Os 10 melhores reforços da época: Rúben Dias, Diogo Jota e… Cavani

Gareth Copley / POOL / EPA

Portal brasileiro elabora a lista dos melhores reforços na Europa do futebol, com dois internacionais portugueses pelo meio e com um jogador que esteve perto de vir para Portugal.

É uma lista, como todas, sujeita a opiniões diversas, mas salta à vista por causa da presença de dois internacionais portugueses entre a elite. O portal Globoesporte elencou os 10 melhores reforços da última época, no futebol europeu.

O futebolista que aparece logo no segundo lugar é Rúben Dias. O jovem defesa começou a temporada no Benfica mas, pouco depois da saída precoce da Liga dos Campeões, as contas do clube prevaleceram e foi transferido para o Manchester City. Não chegou a Manchester para ser suplente: vai chegar aos 50 jogos pelo City logo na sua época de estreia, se jogar a final da Liga dos Campeões no Estádio do Dragão, no próximo sábado. Os adeptos do campeão da Premier League votaram e indicaram que o melhor jogador desta temporada foi precisamente Rúben Dias. Foi campeão inglês, vencedor da Taça da Liga e ainda pode ser campeão europeu (duas vezes).

No sétimo posto ficou outro internacional português: Diogo Jota. O ex-Wolverhampton rumou ao (agora) antigo campeão inglês e brilhou ao serviço do Liverpool. Houve uma fase da época, entre outubro e novembro, em que, sempre que acabava um jogo do Liverpool, a primeira pergunta era “quantos golos Jota marcou”? 13 golos em 30 jogos (incluindo um hat-trick na Liga dos Campeões) e uma presença assídua num trio de ataque que parecia inquestionável, quando era formado por Salah, Mané e Firmino.

O nome em destaque nesta lista é Luis Suárez. Campeão espanhol pelo Atlético de Madrid, tinha sido considerado dispensável em Barcelona – Messi não gostou – mas foi um jogador essencial na equipa comandada por Diego Simeone. Aos 34 anos, apontou 21 golos e um deles foi o golo da vitória na última jornada do campeonato: “A temporada começou com a forma como me menosprezaram e o Atlético abriu-me as portas para continuar a demonstrar que continuo a ser válido”, afirmou o uruguaio, depois do jogo contra o Valladolid.

Depois de Suárez e de Dias, surge o guarda-redes do Chelsea. Mendy deixou o Rennes logo no início da temporada e chegou a Londres para ser titular e para afastar da baliza o irregular Kepa. Foi fundamental na caminhada do Chelsea até à final da Liga dos Campeões. Aliás, na maior prova europeia de clubes o Chelsea só sofreu três golos até chegar à final no Porto.

Às portas do pódio ficou Edinson Cavani. O “quase reforço” do Benfica jogou pelo Manchester United e marcou 17 golos. Já renovou o contrato com o finalista vencido da Liga Europa.

Continuamos na Premier League, com outro antigo jogador do Paris Saint-Germain: Thiago Silva tem 36 anos mas foi titular habitual no Chelsea, nesta época. Segue-se mais um veterano: Burak Yılmaz, ex-Beşiktaş e campeão francês pelo Lille, onde marcou 18 golos.

O único jogador da Serie A é Achraf Hakimi, jovem defesa que alinhava pelo Borussia Dortmund e que continuou a brilhar no Inter Milão, novo campeão italiano. A fechar a lista estão Lucas Paquetá, que deixou o AC Milan rumo a Lyon, e Ben Chilwell, ex-Leicester City e outro reforço do Chelsea nestas escolhas.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.