Devemos comer a pele do kiwi?

Rica em tricomas que a defendem da luz solar, a casca do kiwi aumenta significativamente o seu valor nutricional — mas também apresenta alguns perigos.

A pele da Actinidia deliciosa, conhecida pelos seus pelos ásperos chamados tricomas, serve como mecanismo de defesa para o fruto, ao auxiliar na retenção de humidade e proteção contra a luz solar no seu clima tropical nativo da China e Taiwan.

Estes pelos, para além de benéficos para a planta, também oferecem benefícios à saúde quando consumidos.

Comer a pele do kiwi aumenta significativamente o valor nutricional do fruto, lembra o IFL Science. O conteúdo de fibras do fruto aumenta em 50% e os folatos e vitamina E em 32% e 34%, respetivamente. A casca também é a casa de mais antioxidantes, especificamente vitaminas C e E, em comparação com a polpa.

Mas há riscos…

No entanto, como acontece com qualquer pele de fruta ou legume, existe o risco de contaminação por pesticidas.

O Guia de Compras para Pesticidas em Produtos Agrícolas do Grupo de Trabalho Ambiental (EWG), que testa amostras de produtos agrícolas para contaminação por pesticidas, lista os kiwis na categoria “clean 15”, indicando baixos níveis de contaminação.

No entanto, recomenda-se lavar as frutas cuidadosamente e optar por produtos orgânicos para minimizar os riscos de pesticidas.

Apesar desses benefícios, a textura da pele do kiwi pode ser desagradável. Os cristais de oxalato de cálcio dos pelos podem causar arranhões microscópicos dentro da boca, potencialmente levando à irritação quando o ácido da fruta entra em contacto com esses cortes.

Além disso, os níveis mais altos de oxalatos na pele representam um risco para indivíduos com um histórico de pedras nos rins, uma vez que os oxalatos podem se ligar ao cálcio no corpo e exacerbar a condição.

Alergias ao kiwi são relativamente comuns, com 13 alergénios identificados na fruta, cinco dos quais são principais. Aqueles com alergias ao pólen de bétula ou látex podem experimentar alergias orais devido a proteínas semelhantes no kiwi, levando a irritação ou, em casos graves, anafilaxia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.