Detidos cinco ladrões, entre os 60 e 70 anos, que vigiavam clientes à saída de bancos

anyjazz65 / Flickr

-

A GNR anunciou a detenção de cinco homens, entre os 60 e os 70 anos, que vigiavam os clientes de bancos em todo o país, seguindo aqueles que tinham levantado grandes quantias de dinheiro para o furtarem.

O grupo criminoso, residente na área metropolitana Lisboa e Setúbal, atuava “com elevado grau de organização e de forma concertada em todo o país” sobretudo nos distritos de Faro, Setúbal, Aveiro, Lisboa, Leiria, Porto e Braga, adianta a GNR em comunicado.

No decurso da operação, foram efetuadas 25 buscas domiciliárias, a empresas e a veículos nas zonas de Lisboa, Setúbal e Algarve, das quais resultou a apreensão de “elevadas quantias monetárias“, cujo valor não foi especificado pela GNR, embora os proveitos da atividade criminosa “possam ser contabilizados na ordem das várias centenas de milhar de euros”.

Os homens, detidos na quarta-feira “em plena atividade criminosa”, quando se encontravam “concentrados” após tentativas de concretizar novos furtos na área metropolitana do Porto, furtavam o dinheiro às vítimas já no interior dos seus carros ou em locais que estas frequentavam.

A operação resulta de uma investigação do Núcleo de Investigação Criminal da Secção de Informações e de Investigação Criminal do Comando da GNR de Faro, que agiu com a colaboração de militares dos Comandos Territoriais de Lisboa e de Setúbal.

A investigação já decorria há dez meses, sendo que os detidos, com antecedentes criminais pela prática de crimes contra o património, desenvolviam a atividade com “elevado grau de profissionalismo e eficiência, pautando-se pela elevada mobilidade e alargado raio de ação“, conclui a GNR.

Os cinco homens estão agora a ser presentes ao Tribunal de Faro para aplicação de eventuais medidas de coação.

As diligências prosseguem no sentido de identificar mais casos e associar o grupo a outras ocorrências.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …