DGS avalia uso de máscara na rua

30

Tiago Petinga / Lusa

A Direção-Geral de Saúde está a estudar a utilização obrigatória de máscara nas ruas, escreve o Jornal de Notícias na sua edição impressa desta sexta-feira, citando fontes do organismo liderado por Graça Freitas.

De acordo com o JN, esta é uma das medidas que está a ser estudada pela DGS, podendo Portugal vir a seguir o exemplo de países como França, que recentemente decretou o uso obrigatório de máscaras de proteção individual em espaços públicos abertos.

O mesmo jornal escreve ainda nesta sexta-feira que podem voltar a ser proibidos os ajuntamentos com mais de dez pessoas.

Ao JN, Manuel Carmo Gomes, epidemiologista e um dos especialistas ouvidos nas reuniões do Infarmed, explica que a utilização da máscara “pode ser uma boa estratégia perante o contexto explicado pelo Governo”, relativamente a um possível agravamento da pandemia no outono e inverno, considerando também o regresso às aulas e ao trabalho.

“Se a alunos fechados na sala de aulas e mais gente nos locais de trabalho e nos transportes juntarmos alguém infetado, bastam 15 minutos de contacto para que o vírus seja inalado. A máscara pode então ser uma das medidas a adotar“, referiu.

O matutino refere que a medida pode vir a ser tomada na sequência do estado de contingência, que passará a vigorar em Portugal continental a partir de 15 de setembro.

“Para a quinzena que se inicia a 1 de setembro, mantém-se exatamente as mesmas medidas que tínhamos até aqui — e isto acontece porque os números estão estáveis, a resposta do SNS está controlada e a capacidade de testes tem vindo a aumentar — mas decidimos desde já que a partir de 15 de setembro o país estará em estado de contingência com um conjunto de medidas para preparar o outono e o inverno e que serão apresentadas na semana que se inicia a 7 de setembro”, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva em conferência de imprensa.

“O Governo decidiu que na quinzena que se inicia a 15 de setembro, todo o país ficará em estado de contingência, para que possamos definir as medidas que precisamos de organizar em cada área para preparar o regresso às aulas e o regresso de muitos portugueses ao seu local de trabalho“, acrescentou.

ZAP //

30 Comments

  1. Não é pretender ser mais papista que o papa, mas não só a máscara como a viseira, constituem dois resguardos pessoais não só para um auto-protegimento como para evitar propagação do vírus no caso dos assintomáticos. Causa desconforto? Claro que sim, principalmente para quem tem problemas respiratórios, mas há que fazer um “sacrifício” para bem da comunidade e erradicação do COVID-19 que ainda vai ficar por cá durante muito tempo…

  2. Todos os dias este desgoverno nos trata como idiotas. Porquê a 15 de Setembro???? Porque assim, já a festa dos comunas pode ser feita sem problemas. Depois, qualquer outro partido ou manifestação já não se podem realizar porque estaremos em contingência.
    Farta de ser tratada como idiota e que usem os emus impostos para gozarem com a nossa cara. VERGONHA Kostinha do kastelo. VERGONHA

    • 15 de setembro porque é a altura dos estudantes reentrarem na escola. Compreendeu? A festa dos comunas não deveria ser realizada, assim como todas as outras dezenas de festas que se estão ou irão realizar-se pelo país fora a seu aberto e em recintos fechados. Isto de ser faccioso é tramado! Só é tratado como idiota quem deixa ser ou quem é mesmo idiota.

      • “Só é tratado como idiota quem deixa ser”?? hahahhahaha… não me faças rir…

  3. Ó Elsa por amor de Deus, deves achar que a festa do Avante ou o partido comunista têm este tipo de poder…. É preciso sofrer de um vomple o de inferioridade e mania da perseguição bem fortes caramba. Então não se vê perfeitamente que é por causa do regresso às aulas? Qual é a dúvida? Ou achas que a festa do Avante vai ser mais perigosa que o regresso às aulas? Isto há com cada besta armada em inteligente …minha nossa!

  4. Espero que o governo Português não cometa tal estupidez. Uma lei assim é, à partida, inconstitucional e de lesa humanidade. Nenhum cidadão pode ser levado a atentar contra a sua própria saúde. Não é uma questão de desconforto, que é um facto. É que qualquer médico sério, não pode negar os efeitos secundários de estar horas, dias, meses a inspirar de novo o dióxido de carbono e outros produtos inúteis que expelimos. A deficiente oxigenação, a largo prazo também leva a deficiências cardíacas e, acreditem, que ainda temos Covid para anos.
    Outra consequência que a lei inconstitucional que vigora nas autonomias Espanholas trouxe foi que os cidadãos passaram a fumar o dobro ou o triplo para justificar poder caminhar pelas ruas sem máscara. ou seja escolheram outro tipo de morte lenta.
    Suponho que, como vai sendo habitual, me censuraréis este comentário, o que é lamentável, mas aqui fica.

    • Não votei em ninguém. Mas concordo plenamente com a medida. A utilização de máscara por todos reduz em muito a possibilidade de infeção e os tempos que virão não são fáceis. Estupidez porquê? Por ser incómodo? É convemniente aguentarmos o incómodo e permanecer com saúde.

      • Luis Carvalho, pode mostrar-me o estudo per-reviewed que mostra que o uso de máscara evita o contágio, e mais o contágio na rua? É que não existem.
        Portanto a sua afirmação de que reduz em muito as infecções, não é mais que um achismo seu

  5. Não sendo anti-máscara (útil sem dúvida em espaço fechados com muitas pessoas ou circulação elevada) é preciso perceber que não resolve nada efetivamente. Se assim fosse estava tudo garantido, bastava usar máscara e não era preciso contigência nenhuma. Podia abrir tudo, estádios, discotecas, avantes e afins.
    A questão é que a máscara serve apenas para garantir a etiqueta respiratória. Tosses, espirros e perdigotos passam a estar contidos sem necessidade de pedir às pessoas para proteger a boca e nariz com os gestos acima. Só isso.

  6. Se estivermos a falar de estarmos a ser enganados, levanto a questão:
    – As máscaras cirúrgicas servem para aquilo que nos dizem?
    Leiam informações sobre as máscaras, antes de Março/2020 e vejam o que antes se dizia.
    https://observador.pt/2020/03/19/coronavirus-afinal-devemos-ou-nao-usar-mascaras/
    Transcrevo:
    “…a máscara cirúrgica fica larga na cara e não filtra qualquer tipo de partícula (apenas impede gotículas de saírem)…”
    Podem ler a noticia completa ou outras que estão na internet, e pensem pela vossa cabeça!
    As máscaras como outras situações que nos impoêm só tem uma razão: Vender e ganhar dinheiro.
    Deixem de ser CARNEIROS e pensem pela vossa CABEÇA.

    • Concordo, e digo mais, qual é a protecção que as viseiras PSP oferecem? Mas são legais… Mas a DGS diz que viseiras sim mas não evitam as máscaras… A ordem dos médicos diz o mesmo… Mas a lei ainda não foi alterada… É o novo normal.
      Concordo também, é tudo um negócio, e quando vende pouco há que inventar novas contingências.
      Que as pessoas que se querem “proteger” usem máscaras, não me afecta, mas obrigar todos a usar máscaras mesmo em situações que se mostram estúpidas, já não concordo.
      A transmissão do vírus faz-se pela projecção de fluidos quando se fala, respira ou outra actividade pelas vias respiratórias e é depois inspirada por outras pessoas. O distanciamento deve ser protecção suficiente em ambientes ao ar livre, desde que possível. As superfícies podem conter estes vírus e eu já estou a ver as pessoas a passarem as mãos pelas superfícies e lamberem os dedos…
      Já sei que vou ser muito criticado pelos adeptos da pandemia do medo, é a opinião de cada um, só espero que evitem a má educação.

    • Hahahaaaa… a carneirada da bola (ou da esquerda/direita) não perde a oportunidade para mostrar toda a sua estupidez!…
      A Madeira, o Trump, Nova Iorque, Hong Kong (etc, etc) já foram apanhados pelo “autoritarismo da extrema Esquerda”!…

  7. Dá-me vómitos essa gente como o Presidente e António Costa, a saber Portugal em estado de contingência a partir de 15 de setembro e foi de propósito para deixar que a FESTA DO AVANTE vá em frente!!!
    É vergonhoso milhares de portugueses contra e um pequeno Partido a fazer a FESTA DO AVANTE!!!!
    Não pode estar mais de 10 pessoas juntas, mas pode estar mais de 50.000 pessoas.
    Vai ser lindo o COVID 19 a aumentar a partir do encerramento da FESTA DO AVANTE se for feita, porque se é feita tanto o Presidente e o Governo caga nos portuguêses e tudo para que se faça novamente a Geringonça.
    AMIGOS E AMIGAS NÃO COMPREM BILHETES PARA A FESTA DO AVANTE, PORQUE É INCONSTITUCIONAL .
    Um país com covid 19 a fazer uma festa com milhares de pessoas é anormal e suicídio.
    Agora o Presidente passou da DIREITA PARA A ESQUERDA, tudo pelos votos.
    Pessoas consciências, Centro direita e extrema direita, não votem nesses dois é vergonhoso…
    Sou socialista sim, mas não sou burro, por isso eu APOIO E VOTO EM ANDRÉ VENTURA.
    VIVA PORTUGAL

  8. Tanto idiota inteligente…Pelo que parece, os verdadeiros detentores da verdade andam perdidos por aqui a dar a sua pobre opinião, porque não tem qualquer responsabilidade sobre opinar.

  9. Pergunto Digam-me porquê a 15 de Setembro e Não a 7 de Setembro assim o tempo de preparação da contingência era maior ? Ou será que uns são Filhos e os Outros São Enteados já era assim noutro tempo.

  10. Só usa Máscara quem quer..(artigo 26 da Constituição Portuguesa, a ignorância e o medo é a fraqueza de um Povo, já de si moribundo como sociedade há uns milhares de anos, como disse alguém ainda no tempo dos Lusitanos, ou seja à cerca de 2.000 anos, “…Para aqueles lados da Lusitânia, há um Povo que nem se Governa, nem se sabe deixar Governar…

      • Doeu-te, se queres usar máscara, por mim até podes meter um saco na cara, ou melhor dois ou três, agora obrigar toda a gente, há que respeitar a opinião dos outros, não é por acaso que quando se fez uma constituição cá em Portugal foi para defender pessoas de outras como tu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.