeu ‘emigrar’ para a Nike e a resposta não precisou sequer de palavras: emojis com uma mão a dizer adeus e um beijo foram suficientes.

Outro exemplo foi o rapaz que defendeu que este dia era apenas para casais heterossexuais e não para lésbicas. A resposta foi curta e direta: “Não, este dia é para o amor. Feliz Dia de São Valentim”.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …