Os 10 melhores reforços da época: Rúben Dias, Diogo Jota e… Cavani

Gareth Copley / POOL / EPA

Portal brasileiro elabora a lista dos melhores reforços na Europa do futebol, com dois internacionais portugueses pelo meio e com um jogador que esteve perto de vir para Portugal.

É uma lista, como todas, sujeita a opiniões diversas, mas salta à vista por causa da presença de dois internacionais portugueses entre a elite. O portal Globoesporte elencou os 10 melhores reforços da última época, no futebol europeu.

O futebolista que aparece logo no segundo lugar é Rúben Dias. O jovem defesa começou a temporada no Benfica mas, pouco depois da saída precoce da Liga dos Campeões, as contas do clube prevaleceram e foi transferido para o Manchester City. Não chegou a Manchester para ser suplente: vai chegar aos 50 jogos pelo City logo na sua época de estreia, se jogar a final da Liga dos Campeões no Estádio do Dragão, no próximo sábado. Os adeptos do campeão da Premier League votaram e indicaram que o melhor jogador desta temporada foi precisamente Rúben Dias. Foi campeão inglês, vencedor da Taça da Liga e ainda pode ser campeão europeu (duas vezes).

No sétimo posto ficou outro internacional português: Diogo Jota. O ex-Wolverhampton rumou ao (agora) antigo campeão inglês e brilhou ao serviço do Liverpool. Houve uma fase da época, entre outubro e novembro, em que, sempre que acabava um jogo do Liverpool, a primeira pergunta era “quantos golos Jota marcou”? 13 golos em 30 jogos (incluindo um hat-trick na Liga dos Campeões) e uma presença assídua num trio de ataque que parecia inquestionável, quando era formado por Salah, Mané e Firmino.

O nome em destaque nesta lista é Luis Suárez. Campeão espanhol pelo Atlético de Madrid, tinha sido considerado dispensável em Barcelona – Messi não gostou – mas foi um jogador essencial na equipa comandada por Diego Simeone. Aos 34 anos, apontou 21 golos e um deles foi o golo da vitória na última jornada do campeonato: “A temporada começou com a forma como me menosprezaram e o Atlético abriu-me as portas para continuar a demonstrar que continuo a ser válido”, afirmou o uruguaio, depois do jogo contra o Valladolid.

Depois de Suárez e de Dias, surge o guarda-redes do Chelsea. Mendy deixou o Rennes logo no início da temporada e chegou a Londres para ser titular e para afastar da baliza o irregular Kepa. Foi fundamental na caminhada do Chelsea até à final da Liga dos Campeões. Aliás, na maior prova europeia de clubes o Chelsea só sofreu três golos até chegar à final no Porto.

Às portas do pódio ficou Edinson Cavani. O “quase reforço” do Benfica jogou pelo Manchester United e marcou 17 golos. Já renovou o contrato com o finalista vencido da Liga Europa.

Continuamos na Premier League, com outro antigo jogador do Paris Saint-Germain: Thiago Silva tem 36 anos mas foi titular habitual no Chelsea, nesta época. Segue-se mais um veterano: Burak Yılmaz, ex-Beşiktaş e campeão francês pelo Lille, onde marcou 18 golos.

O único jogador da Serie A é Achraf Hakimi, jovem defesa que alinhava pelo Borussia Dortmund e que continuou a brilhar no Inter Milão, novo campeão italiano. A fechar a lista estão Lucas Paquetá, que deixou o AC Milan rumo a Lyon, e Ben Chilwell, ex-Leicester City e outro reforço do Chelsea nestas escolhas.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …