Números do OLX mostram, por exemplo, que o iPhone 14 Pro Max está praticamente com o metade no preço, nesta época festiva.
Os telemóveis são dos produtos mais procurados ao longo do ano. Mas esperar pelo fim do ano talvez seja boa ideia.
De acordo com os dados do OLX, a melhor altura para comprar iPhones em segunda mão é Dezembro.
Em comunicado ao ZAP, a plataforma de compra e venda de produtos apresenta uma análise detalhada sobre a evolução da oferta e dos preços dos modelos dos iPhones, entre 2022 e 2024.
E, ao longo desses três anos, nota-se que os dispositivos da Apple estão cada vez mais baratos, sobretudo nos últimos meses do ano.
É um padrão que estará ligado ao aumento da procura por presentes de Natal acessíveis, sobretudo equipamentos tecnológicos em segunda mão – desde que estejam em bom estado. E ligado à desvalorização de modelos anteriores.
O exemplo destacado é o iPhone 14 Pro Max: há praticamente dois anos custava 1.350 euros, agora encontra-se um anúncio com 712 euros. É uma descida de 47% em menos de dois anos. E porque estamos em Dezembro.
O iPhone 11 custava 440 euros, agora chega aos 241 euros (cerca de -44%). O iPhone 11 Pro Max desceu de 490 euros para 270 euros durante este ano (-45%).
Já o mais recente iPhone 15 Pro Max também apresenta “preços competitivos” ao longo de Dezembro, com anúncios por 880 euros, quando no início deste ano superava os 1.200 euros.
Esta desvalorização acaba por ser normal, porque muitos utilizadores terão actualizado o telemóvel e passaram a usar o iPhone 16. Há mais oferta das versões anteriores, de modelos usados.