O banco alemão transferiu, por engano, quase seis mil milhões de dólares para um cliente norte-americano, mas conseguiu aperceber-se do erro no dia seguinte.
O episódio protagonizado pelo Deutsche Bank aconteceu em junho deste ano mas só agora foi dado a conhecer pelo Financial Times, conta a Bloomberg.
Seis mil milhões de dólares, cerca de 5,3 mil milhões de euros, foi quanto um colaborador júnior do banco alemão transferiu, por engano, para uma conta norte-americana com investimentos de alto risco, numa altura em que o seu superior se encontrava de férias.
O episódio, que ocorreu na divisão de mercado cambial em Londres, aconteceu porque o funcionário, em vez de processar o valor líquido acabou por transferir um montante bruto.
O engano acabou por ser percebido no dia seguinte, tendo o banco alemão alertado, de imediato, o Banco Central Europeu, a Reserva Federal dos Estados Unidos e a Autoridade de Supervisão Financeira do Reino Unido.
Este é mais um episódio que marca o período difícil pelo qual o banco está a atravessar, depois de conhecidos os vários escândalos de corrupção dentro da instituição através da manipulação das taxas de juro.
O Deutsche Bank já anunciou um plano de reestruturação, que pode fazer com que milhares de funcionários sejam despedidos nos próximos tempos.
ZAP