Dez minutos de corrida moderada podem aumentar a nossa atividade cerebral

Apenas dez minutos de corrida de intensidade moderada são suficientes para melhorar o nosso humor e as nossas habilidades cognitivas, mostra um novo estudo.

Os cientistas da Universidade de Tsukuba, no Japão, descobriram que apenas dez minutos de corrida de intensidade moderada aumentam o fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal, a parte do nosso cérebro que desempenha um papel importante no controlo do humor e das funções executivas.

“Dada a extensão do controlo executivo necessário para coordenar o equilíbrio, o movimento e a propulsão durante a corrida, é lógico que haveria um aumento da ativação neuronal no córtex pré-frontal e que outras funções nesta região se beneficiariam com este aumento nos recursos cerebrais”, explicou, em comunicado, o professor Hideaki Soya.

Para testar esta hipótese, a equipa de investigadores recorreu ao chamado Stroop Color-Word Test (SCWT) e recolheu dados sobre as alterações hemodinâmicas associadas à atividade cerebral enquanto os participantes estavam envolvidos em cada tarefa.

Os 26 participantes foram testados após períodos de descanso e após dez minutos de corrida, tendo sido medidos os tempos de reação no processamento do cérebro. Por exemplo, num dos exercícios foi mostrada a palavra “verde” escrita em vermelho e estes tinham de nomear a cor em vez de ler a palavra.

Depois de dez minutos de corrida, os voluntários reagiram mais rapidamente ao que lhes era pedido e também relataram estar de melhor humor. Além disso, os investigadores confirmaram o aumento do fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal.

O estudo foi publicado, a 22 de novembro, na revista científica Scientific Reports.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.