/

DGS lança guia para ajudar a preparar lanches escolares saudáveis

3

Pão de mistura, leite simples e fruta são alimentos “a privilegiar” nas lancheiras das crianças e jovens. Sumos de fruta, bolachas ou fatia de bolo caseiro podem entrar de vez em quando”. Pão de leite, iogurtes com pepitas ou refrigerantes são alimentos proibidos.

A Direção-Geral da Saúde admite que o confinamento possa ter prejudicado o combate à obesidade infantil.

Por isso, preocupadas com o impacto do confinamento na obesidade da população escolar, as Direções-Gerais da Saúde e da Educação lançam, esta segunda-feira, um guia prático sobre como preparar lanches escolares saudáveis.

No dia em que o segundo e terceiro ciclos do ensino básico regressam às aulas presenciais, depois de longos 94 dias à distância, é disponibilizado a encarregados de educação, professores e educadores um manual que apresenta algumas regras que devem orientar a preparação de um lance saudável, para a manhã e para a tarde, e consoante a faixa etária.

A lancheira deve incluir cinco grupos de alimentos: cereais e derivados, laticínios, fruta e frutos gordos e hortícolas. E a água nunca pode ser esquecida.

O manual da DGS sobre os lanches escolares revela que cerca de 25% da ingestão energética diária das crianças e jovens provém dos lanches (manhã e tarde).

Recorda ainda que em Portugal, 29,6% das crianças entre os 6 e os 9 anos têm excesso de peso, incluindo obesidade. “Uma percentagem ainda muito elevada”, reconhece a DGS, “mas que ao longo dos últimos anos tem vindo a decrescer”.

A DGS lembra que o consumo elevado de refrigerantes e/ou néctares é uma realidade, principalmente na faixa etária dos adolescentes, e que a percentagem deste grupo que bebe diariamente refrigerantes é de 42%.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Muito bom, este guia….. E já agora, que tal um guia às Camaras Municipais para não licenciarem aquelas “coisas” de comida “deliciosa” tipo Mac Donalds, Max Burger, etc, etc, junto das escolas?…. Assim, talvez o estado pudesse livrar-se do ónus do excesso de obesidade dos adolescentes e fosse só culpa dos papás que levam os filhotes a comer a esses sitios para os calar…… Porque brincar com os telemóveis já não é suficiente, é preciso também a comidinha da moda….

  2. É preciso um guia para que as pessoas saibam o que é saudável? O que é que afinal aprenderam na Escola? Depois lá tem a DGS de estar armada em mãezinha, a ajudar os “pequenitos”… Se não sabem coisas tão básicas, como saberão outras?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.